Marketing Verde: qual é a importância dos objetivos e suas estratégias

Marketing Verde

O Marketing Verde é algo muito procurado pelos consumidores nos últimos anos, afinal os impactos das atividades humanas no planeta tem sido um assunto muito debatido nos últimos anos.

Isso acontece devido ao aprofundamento dos estudos sobre as mudanças climáticas e a ocorrência de diversos desastres ambientais em decorrência do aquecimento global, com isso as pessoas têm entendido o quanto é importante cuidar do nosso planeta. 

Por isso elas estão cada vez mais optando por empresas que pensam no meio ambiente e se responsabilizam por criar produtos que causem menos impacto na natureza, seja investindo em sistema de captação de água da chuva ou reciclando seus materiais.

O compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade nas empresas, passou a ser um dos fatores predominantes para a escolha de compra entre os consumidores, impactando diretamente na sua decisão final.

É justamente nesse contexto que o marketing verde também conhecido como:

  • Marketing ambiental;
  • Marketing ecológico;
  • Ecomarketing.

Se torna tão importante e um verdadeiro diferencial para os negócios, afinal é importante que as empresas entendam que isso não é apenas uma tendência de mercado, mas sim uma necessidade para a preservação do nosso planeta.

Seja você uma loja de velas ou de comércio de sucatas é importante estar atento às questões ambientais e como seus produtos ou serviços podem acabar impactando no planeta.

Afinal, o que é marketing verde?

O marketing verde diz respeito às estratégias adotadas pelas empresas com foco nas práticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental, envolvendo oferta de produtos ou serviços que não causem danos para o meio ambiente.

Essas práticas promovem a consciência ecológica, tanto da empresa, como do consumidor e a sociedade como um todo.

Esses negócios possuem licenciamento ambiental mostrando o quanto se importam com os impactos na natureza e caminham com a Lei para reduzi-los, isso mostra para o cliente o empenho da empresa na questão ambiental.

Em outras palavras, o Marketing Verde é um conjunto de estratégias de comunicação que têm o objetivo de valorizar os benefícios ambientais e sustentáveis de um produto ou serviço de uma determinada empresa.

Porém é importante ressaltar que o marketing, não é formado apenas por ações voltadas à proteção da natureza como ter um plano de gerenciamento de resíduos, ele vai muito além disso e deve contemplar iniciativas que atendam os propósitos da sustentabilidade.

Esses propósitos são: econômico, social e cultural, sendo assim o produto ou serviço das empresas precisam além de ecologicamente benéfico, devem ser:

  • Economicamente viável;
  • Culturalmente aceito;
  • Socialmente justo.

Portanto essa deve ser a tríade que uma empresa que deseja utilizar o marketing ambiental deve seguir, pois de nada adianta ter um bom discurso se suas ações não coincidem com a verdade.

Quais os principais objetivos do marketing verde?

Além da proteção, conscientização ambiental e estudo de impacto ambiental sobre os seus produtos, as estratégias de marketing também atendem diversos objetivos da própria empresa, trazendo com isso diversos benefícios como:

  • Aumento da credibilidade da marca no mercado;
  • Compartilhamento de experiências positivas relacionadas ao seu negócio;
  • Conquista e fidelização dos clientes;
  • Captação de novos investidores e parceiros.

Ou seja, a sua empresa ajuda o meio ambiente e ainda consegue trazer diversos benefícios para o seu negócio.

O que é greenwashing?

Essa é uma prática condenada e que não deve ser feita pelas empresas, o greenwashing consiste em vender uma imagem, mas ter atitudes que não são coerentes ao discurso de proteção ambiental. 

Por exemplo, uma empresa têxtil que diz ser amiga da natureza, vende toda uma imagem que os seus produtos causam pouco impacto no meio ambiente mas não cuida da estação de tratamento de esgoto industrial e polui o meio ambiente, isso é greenwashing.

O termo greenwashing, pode ser traduzido como lavagem verde, pois se trata justamente disso, enganar os consumidores com informações que mascaram uma postura contraditória com o discurso de ecomarketing da empresa.

Para que os consumidores não sejam enganados, as empresas precisam provar que são sustentáveis atestando todas as características reais necessárias para serem enquadradas como produtos verdes. 

Enganar o consumidor dessa forma não é prejudicial apenas para o planeta, mas como para a imagem da sua empresa que ficará manchada perante aos consumidores, por isso se atente a todas as diretrizes e adeque sua empresa para todas as normas necessárias.

Como inserir o marketing verde na sua estratégia

Agora que você já entendeu todo o conceito por trás do marketing verde, seus benefícios e cuidados que se deve ter, saiba como implementá-lo para não cair no greenwashing.

Saiba que o marketing ambiental pode ser aplicado em qualquer empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, mas para os negócios menores é ainda mais fácil, isso porque se tem um melhor controle das atividades e postura dos funcionários.

Sendo assim, quando eles forem fazer o descarte de lixo hospitalar, por exemplo, será mais fácil de acompanhar esse trabalho, não perdendo esse colaborador no meio de tantos outros dentro da empresa.

Mas isso não é um impedimento para as empresas maiores, muito pelo contrário existem inúmeras no mercado que já fazem o marketing ambiental a anos, e consegue gerir todos os setores e processos.

Para que a mudança seja efetiva é preciso que a empresa esteja disposta, mostre aos funcionários como isso é importante tanto para o planeta como para a marca e acima de tudo esteja disposto a abandonar as práticas antigas, veja a seguir como começar de fato.

Como começar?

O começo deve ser imediato, a sua empresa precisa entender que reduzir os impactos negativos e preservar o meio ambiente deve ser urgente.

Vale ressaltar que diversas atividades causam impactos no planeta, por isso a empresa tem que fazer as medidas possíveis dentro das possibilidades e da sua realidade, mas saiba que só a consciência ambiental e a diminuição já fazem total diferença.

Para que isso seja possível, comece substituindo produtos que agridem o meio ambiente por aqueles que não agridem ou agridem o mínimo possível, descarte todos os resíduos de forma correta, faça a locação de caçamba para levar todos para o destino certo.

Além disso, é importante que os donos e fundadores da empresa tenham valores e atitudes alinhadas com esse pensamento de conscientização ambiente e sejam um exemplo, tanto em seus lares, como na empresa.

Quando todos os representantes da empresa conseguirem incorporar os valores, eles devem ser divulgados para os funcionários de todos os setores da empresa, logo após a nova filosofia da marca precisa ser passada para os consumidores.

Com isso deixe claro a consciência ecológica e todo posicionamento da sua empresa em evidência, com isso agregue valor a sua marca, é a partir desse momento que você começa a colher os frutos do marketing ambiental no seu negócio. 

Afinal o apelo ambiental irá gerar simpatia dos consumidores fazendo com que eles agreguem valor a sua marca, atraindo mais clientes.

Como implementar o marketing verde em sua empresa?

Veja a seguir meios de como iniciar a implementação do marketing ambiental na sua empresa:

  • Invista em reciclagem e reaproveitamento de materiais;
  • Economize água na produção da sua empresa;
  • Pense em formas de aumentar a durabilidade de seus produtos;
  • Elimine ou substitua produtos poluentes;
  • Desenvolva programas que colaborem para a redução da degradação ambiental;
  • Colabore com programas ambientais que já existam;
  • Não use, ou tente reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis;
  • Separe e dê destino ao lixo de forma adequada.

Essas são apenas algumas práticas que a sua empresa pode adotar, mas lembre-se que essas não são as únicas e você precisa entender que o marketing ambiental vai muito além disso.

Portanto, seja criativo e pense em todo o processo de produção envolvido na sua empresa, faça um estudo de tudo que você pode mudar ou adaptar para conseguir ser um negócio mais sustentável.

Pense em formas de reciclar materiais, elimine testes em animais, crie programas de trocas, onde seu consumidor pode levar uma embalagem usada e ganhar pontos, bônus e brindes.

Economiza água e todos os outros recursos naturais que a sua empresa usa, como já dito é importante que todas as práticas sejam repensadas, isso fará com que o consumidor entenda que de fato o seu negócio é amigo da natureza.

Essa conscientização é fundamental para o futuro do planeta e bem-estar de todos, tenha em mente que adequar a sua empresa às práticas ambientes é um serviço que irá beneficiar a todos a longo prazo. 

É importante sempre lembrar que não existe planeta B, por isso temos que cuidar da terra para que todos os seres vivos consigam viver em total harmonia, repense suas atitudes como empresa e seja amiga da natureza e do planeta.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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