Saiba como ranquear a sua empresa no Google

Google

O primeiro passo básico para ranquear no Google é realizar uma pesquisa de palavras-chave. Uma palavra-chave é um termo utilizado pelo usuário para fazer uma pesquisa em um mecanismo de busca.

Aliás, você sabe como os usuários encontram sua empresa? Principalmente para negócios online é por meio dos buscadores, como o Google.

Como pode ver, saber como ranquear no Google é fundamental para quem quer ganhar visibilidade para sua empresa de escada metálica no mercado digital.

Os anúncios pagos também são uma ótima forma de obter uma exposição imediata nos mecanismos de busca, mas você precisa trabalhar com a construção de sua classificação orgânica.

Afinal de contas você aumenta sua visibilidade ao ter uma forte presença nos resultados de pesquisa tanto pagos quanto orgânicos.

Você deve saber que o mecanismo de busca mais utilizado em todo o mundo é o Google, de forma que suas estratégias de SEO devem ser focadas nesse mecanismo.

Neste artigo vamos entender melhor o que é ranquear no Google, como o Google ranqueia sites e dicas úteis para você atingir esse objetivo.

O que é ranquear no Google?

Quando o seu site aparece de forma orgânica nos resultados de uma busca feita por meio de um mecanismo buscador, ele está ranqueando.

Quando um usuário faz uma busca no Google, ele tem como resposta uma página de resultados, conhecida como SERP (Search Engine Results Page).

Então de forma mais direta, podemos dizer que ranquear no Google é aparecer com alguma URL do seu site de fibra para concreto na SERP.

De acordo com um estudo feito pelo Internet Marketing Ninjas, a primeira posição da SERP recebe 21% dos cliques, a segunda recebe 10% e a terceira 7%.

Como você pode observar a diferença da quantidade de tráfego que a primeira posição recebe em comparação com as outras posições é bem grande.

Dessa forma, o objetivo de sua empresa deve ser não somente ranquear no Google, mas também brigar pelas primeiras posições.

Como o Google ranqueia os sites?

Os algoritmos determinam as classificações pagas e orgânicas no Google. Eles levam em consideração várias métricas e características importantes, sendo esses os fatores de ranqueamento.

A empresa não divulga todos os seus fatores de ranqueamento, mas conhecemos muitos deles com base no que foi revelado pela plataforma e o que se obteve por meio de experimentações práticas e empíricas.

Ainda que os fatores de classificação possam mudar, as características que o Google busca em um conteúdo são: qualidade, confiabilidade e desempenho.

Primeiro vamos entender os diferentes tipos de fatores de classificação para que sua empresa de painel elétrico se situe melhor, que podem ser on page, off page e fatores técnicos.

Os fatores off page são medidos pelo Google em qualquer parte de seu site, envolvendo principalmente os backlinks, a prática de troca de links entre sites fortalecendo a autoridade da página.

Já os fatores on page se relacionam principalmente às palavras-chave e à qualidade do conteúdo nas páginas.

E os fatores técnicos também são medidos no site, mas estão mais relacionados ao desempenho do site e à experiência do usuário. Também são conhecidos como Core Web Vitals.

Como ranquear no Google?

Agora que você entendeu mais sobre o que é ranquear no Google, podemos começar a falar de como efetuar essa estratégia. Vamos apresentar a você os principais fatores de ranqueamento e o que fazer diante deles para conquistar boas posições nas SERPs para seu site de lanternim.

Velocidade do site e das páginas

Ninguém se sente satisfeito com um site que demora uma eternidade para carregar e os mecanismos de pesquisa estão atentos à experiência do usuário, que deve a melhor possível.

Dessa forma, um site que carregue de forma rápida e contínua é um componente central do SEO técnico. Se as páginas do seu site estão demorando muito para carregar, você certamente verá sua taxa de rejeição disparar, afetando seu posicionamento no Google.

Tenha em mente que os usuários esperam por uma boa experiência de navegação e a velocidade da página é um fator de classificação importante.

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado que permitem testar a velocidade de seu site. Você pode usar o Google PageSpeed Insights, a extensão do Lighthouse ou consultar pelo seu Search Console.

Todas essas ferramentas são simples, gratuitas e fornecem informações valiosas sobre a velocidade de seu site permitindo otimizações fáceis para sua página de poliguindaste duplo.

Usabilidade no mobile

A indexação do Google prioriza os dispositivos móveis ao rastrear sites, o que é conhecido como Mobile First. Isso quer dizer que o mecanismo de busca usa prioritariamente a versão móvel de um site ao avaliar a página.

Ainda que a versão do seu site para desktop seja perfeita, o ranqueamento pode ser ruim se o seu site não estiver otimizado para dispositivos móveis. Então você deve ter uma política de sempre visualizar se suas páginas são facilmente acessíveis em diferentes dispositivos.

A maioria dos sistemas de gerenciamento de conteúdo conta com recursos integrados que permitem que você verifique isso antes de clicar no botão de publicação.

Você também pode usar uma ferramenta gratuita de teste de usabilidade em dispositivos móveis, como o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

Links internos e externos

O Google atua rastreando e indexando diferentes partes do conteúdo de um site de iluminação de emergência. Esses rastreadores usam links internos como um sinal que auxilia na análise e indexação adequada dessas informações.

Links internos são hiperlinks que apontam para uma página interna de seu site. Essa estrutura de links deve ser organizada e coesa para que os mecanismos de pesquisa encontrem o que procuram.

Já os links externos, que ocorrem quando outro site usa um hiperlink para apontar um conteúdo seu, mostram para o Google que seu site está sendo usado com uma referência, aumentando sua credibilidade.

Você deve estar sempre atento a quais páginas você vincula seus conteúdos. Para manter seus links internos organizados crie grupos de tópicos, como categorias.

Já para conseguir links externos, busque parcerias por e-mail e foque na qualidade do conteúdo de seu site para conseguir menções espontâneas.

Estudo de palavras-chave

As palavras-chave são fundamentais para uma estratégia eficaz de como ranquear no Google. Tratam-se dos termos de pesquisa utilizados pelos usuários quando acessam um mecanismo de busca para encontrar o que procuram.

Para começar a criar conteúdo para seu site, primeiro você deve fazer uma pesquisa de palavras-chave. Com ela você consegue entender melhor o que o seu público está procurando e pode criar conteúdos que atendam a essas demandas. Para criar conteúdo para uma página:

  • Identifique 4 ou 5 palavras-chave;
  • Incorpore esses termos no seu conteúdo;
  • Pense na lógica, coerência e coesão do texto;
  • Insira-as em outros elementos da página como títulos e subtítulos.

Perceba como o uso de palavras-chave como “argamassa expansiva” pode atrair pessoas para as suas soluções.

Otimização de URL

A forma com que você estrutura as URLs das páginas de seu site tem um impacto significativo no ranqueamento no Google. Tenha cuidado com uma URL confusa, com muitos caracteres misturados, que não ajudam o Google a entender o que aquele conteúdo possui.

Invista em uma URL com uma estrutura simples, concisa e que incorpore a palavra-chave principal. Essa sim é uma URL amigável para ranquear no Google.

Otimize sempre as URLs das páginas de seu site ou blog, colocando o slug (URL) com a palavra-chave principal ou uma variação dela separada por “-”. Tome cuidado com a inserção de caracteres especiais em sua URL, pois eles afetarão de forma negativa.

Qualidade do conteúdo

A menos que seu conteúdo seja totalmente perene, a maior parte do conteúdo acaba perdendo seu valor com o tempo. Certamente as dicas que você escreveu em 2015 não servem mais para seu público, pois as tendências de pesquisa do Google mudam com o tempo.

Dessa forma, os termos que seu público usa para encontrar seu conteúdo, possivelmente mudaram desde então. O Google valoriza a atualização com conteúdo, bem como a precisão e a relevância ao realizar o ranqueamento das páginas.

Caso seu site já seja mais antigo, é bem provável que haja muitos conteúdos antigos e de baixo desempenho ali.

Pegue seus artigos sobre geradores automáticos que costumavam ter um bom desempenho e atualize-os para as palavras-chave que são relevantes atualmente.

Pode ser que alguns artigos precisem ser totalmente reescritos, enquanto outros podem precisar apenas de dados atualizados para trazê-los de volta às primeiras páginas de resultados.

Considerações finais

Após entender o que é e como ranquear no Google, pode ser que sua conclusão seja que quase sempre é preciso contar com a ajuda de um profissional especializado que te ajude nessa jornada.

Com certeza isso pode ser muito bom para o ranqueamento do seu site, mas existem diversas práticas que você mesmo pode aplicar para começar a otimizar o seu site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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