Saiba quais os passos para criar uma boa identidade de marca

Como introduzir um novo produto no mercado?

Cativar e conquistar o público é um dos principais desejos entre as empresas que buscam se destacar e ter sucesso. Diante disso, a identidade da marca é fundamental e tem um papel de extrema importância.

A identidade da marca é o que faz a sua empresa se destacar das demais, sendo algo extremamente valioso quando se considera a atração do público e a relevância diante do mercado.

Atualmente o mercado se mostra cada vez mais competitivo, contando com empresas de diferentes segmentos e que sempre se atualizam e buscam formas de se diferenciar.

Por isso, diante das inovações e de tudo que surge, ficar para trás é algo que não deve nem sequer ser pensado, assim ter uma identidade de marca convicta e impactante é um dos passos essenciais rumo ao sucesso e uma diferenciação.

Com isso, se, por exemplo, a sua empresa de PPP deseja cativar mais o público e alcançar algumas metas e resultados, a identidade da marca é parte fundamental e deve ser sempre considerada.

Afinal, sua marca é praticamente tudo que sua empresa tende a oferecer, logo é essencial estabelecer uma identidade marcante e que tende a gerar um impacto diante do público e do mercado.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a identidade de marca, evidenciando a sua significação, qual a sua importância, dicas de como construir uma marca do zero e como a identidade da marca valoriza o branding. Vamos lá!

O que é a identidade da marca?

A identidade da marca se caracteriza como tudo que define as missões e valores de uma empresa, assim diversas questões como o logotipo, design dos produtos e até mesmo a estrutura dos serviços condizem com a sua identidade.

Por mais que muitas vezes esperemos explicações complexas, a identidade das marcas é vista diante de diversos produtos e empresas que consumimos todos os dias, estando presente desde rótulos personalizados até mesmo em anúncios e campanhas.

Por isso, ao criar a identidade visual da sua marca, é essencial que ela seja totalmente única e que o público-alvo, ao bater o olho, saiba o que ele está consumindo e qual é a marca em questão.

Assim, ao estar estruturando os elementos visuais e físicos a serem transmitidos ao público através da sua marca, é importante considerar algumas questões, como:

  • Evidenciar a originalidade;
  • Mostrar aos clientes quem você é;
  • Tornar suas soluções visíveis ao mercado;
  • Fazer com que os clientes tenham a experiência certa.

Logo, ao destacar esses pontos e estar alinhado com o que sua empresa sempre propõe através dos seus valores e identidade, é bem provável que a sua marca fique marcada e tenha muita relevância diante do público.

Um exemplo claro disso são algumas empresas que já temos em mente quando imaginamos o ramo das bebidas, o ramo de roupas ou até mesmo uma produtora de vídeo comercial.

Por isso, quanto mais a sua empresa tiver uma identidade de marca convicta e impactante, mais o público tende a se tornar fiel e sempre se lembrar da sua marca seja em qual for o momento.

Importância da identidade de marca

A importância da identidade da marca está associada justamente ao sentimento de identificação e confiança diante do público, fazendo com que a marca se torne a principal referência ao se tratar do seu meio de atuação.

Além disso, as empresas que contam com uma identidade de marca bem definida em questão de segundos são lembradas, podendo estar desde uma sacola de papel kraft personalizada a um outdoor que as pessoas a reconhecem.

Grandes nomes que são referências no mercado são representados por imagens e cores que despertam uma lembrança cognitiva, gerando um alerta e reconhecimento diante do público até mesmo de uma forma inconsciente.

Por isso, definir uma identidade de marca é um passo necessário e que tende a ser determinante para que a sua empresa cresça e tenha cada vez mais relevância e impacto diante do mercado, se diferenciando em seu nicho de atuação.

Como construir sua marca do zero?

Ao acompanhar as informações até então destacadas, já dá para ter uma noção do quanto a identidade da sua marca é algo determinante e o que pode te levar ao sucesso ou ao fracasso.

Por isso, para te auxiliar diante da construção da sua marca, por exemplo, de uma consultoria ambiental, destacamos algumas dicas que tendem a direcionar as suas ações na busca de uma identidade de marca convicta.

1 – Analise seu público-alvo e concorrentes

Antes de tomar qualquer decisão, busque primeiro entender o mercado em que sua empresa está estabelecida e quais são seus clientes e seus potenciais concorrentes diante desse processo.

Ao imaginarmos, por exemplo, uma gráfica digital em Campinas, o ideal é considerar seus clientes diretos e indiretos em um raio de proximidade, entrar em fóruns para ver o que as pessoas estão falando e conversar com quem já faz parte do mercado.

Assim, ao realizar essas ações, pode ter certeza que você se estabelece com a sua marca de uma forma muito mais convicta, sabendo dos principais desafios, fragilidades e pontos positivos desse mercado.

2 – Defina o foco e personalidade

Uma frase bem comum e que deve ser lembrada nesse momento é “Não dá para agradar todo mundo”, assim é importante ter um foco e saber qual o público ou meio que a sua empresa pretende atingir diante dos primeiros contatos.

Além do mais, utilizando outra frase para aproveitar o momento “Quem muito quer, pouco tem”, por isso tenha personalidade, mas sempre lembre do foco definido e de como a sua marca pretende se mostrar no mercado.

3 – Escolha o nome da sua empresa

Um dos primeiros compromissos que se tem é justamente com o nome da sua empresa, pois ele tende a estar estabelecido dentre o logotipo, campanhas e em diversos locais de divulgação.

Com isso, é interessante que, ao considerar o nome, por exemplo, para sua empresa especializada em cftv, se busque um nome comercial, mas que não seja confundido com as marcas que já estão no mercado.

Por isso, busque inspirações e sair da sua zona de conforto, destacando até mesmo um nome com uma metáfora, mas lembre-se: é importante ser autêntico e carregar uma história por trás do nome.

4 – Crie seu logotipo

Essa é uma das partes em que as pessoas costumam ficar mais ansiosas, pois os logotipos tendem a carregar a cara da sua empresa e dar mais forma a uma ideia e projeto que está sendo desenvolvido.

Por isso, na realização dos logotipos, é interessante que você imagine ele estabelecido em seu site, redes sociais e até diante de um banner, entendendo se o que está sendo pensado realmente faz sentido.

Uma gestão de redes sociais para empresas pode ajudar e muito diante desse momento, apontando algumas tendências e fazendo com que se tenha em mente o que está em alta e pode ser aproveitado.

Além disso, é importante que se crie uma versão do seu logotipo quadrada, estabelecendo um ícone que possa ser identificado e reconhecido, seja em qual for o local que ele esteja.

Assim, ao destacar esses elementos, a criação do seu logotipo tende a ser positiva, gerando esse diferencial e fazendo com que a identidade visual seja reconhecida e respeitada em diversos meios.

5 – Use a sua marca diante de toda a empresa

Ao incorporar e estabelecer a sua marca em todas as áreas do seu negócio, você consegue contar a história da sua marca de uma forma coerente e totalmente autêntica, gerando um fator de aproximação com o público.

Além disso, as pessoas que entram em contato pela primeira vez geralmente continuam somente se elas se identificarem com a visão e valores que a sua marca representa.

Por isso, sempre coloque em evidência aquilo que a sua marca carrega, pois esse fator é o que faz com que ela se diferencie e carregue esse ar autêntico e totalmente único.

Como a identidade de marca valoriza o branding?

O branding se caracteriza justamente como uma marca, assim quanto mais convicto e coerente for a sua identidade de marca, mais o branding da sua empresa será valorizado.

Para que uma marca tenha sucesso, a identidade de marca é algo totalmente necessário, pois é esse fator que tende a gerar um diferencial e uma aproximação com o público.

Por isso, para que se tenha ainda mais noção do quanto a identidade de marca é um fator determinante, confira alguns benefícios que são gerados.

  • Fidelização dos clientes;
  • Segmentação de mercado;
  • Muito mais valor ao seu negócio;
  • Convicção diante e reconhecimento nas campanhas.

Assim, para que a sua empresa tenha relevância e um senso de originalidade, a identidade de marca é algo essencial e que deve sempre estar estabelecido de uma forma convicta e totalmente impactante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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