O marketing emocional nos dias atuais é fundamental para garantir o sucesso das empresas, se mostrando marcas humanizadas que se importam com o seu público e com a situação do mercado ao qual está inserido.
Com isso você cativa o seu público e consegue transformá-lo em clientes fidelizados, garantindo com que eles admirem sua marca, seja uma empresa de aluguel de vans ou uma loja de velas.
Muito do desafio do marketing é fazer com que os produtos e serviços se tornem valiosos para os clientes e se sobressaiam aos dos concorrentes, e o marketing emocional faz com que os clientes tenham um relacionamento profundo com as empresas.
Para que isso aconteça, é exigido um tempo de trabalho e dedicação, afinal a confiança é adquirida aos poucos, é um longo relacionamento que precisa ser nutrido.
Por exemplo, leva tempo para que uma fábrica de equipamentos de proteção individual tenha sucesso no mercado e as pessoas comecem a tê-la como uma marca de referência, certo? Não vai ser do dia pra noite que ela se tornará uma gigante no mercado.
Com o marketing emocional, essa tarefa pode ser um pouco mais pontual e fazer com que você crie essa relação de uma forma mais eficaz. Para saber tudo sobre o assunto, continue lendo esse artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o tema.
Aqui você vai descobrir todas as vantagens, do que se trata o marketing emocional, além de exemplos práticos para te ajudar, vamos lá!
O que é Marketing Emocional?
O principal objetivo do marketing emocional é fidelizar o público. Por exemplo, uma marca de cadeira de rodas elétrica irá se dedicar totalmente ao consumidor e toda a cultura organizacional da empresa estará focada no cliente.
O marketing tradicional até pode despertar emoções do consumidor, mas o marketing emocional, além de mexer com esses sentimentos, faz com que o cliente se torne fã da sua marca e ultrapasse todas as relações de compra e venda.
Sendo assim, ele cria um relacionamento com o cliente que vai muito além do simples ato de compra, estabelece um vínculo e satisfaz o consumidor, como se ele estivesse realizando uma espécie de desejo.
Essa estratégia trabalha com diferentes emoções humanas que atuam em toda jornada de compra do cliente, despertando assim:
- Alegria;
- Excitação;
- Expectativa;
- Orgulho;
- Medo;
- Raiva.
Entre outros sentimentos que têm a finalidade de atingir todos os tipos de clientes. Com isso os argumentos racionais são deixados de lado, pois o ponto principal na hora de tomar a decisão é a questão emocional.
Sendo assim, uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, que utiliza essa estratégia de marketing emocional vai fisgar o cliente por todos os valores e sensações que estão relacionados à sua marca.
Por mais que as empresas não utilizem o marketing emocional como estratégia principal, ele é muito explorado em datas festivas como o Natal, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Mães, onde elas se utilizam de argumentos emocionais para cativar o cliente.
Por que apostar nessa estratégia?
Sem dúvida a principal razão para se apostar no marketing emocional é a sua eficiência, pois ele tem um apelo forte, que consegue influenciar de maneira direta a decisão de compra do cliente.
Separamos a seguir algumas razões fundamentais para tornar sua estratégia muito mais eficaz.
Estabelece uma relação de confiança
Quando uma empresa de urnas funerárias, por exemplo, investe no marketing emocional, ela consegue criar uma relação forte com o seu público, entender suas dores e com isso cria uma confiança mútua.
A família entende que aquele é o melhor lugar para o seu ente querido, pois a empresa passou a confiança que eles precisavam, e não tratou seus sentimentos como algo banal.
Cria um ciclo de recompra
Quando os consumidores são impactados por essa estratégia, geralmente se tornam clientes fiéis, sendo assim vão sempre à mesma empresa de consultoria agronegócio, pois conhecem e confiam no trabalho prestado.
Essa é uma ótima vantagem para o seu negócio, pois cria um ciclo de recompra e ajuda a estabilizar sua empresa e garantir a receita mensal, assim você consegue se planejar tendo o devido capital em caixa todo mês.
Afinal, fidelizar o seu cliente é mais barato e tem mais vantagens do que ir atrás de novos clientes.
Aumenta o nível de satisfação dos clientes
Com clientes mais fiéis e um atendimento excelente e focado nesse consumidor, não tem como ele não ficar satisfeito, afinal o marketing emocional atua estimulando diversos sentimentos.
Para que isso seja feito, é importante que a empresa faça estudos e conheça a fundo sua persona, só assim ela vai entender as necessidades reais das pessoas, todos seus desejos e expectativas, ajudando a garantir um bom índice de satisfação.
Exemplos de Marketing Emocional
A Coca-Cola é uma das empresas que mais se destaca no mercado, principalmente quando o assunto é o marketing emocional, afinal a marca tem um público bem amplo e justamente por isso utiliza a estratégia como uma forma de atingir o maior número de pessoas.
A empresa aposta em diversas ações que tendem a despertar emoções diferentes como famílias, reencontros, alegria e amizades, isso fica bem claro em seus comerciais emocionantes e tocantes.
Afinal, suas propagandas focam nas pessoas em situações felizes ou com situações tristes que terminam com grandes reviravoltas e com um desfecho positivo, atrelando essas sensações ao seu produto.
Afinal, quando você toma uma Coca-Cola, geralmente está reunido com sua família ou amigos queridos, certo? Pois é exatamente isso que a empresa passa, utilizando tudo que o marketing emocional tem a oferecer.
Um belo exemplo foi uma ação idealizada pela marca durante a pandemia, que se mostrou presente em um momento tão difícil para o mundo. Nessa campanha a marca disponibilizou que os clientes encomendassem latas de Coca-Cola personalizadas.
Assim as pessoas podiam criar latas decoradas, como uma espécie de edição limitada feita por elas, com mensagens diversas, e assim pudessem enviar para pessoas queridas, estando presente mesmo longe.
A campanha tomou grandes proporções e os nomes das pessoas aparecerem no lugar da logo da marca, mostrando como o cliente é importante para a empresa.
Seguindo esse exemplo, uma empresa de projeto de prevenção e combate a incêndio pode despertar emoções de cuidado, mostrando que o bem mais precioso para alguém é a família.
Ela pode criar campanhas que mostrem a importância de se investir nesse tipo de serviço, para manter todos seguros.
Outra grande marca que se utiliza do marketing emocional em seu negócio é a Tesla. Diferente de outras empresas de automóveis, que mostram a ideia de poder e influência em suas campanhas, a criada por Elon Musk tende a ter um diferencial.
Ela desenvolveu uma campanha sobre sustentabilidade, onde apresentou um carro autossustentável, com isso a marca consegue chamar a atenção daqueles clientes que são engajados com as questões ambientais, trazendo esse sentimento de pertencimento.
Afinal os carros são um dos maiores poluidores, então quando uma marca se atenta para essa questão e cria soluções para esse problema, com toda certeza vai despertar inúmeros sentimentos em seus clientes.
O marketing emocional é uma forma de se conectar com o consumidor através dos sentimentos. Existem inúmeras possibilidades de explorar esses sentimentos e conseguir trazer esse cliente mais perto da sua marca.
A ideia é conseguir criar um fã da sua empresa, onde esse cliente estará tão envolvido pela marca que será influenciado pelas suas emoções.
Essa estratégia pode ser usada por qualquer segmento, desde uma empresa de construção de casas, uma livraria, loja de instrumentos e muitas outras.
É só você conseguir entender de fato qual é o seu público-alvo, quais suas dores e desejos e conseguir traçar uma estratégia que o envolve emocionalmente, com isso você vai conseguir afetar positivamente essa pessoa.
Assim ela não vai escolher seus produtos ou serviços pelo preço, mas sim pelo que ela sente ao adquiri-lo, pois quando se trata de marketing emocional o valor é o que menos pesa na balança na hora do cliente fazer a compra.
Ao utilizar essa estratégia na sua empresa, você consegue selecionar clientes de qualidade, que confiam e acreditam na sua marca. Isso vai te ajudar a se destacar no mercado e acima de tudo estar um passo à frente dos seus concorrentes.
Pois clientes fiéis são muito mais valiosos que clientes esporádicos, pois eles sempre vão estar ali, consumindo seus serviços e produtos, e não vão trocar a sua empresa por nada.
Por isso estude seu público e trace as melhores estratégias de marketing emocional, com isso a sua empresa só tem a crescer e alcançar todo o sucesso desejado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.