O mercado é formado por uma série de diferentes segmentos, cada um a ser visto com uma atenção diferente por parte de quem busca se destacar em uma área. Isso porque o setor de bens de consumo e o de tecnologia, por exemplo, lidam com diferentes realidades.
Um cenário diverso que aponta para as necessidades do público, suas expectativas, além de outras características que devem ser conhecidas por quem gerencia um negócio, de forma a garantir que ele possa conquistar os melhores resultados possíveis em sua área.
Apesar dessa pluralidade do mercado existe algo em comum em todos os setores, nesse caso sendo a responsabilidade de garantir a melhor satisfação possível ao seu público de clientes, com cada grupo tendo suas próprias expectativas a serem respondidas.
Quem busca por um tubo de silicone transparente e por um novo aparelho celular costuma apresentar diferentes questões em relação aos produtos que procuram, o que pode passar pelo seu preço, qualidade, além de outras características associadas.
Mesmo com essas diferenças existe um objetivo em comum que é o de oferecer os melhores resultados ao seu público. Uma ação que pode aumentar a intenção de compra de uma audiência e, junto disso, ampliar também o número de clientes de uma empresa.
E para que isso se torne uma realidade, independentemente de qual seja o segmento do mercado, é necessário conhecer as melhores estratégias a serem adotadas para garantir o sucesso de tal negócio, o que inclui as diferenças associadas a cada campo em particular.
Essas diferentes expectativas podem se apresentar até mesmo para um tipo único de ofício, como é o caso dos serviços de limpeza, onde a sua função no campo industrial e em um escritório pode usar de ferramentas distintas, assim como de materiais químicos diversos.
Com tamanha diferenciação em relação às expectativas do público, é necessário saber como responder ao que o seu número de clientes pode estar em busca, adotando então as melhores estratégias para que seja possível apresentar o melhor serviço possível.
Algo que vale para os mais diversos segmentos de mercado, o que inclui áreas que normalmente não são vistas com o mesmo tipo de atenção em relação a outros campos, como é o caso da área de bens de consumo.
O papel do marketing na venda de bens de consumo
A principal função do marketing é garantir com que um projeto no mercado alcance os melhores resultados possíveis, o que normalmente passa pelo seu número de vendas, mas acaba passando também por muitos outros objetivos presentes no setor comercial.
Isso porque, enquanto uma empresa pode estar em busca de ampliar o seu número de vendas, outra pode estar procurando pela oportunidade de expandir os seus serviços de uma área mais restrita para um campo maior, ampliando-se nacionalmente, por exemplo.
Para cada tipo de objetivo é necessário contar com uma diferente ação de marketing, o que pode englobar também alguns campos em particular, como é o caso da área de bens de consumo, aqueles itens que recebem menos atenção, mas são vistos com tamanho valor.
Normalmente uma pessoa não se prepara com antecedência para ir a uma loja de materiais elétricos.
A situação acima acaba sendo ainda mais comum quando alguém está no processo de reformar seu imóvel, necessitando então de itens diversos para cuidar da parte elétrica da sua residência, o que pode envolver a troca de tomadas entre outras atividades.
Esse tipo de cenário aponta para o espaço que o mercado de bens de consumo pode conquistar na vida de uma pessoa, por mais que ela não dê muito valor para esse meio comercial em particular, o que acaba apresentando desafios para quem busca agir na área.
Mas para saber como lidar em relação à vida desses bens de consumo, primeiro é necessário entender sobre o que se trata tais tipos de itens. Materiais esses que podem ser vistos como um produto final, ou seja, a mercadoria destinada diretamente ao consumo.
Um exemplo disso pode ser a compra de um produto congelado no supermercado, com tal aquisição, direcionada ao público final, sendo conhecido então como um bem de consumo, diferente de saco para alimentos congelados, que se vende para o meio industrial.
Tais produtos podem ser divididos em dois segmentos específicos, sendo eles os de bens duráveis e não-duráveis. O primeiro costuma estar associado a itens da área de alimentação, por exemplo, enquanto o outro abrange segmentos maiores do mercado.
Seja qual for o setor encontrado, a função do marketing em relação aos bens de consumo é garantir com que o melhor número de vendas possa ser conquistado em relação a esses itens, uma ação que depende também das diferenças associadas a cada setor de tal área.
Classificação presentes na área de bens de consumo
Por envolver um grande número de produtos, o segmento de bens de consumo costuma abranger também uma extensa área de setores no mercado, cada um com suas diferentes expectativas e métodos diferentes de serem adotados para ampliar suas vendas.
Em relação aos segmentos mais comuns de bens de consumo é possível destacar:
Itens de conveniência
Esse campo costuma englobar um grande número de produtos, com destaque para aqueles que são consumidos dentro do nosso cotidiano, sem a necessidade de um grande pensamento por trás dessa decisão de compra. Entre eles é possível destacar:
- Carnes;
- Peixes;
- Leite;
- Arroz;
- Água;
- Refrigerante.
Ou seja, itens comuns de serem vistos em uma lista de compras no supermercado, o que pode incluir também a presença de um sabonete bactericida.
Itens de comparação
Enquanto os bens de conveniência são comprados de forma frequente, sem nenhuma grande motivação por trás da sua aquisição, o meio comparativo já exige um maior poder de escolha por parte do público, o que inclui itens de tecnologia e de moda.
Especialidade de mercado
A partir do momento em que essa compra de bens de consumo passa a contar com um maior poder de decisão por parte do público, é necessário entender adotar estratégias diferentes de venda, associando um produto a um conceito específico de marca.
Bens não procurados
Por último existem aqueles itens que não são muito requisitados, além de situações específicas que acabam por ampliar a demanda dos clientes. Isso pode incluir uma bomba para piscina pequena, requisitada apenas para quem necessita de tal item para sua casa.
Diante dessa pluralidade de opções é importante também adotar uma variedade de estratégias em relação à venda de cada um dos bens de consumo que se associam a alguns dos segmentos citados, com a prática de marketing aumentando seu sucesso.
A ação do marketing na área de bens de consumo
Para garantir a venda de um aparelho celular é necessário adotar uma série de táticas de mercado, certificando-se de que tal item receba uma atenção por parte dos possíveis consumidores e o mesmo vale para quem busca vender uma bombona 20 litros.
O que muda em relação aos bens de consumo é a forma em que uma estratégia específica de marketing deve ser aplicada, sendo importante definir uma tática particular de mercado, de forma a reconhecer quais são as expectativas do público, agindo para responder a elas.
Uma ação mais difícil se comparada a outros itens no mercado, por se tratar de produtos mais complicados de se desenvolver uma maior fidelidade por parte do público, sendo importante trabalhar então com as expectativas a serem criadas em cima da marca em si.
De forma a facilitar os seus resultados em relação às suas vendas é necessário então focar em pontos mais específicos, como o uso de datas especiais, seja o Natal ou a Black Friday, para desenvolver uma estratégia que leve a um maior consumo por parte do público.
A partir dessas ações, a compra de itens como uma bota de segurança, pode acabar recebendo uma atenção maior por parte do público, ampliando assim sua possibilidade de venda.
Exemplo esse que acaba por destacar a importância de se contar com o auxílio que uma boa estratégia de marketing pode trazer para as suas vendas, algo que é válido para os mais diversos tipos de mercado, o que inclui os chamados bens de consumo.
Tudo isso porque, de forma independente ao produto procurado, é necessário apresentar a melhor qualidade possível a essas mercadorias, assim como muitas outras estratégias que possam amplificar os resultados de venda por parte de quem lida com eles no mercado.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender a relação entre bens de consumo e marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.