5 gatilhos mentais que podem ajudar seu negócio a converter mais

5 gatilhos mentais que podem ajudar seu negócio a converter mais

Para que uma empresa possa amplificar o seu número de vendas, é preciso que ela tenha atenção a uma série de questões que podem ser úteis para tomar as melhores decisões, o que inclui a adoção de boas estratégias comerciais, como é o caso dos gatilhos mentais.

Elementos esses que podem ser de grande utilidade para uma empresa em busca de ampliar a sua quantidade de vendas feitas no mercado, trazendo então uma nova percepção dos seus produtos e serviços, trabalhando com elementos responsáveis por isso.

É algo que pode ocorrer a partir do lançamento de um novo modelo de celular, no qual a compra de tal dispositivo pode ocorrer não pela necessidade desse novo aparelho, mas sim por outras questões que podem estar associadas a essa nova compra em si.

Conceito esse que pode ser trabalhado pelos mais diversos tipos de empreendimentos, indo desde um fornecedor de luminária led até o fabricante de tintas para imóveis, sendo preciso desenvolver uma maior necessidade com tais produtos para garantir sua compra.

Ou seja, ao invés de esperar pelo público se sentir motivado pela compra dos materiais citados, após resolver reformar a casa as empresas apontadas anteriormente devem trabalhar para estimular seu público a iniciar tal projeto, sendo preciso os seus produtos.

E isso vale para os mais variados tipos de empreendimentos, partindo até mesmo do campo informal, com um vendedor de suco na praia associando seu produto como a solução para um problema específico, nesse caso o calor a ser sentido em um dia quente de verão.

Para que tais empreendimentos sejam capazes de aumentar o seu rendimento, é preciso focar em etapas que possam anteceder uma compra a ser feita, estimulando o público a procurar por eletroduto galvanizado comprar a quem atua no ramo industrial.

Ao mesmo tempo em que esse processo pode ser trabalhado junto aos mais variados tipos de setores, com o seu número de vendas estando associado a diferente percepção do público em cima do que um negócio oferece, principalmente frente aos seus concorrentes.

É o tipo de prática que pode fazer muitas vezes com que alguém acabe comprando por algo que sequer possui necessidade no momento, sendo estimulado a realizar essa compra por causa de uma ação de sucesso, capaz de apelar até mesmo para o seu psicológico.

Algo que não só pode, como deve ser trabalhado por parte das empresas, já que se trata de uma estratégia capaz de amplificar os resultados a serem alcançados por uma companhia. Tudo isso pela forma em que ela lida com os chamados gatilhos mentais.

O impacto desses gatilhos nas vendas

A situação que leva uma pessoa a comprar por algo no mercado pode partir de diferentes origens, o que inclui necessidades físicas, fisiológicas ou até mesmo psicológicas. Não é como se você precisasse de um novo vestido para sobreviver, mas mesmo assim o compra.

Tal compra pode ocorrer por causa da proximidade de um evento que exige o uso de uma nova peça de roupa, assim como sua origem pode estar em motivos muitos mais simples, como a simples presença de um maior desconto por parte de quem vende tais peças.

E para que tal compra possa então ter maiores chances de ser concluída, é importante trabalhar com o desenvolvimento de ações que podem ter uma ação direta em sua realização, ato esse que pode ser estimulado por meio dos chamados gatilhos mentais.

Estímulos esses que partem de incentivos externos capazes de incentivar o cérebro a realizar algum tipo de ação, tal como a sensação de perigo que pode fazer com que o seu organismo aumente seus batimentos cardíacos, o preparando para algum tipo de ação.

O mesmo pode ocorrer em relação ao mercado de vendas, no qual a contratação de uma empresa de diligenciamento pode partir da necessidade por controlar as vendas além de outras atividades que podem fazer parte do funcionamento adequado de uma empresa.

Situação no qual a procura por serviços externos que possam ajudar nessa administração desse negócio em particular, sendo preciso trabalhar com o desenvolvimento de um gatilho mental que faça com que alguém possa procurar por algum produto ou serviço específico.

Ou seja, a aplicação de bons gatilhos mentais pode fazer com que uma companhia tenha maior sucesso em relação ao seu número de vendas, alcançando o tipo de performance que possa fazer com que um negócio tenha o tipo de desempenho que se espera alcançar.

No entanto, para garantir que esses gatilhos funcionem corretamente, é preciso não só conhecer a fundo sua aplicação, mas entender também quais são os mais adequados aos seus negócios, diante de um objetivo específico em aumentar o seu número de vendas.

Baseado nisso, é importante reconhecer o valor de alguns gatilhos em particular.

5 gatilhos mentais úteis para suas vendas

Para que uma venda de mini porta pallet possa ser garantida, é necessário com que tal fornecedor trabalhe bem o seu público, desenvolvendo estratégias que conversem diretamente com os armazéns e espaços de distribuição que possam usar tais itens.

Mesmo tipo de questão que pode ser válida para muitos outros tipos de mercados, sendo preciso reconhecer quais são os principais gatilhos mentais a serem considerados, com destaque para aqueles que podem exercer um papel direto nas suas vendas a serem feitas.

Entre esses gatilhos mentais, é importante então destacar alguns, como:

  1. Urgência

O tópico de urgência trabalha com a necessidade imediata por parte do público em cima de algum tipo de aquisição a ser feita, diante até mesmo da possibilidade de que tal compra não esteja disponível após um certo período de tempo.

Esse contexto de urgência é comum de ser trabalhado junto a promoções diversas, estimulando o público a realizar alguma compra de forma urgente, sendo o comum a aplicação de CTAs, termos que levem o público a realizar algum tipo de ação, entre elas:

  • Compre agora;
  • Não deixe para depois;
  • Por tempo limitado;
  • Não perca tempo.

Conceito esse que pode ser trabalhado por uma empresa de materiais elétricos para garantir a venda urgente de certos materiais, sendo um gatilho comum de ser usado quando uma empresa se encontra na necessidade de zerar seus estoques, por exemplo.

2. Escassez

Um gatilho que atua de forma similar ao de urgência é a ideia de escassez, ou seja, a possível falta que um produto ou serviço pode encontrar no mercado, sendo preciso estimular seu público a um consumo antes que tais itens possam se esgotar.

É como no lançamento de uma tiragem mínima de algum tipo de produto, sendo preciso que o público opte por tal compra de forma rápida, já que o mesmo pode rapidamente sumir das prateleiras.

Conceito que vale até mesmo para um modelo específico de sanduíche, disponível apenas por uma certa quantidade limitada, conforme pode ser visto nas opções presentes em um aplicativo para bar e restaurante.

3. Autoridade

Outro gatilho importante para as vendas é a questão da autoridade, no qual a necessidade por um item pode ser trabalhada a partir da importância dada ao público por algum tipo de marca, baseado na percepção de autoridade conquistada por essa empresa.

Um conceito que costuma ser melhor desenvolvido a partir do auxílio de figuras que possuam um certo destaque em relação ao público, como é o caso de celebridades, artistas e principalmente influenciadores digitais, se olharmos para o atual cenário digital.

Ideia que pode fazer com que um conserto de sacada de vidro seja requisitado junto a uma empresa específica baseado na autoridade que ela pode construir dentro do seu segmento.

4. Prazer e dor

Alguns gatilhos podem agir de forma inesperada, como é o caso da relação entre a dor e prazer a ser trabalhado por parte de uma empresa. Essa ideia lida com o alívio a ser apresentado por uma empresa frente a algum tipo de problema.

Ideia a ser desenvolvida por quem busca se vender como a solução para as dores de cabeças de um cliente, o que inclui até mesmo esse conceito de forma literal, como na venda de um analgésico com a promessa de resolver uma possível dor de cabeça.

5. Polêmica

Ainda sobre gatilhos de destaque, existe também aquele baseado no conceito de polêmica, no qual uma empresa opta por se pronunciar frente a algum assunto específico, conquistando a atenção de clientes que possam estar interessados nessa posição adotada.

Ação que pode ser desenvolvida por uma marca de produtos de beleza que se coloque disposta a trabalhar apenas com produtos que não usem de nenhum teste com animais, garantindo assim a atenção de um público em particular.

Ao trabalhar com esses gatilhos, o percentual de vendas de uma empresa pode acabar se amplificando, seja na área industrial, com um serviço de usinagem de peças de alumínio ou seja no mercado da moda, com o lançamento de um linha de peças primavera-verão.

O mais importante é estabelecer uma forte conexão com o público, capaz de resultar nesse aumento de vendas. Objetivo que pode ser trabalhado através da aplicação de bem desenvolvido gatilhos mentais.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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