Conheça os elementos essenciais de uma landing page

landing page

Uma landing page é uma página que tem todos os seus elementos voltados para a conversão, seja do visitante ao lead ou da oportunidade ao cliente.

Essas páginas também são conhecidas como páginas de destino, páginas de aterrissagem, páginas de conversão e páginas de captura.

Elas são uma peça-chave em qualquer campanha de marketing digital, então continue lendo este artigo para aprender mais sobre elas.

O que é landing page?

Como pontuamos, uma das traduções possíveis para landing page é página de aterrissagem. Originalmente este termo definia toda página que um usuário acessava para entrar em um site.

Ao utilizar o Google Analytics em inglês, uma das dimensões de comportamento que existem são as landing pages, que também pode ser traduzida como páginas de destino.

Isso quer dizer que se o usuário busca por um assunto como terminal elétrico e acessa um post em seu blog, essa postagem será sua página de aterrissagem. Se ele digita o endereço do site na barra de URL, sua página de aterrissagem será a home do site.

No entanto, no contexto do marketing digital, chama-se de landing page as páginas criadas com o objetivo único de conversão. De forma geral, essas páginas contêm menos elementos e links do que a homepage de um site.

Isso é proposital, pois depois de levar um visitante para uma landing page, seu único objetivo é conseguir a conversão.

5 elementos essenciais para uma landing page de sucesso

Algumas pessoas e empresas pensam que fazer uma landing page é um processo trabalhoso que precisa envolver designers, programadores e esperar dias para a página estar no ar.

Mas hoje em dia essa realidade mudou e existem diversas ferramentas que te ajudam a criar landing pages profissionais, que permitem excelentes taxas de conversão e se encaixam nos mais diferentes contextos.

E isso é possível sem que você precise entender de programação ou de técnicas avançadas de design.

Dependendo da oferta, se é uma que sua empresa de aluguel de carretas pode promover de forma recorrente, certamente utilizar uma ferramenta pode ajudar muito no ganho de produtividade para o time.

Pontuamos e explicamos a seguir quais são os principais elementos que são considerados essenciais em qualquer landing page.

Título e subtítulo

De acordo com um dado divulgado pelo Copyblogger, um site referência em copywriting, 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho, de forma que somente 2 pessoas lerão o restante da página.

Considerando essa informação, chegamos à conclusão que os principais elementos de uma página são o título e o subtítulo.

Esses elementos devem transmitir de forma clara e direta a proposta de valor de sua oferta para que o visitante, ao chegar na sua página, pense que é uma oferta interessante que ele precisa e resolva ler o restante da página.

Imagem

Certamente você já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras, e isso é ainda mais válido em uma landing page.

Uma boa imagem que reflita a proposta de valor da oferta ajuda na conversão, da mesma forma que uma imagem genérica que vá contra o que é proposto na página pode atrapalhá-la.

Escolha imagens que realmente reflitam sua oferta. Evite imagens de bancos de imagens que já foram muito usadas e generalismos, pois isso pode atrapalhar a conversão.

Busque fotos ou ilustrações que permitam com que sua persona se veja refletida nelas, de forma que você gere uma aproximação instantânea.

No caso de sua empresa de aluguel de andaimes ofertar softwares ou produtos que podem ser mostrados de alguma forma, escolha por fazê-lo.

Apresente telas do software e partes do webinar ou e-book para transmitir credibilidade sobre sua oferta.

E se você não tiver experiência com edição de imagens, pode usar sites como o placeit.net e o canva.com para te ajudar a criar imagens para capas de e-books e landing pages.

Descrição da oferta

Uma página de conversão precisa também de uma descrição da sua oferta para vender sua ideia, eliminar dúvidas e alinhar expectativas. Para isso, seguimos algumas boas práticas:

  • Use bullet points;
  • Escreva fragmentos ou sentenças curtas;
  • Garanta que suas sentenças sejam possíveis de ler com facilidade;
  • Escolha até 5 itens mais importantes;
  • Não use blocos de texto muito longos;
  • Destaque termos relevantes em negrito;
  • Fale de benefícios, não de funcionalidades.

Em ofertas de valor mais complexas que precisam de mais explicações, você pode usar outros elementos, como vídeos explicativos ou uma prévia do material através de uma apresentação do Slideshare.

O importante é que a proposta de valor de sua empresa de argamassa para porcelanato seja transmitida com clareza para o usuário.

Formulário

O formulário é o elemento que torna a conversão possível. Para montá-lo é importante existir um balanços entre as variáveis, como o número de informações requeridas e o número de leads que será obtido.

Não é uma regra, mas normalmente quanto mais informação do usuário você pede, menor é a taxa de conversão. Coloque em seu formulário apenas as informações relevantes que você realmente precisa coletar dos leads.

Botão de CTA

CTA é a sigla para call to action ou chamada para ação, se traduzirmos para o português. Trata-se do local onde seu usuário deve clicar para garantir a conversão.

É importante que esse botão esteja em destaque na página. Por exemplo, se você usou tons de azul-claro em sua landing page, o botão de se CTA pode ser roxo, amarelo ou vermelho.

Escolha verbos de ação que estimulem a tão esperada conversão, como “Inscreva-se aqui”, “Baixe grátis”, entre outras possibilidades que sua empresa de retífica plana pode imaginar.

Outros elementos

Os elementos que falamos até agora são essenciais e costumam ser a solução na grande maioria dos casos, mas existem outros elementos que você pode usar em sua landing page.

Direcione o olhar do visitante, com setas ou a imagem de alguém olhando para o formulário. O cérebro humano costuma seguir esses indicativos que podem influenciar na conversão.

Use provas sociais, deixando em evidência que outras pessoas baixaram e encontraram valor na sua oferta. As pessoas tendem a acessar materiais que outras pessoas recomendam, então a prova social pode ser o caminho para mais conversões.

Você pode fazer isso com botões de compartilhamento que mostram dados de redes sociais, número de downloads do material ou depoimentos.

Desperte o senso de urgência adicionando em sua landing page quanto tempo falta para uma oferta expirar para estimular o usuário indeciso a tomar uma decisão mais rápida.

É muito comum ver essa estratégia em sites de compras coletivas que usam um cronômetro contando os minutos para o fim da oferta ou em sites de hotéis que mostram quantos quartos estão livres no momento.

As métricas de landing page que você deve considerar

Neste artigo falamos sobre as taxas de rejeição e de conversão, então você já deve ter entendido que elas são importantes, mas será que são as únicas relevantes para sua empresa de ladrilho hidráulico?

Para entender o que elas significam e quais são as métricas que você deve acompanhar quando o assunto são landing pages, continue lendo.

Visitantes únicos

O número de visitantes únicos corresponde à quantidade de pessoas que visitaram sua página, independentemente da quantidade de vezes, de forma que se um usuário entrar 10 vezes na página, irá contar apenas uma vez.

Essa métrica é importante pois mostra a atratividade da sua página perante as concorrentes das mesmas palavras-chave.

Taxa de conversão

Essa é uma das métricas mais relevantes quando o tema são páginas de captura. Essa taxa se refere ao número de usuários que converteram na sua página.

As conversões ocorrem quando um visitante deixa seus dados em um formulário em troca da oferta da página.

Taxa de rejeição

Também conhecida como bounce rate, a taxa de rejeição indica a porcentagem de pessoas que abriram sua landing page mas saíram sem interagir.

Se a landing page de sua empresa de lona para toldo se deparar com uma taxa de rejeição alta, olhe novamente para a página e entenda as melhorias que precisam ser feitas.

Posição no Google

Quanto melhor for sua posição no mecanismo de busca mais utilizado em todo o mundo, maior a chance de um usuário clicar. Faça melhorias recorrentes de forma a garantir os melhores posicionamentos para sua landing page.

Tempo médio na página

Essa métrica avalia quanto tempo seu visitante gastou na sua landing page, e quanto maior for esse tempo, é sinal que existe um conteúdo relevante.

Quando esse tempo for muito curto, pode indicar baixa atratividade do conteúdo ou demora no carregamento. Esses fatores impactam diretamente a experiência do usuário.

Considerações finais

As landing pages podem ser usadas por uma empresa de tenda piramidal para transformar seus visitantes em leads, captar seus dados e ter insumos para evoluí-los no funil do inbound marketing.

A criação manual de uma landing page envolve design, conteúdo e código. O mais indicado é utilizar um software para a criação das páginas, pois facilitam em todos os aspectos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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