Saiba como criar os próprios filtros no Instagram

filtros no Instagram

Os filtros no Instagram se tornaram uma grande febre em todo o mundo nos últimos tempos, há quem os ame e não vive sem eles e há quem não goste da ideia por achar que os filtros criam uma imagem injusta para o usuário. 

O fato é que, os filtros se tornaram um fenômeno em todo o mundo e cada vez mais pessoas passaram a usá-los, tanto para publicar fotos no próprio Instagram, quanto para guardar na memória do celular, e isso usando os mais variados filtros, como:

  • Preto e branco;
  • Desenhos;
  • Efeitos analógicos;
  • Disfarce de imperfeições;
  • Frase motivacionais;
  • Memes;
  • Entre outros. 

Hoje, existe um verdadeiro arsenal de filtros a disposição de todos que gostam de usá-los ou que querem experimentá-los para que se vejam de uma forma diferente ou simplesmente para se divertirem com eles. 

Dentro deste assunto, também é válido mencionar como o Instagram se tornou uma plataforma otimizada e, talvez, a rede social mais completa que temos no mercado atualmente, mesmo comparando-a com seus concorrentes. 

Além de conseguir encontrar um aluguel de van para viagem em poucos minutos através do Instagram, também é possível usar suas ferramentas de interação para uma comunicação íntima e saudável entre os seus seguidores. 

E para isso, não é necessário que você possua milhões de seguidores, muitas vezes, os poucos que você possui são os mais fiéis e engajados com o seu conteúdo e sempre estarão presentes para interagir com o que você publica. 

Tendo isso em vista e ainda combinando com o grande fenômeno que são os filtros no Instagram, não há como não pensar que cada vez mais pessoas começaram a se questionar sobre a possibilidade de criarem os seus próprios filtros. 

Seja um simples que dê um ar de rosto maquiado e bonito ou até mesmo um filtro bem divertido, com frases engraçadas e cores vibrantes que fazem qualquer um se sentir alegre. 

Com tantos filtros disponíveis no Instagram e com a criação diária de muitos outros, é possível encontrar o filtro ideal tanto para quem está em uma festa com os amigos ou até mesmo em um táxi aéreo no meio da viagem.  

Pensando nisso, hoje iremos te ensinar o passo a passo para que você saiba como criar os seus próprios filtros no Instagram e consiga aumentar os seus resultados na plataforma ou simplesmente construir algo que chame a atenção das pessoas. 

Entenda os motivos para usar e criar filtros

Antes de qualquer coisa, é importante que entendamos os motivos pelos quais você deve criar um filtro seu no Instagram, afinal de contas, com tantos filtros na plataforma, você deve se perguntar o porquê de criar mais um. 

Pois bem, para quem usa o Instagram como um meio profissional, ou seja, para atrair mais clientes e vender mais dos seus produtos ou serviços, criar um filtro é uma forma de atrair essas pessoas e gerar mais assunto para com os seus potenciais clientes. 

Por exemplo, uma empresa que oferece um curso brigada de incêndio e que cria um filtro exclusivo para os alunos do curso daquele ano, é uma empresa que será vista como diferente no segmento e que irá gerar curiosidade e desejos em outros usuários. 

A partir disso, essas outras pessoas, ao verem usuário usando esse filtro, poderão se interessar pelo curso e estarem atentas a abertura de uma próxima turma. Com isso, já conseguimos entender como o uso de filtros é essencial para um negócio. 

Agora, se você não usa o Instagram para meios profissionais, criar um filtro para chamar de seu também é uma ótima opção, seja para quem deseja ter mais engajamento com seus seguidores ou apenas compartilhar experiências e novidades dentro da plataforma. 

O fato é que, independentemente qual for o seu objetivo com o uso dos filtros, criar um só seu pode fazer toda a diferença em sua imagem na plataforma e trazer diversos benefícios que irão mudar por completo o seu perfil, como: 

Mais engajamento 

O engajamento é uma métrica muito usada dentro das redes sociais e diz respeito a ação de troca de interações entre o dono do perfil e um usuário, seja o dono do perfil o gerente de produção da empresa de pacote de macarrão talharim ou qualquer outra pessoa.

Quanto mais engajamento um perfil tem, mais chances dele crescer, pois algoritmos verão aquela interação como algo bom. Ao criar um filtro, você recebe cada vez mais pessoas dispostas a usá-lo, o que faz com que a sua taxa de engajamento dispare.

Maior alcance 

Além disso, os filtros ainda aumentam o alcance do seu perfil, ou seja, faz com que cada vez mais pessoas conheçam o seu perfil, seja ele profissional ou não. Afinal de contas, contamos com mais da metade da população de todo o mundo online no Instagram. 

Com um filtro só seu, torna o processo de captar novos seguidores muito mais fácil, pois ao se depararem com um perfil repleto de conteúdos que os chamem a atenção, eles podem começar a te acompanhar também. 

Mais visibilidade 

Tendo em vista tudo isso que mencionamos, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre como os filtros aumentam a visibilidade do seu perfil, independentemente do setor, seja uma empresa de registro de direito autoral de logotipo ou um supermercado. 

Os filtros são ferramentas que atraem milhões de usuários todos os dias, não é difícil encontrar alguém que passe horas em busca de novos filtros no Instagram, e nada impede que no meio dessa procura, esse usuário encontre justamente o filtro e perfil que a sua empresa elaborou. 

Com isso, podemos entender que a criação de filtros dentro do Instagram é uma forma de alavancar o seu perfil, atrair novos seguidores e ainda saber que existe algo criado e desenvolvido 100% por você dentro da plataforma. 

Passo a passo de como criar o seu próprio filtro 

E chegamos, enfim, na parte prática de conteúdo, que é justamente o passo a passo para te ajudar a criar o seu próprio filtro no Instagram, com as referências que desejar, do jeito que quiser e da forma como sempre imaginou. 

Pode ser tanto um filtro de divulgação da sua consultoria ambiental, quanto um filtro de beleza, deixe a sua criatividade voar e coloque suas ideias em prática através do passo a passo simples e acessível para a criação desses filtros. Confira: 

Instale o Spark AR Studio

O primeiro passo é instalar o Spark AR Studio, que é o melhor programa para a criação de filtros no Instagram, pois é gratuito e você consegue criar o seu filtro de maneira simples, isso porque o aplicativo é dinâmico, otimizado e fácil de usar. 

Ele está disponível tanto para celulares quanto computadores e tablets, assim como também está disponível para sistemas Android e IOS, basta baixá-lo, criar a sua conta e entrar em um universo repleto de oportunidades para criação. 

Crie um novo projeto

Agora que você já baixou o aplicativo, chegou o momento de partir para a criação, ou seja, colocar a mão na massa e começar a desenhar o seu filtro e escolher os elementos que façam parte dele e que você deseja que complementem para um ótimo resultado. 

Aqui, é o momento de deixar a criatividade falar mais alto e testar os diferentes elementos, cores e texturas que o aplicativo disponibiliza para te ajudar a criar o filtro perfeito, que em paralelo a uma boa gestão de redes sociais para empresas te trará incríveis resultados. 

Exporte o filtro criado para o Instagram

Depois de, enfim, criar o seu filtro, você deve exportá-lo diretamente para o Instagram, e isso é bem mais simples do que se imagina. Entretanto, lembre-se de conferir e testar novamente o filtro para ver se ele está funcionando da maneira que deseja. 

Se ele estiver do jeito que pensou, basta clicar no botão de ‘Exportar’ e escolher a opção do Instagram para que o filtro seja enviado diretamente para a plataforma e você consiga usá-lo por lá. 

Faça a configuração do filtro

Muitos pensam que depois disso, é só ir diretamente no Instagram que o efeito estará lá, mas não, o efeito ainda não está salvo em sua galeria, ele ainda precisa ser usado no aplicativo do Spark AR Studio para, de fato, ficar salvo no Instagram. 

Para isso, basta voltar ao aplicativo e abrir o filtro que criou, seja ele o filtro de divulgação da sua empresa de gerenciamento de obras ou da sua festa de aniversário, aí sim você verá o filtro direto pela câmera do Instagram. 

Publique o filtro nos Stories

Por fim, mas longe de ser menos importante, basta tirar uma foto com o filtro pela câmera do próprio Instagram e publicar nos stories, a partir daí, você já conseguirá visualizar o filtro, salvá-lo em sua galera para usar no futuro e ainda compartilhar com os seus seguidores. 

Trata-se de um passo a passo simples, por mais que pareça algo difícil para alguns, acredite, o aplicativo é otimizado e didático, te ajudando a entender tudo sobre o processo, mesmo que você se considere leigo no assunto. 

Considerações finais 

Dessa forma, você contará com um filtro só seu e poderá criar quantos quiser, fazendo com que a câmera do seu Instagram seja o portal para o uso de filtros criativos que te façam se sentir bem e com alegria. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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