Helpful Content: Tudo que você precisa saber sobre

Helpful Content

Você sabe o que é Helpful Content System? Essa é uma novidade que impacta diretamente todas as empresas que criam conteúdo digital.

Que o Google é o buscador mais utilizado do mundo todos já sabem, é justamente por isso que ele está em constante evolução, com o propósito de sempre oferecer os melhores e mais assertivos resultados para os usuários.

É justamente sobre isso que se trata o Helpful Content System, que é a implementação de um novo algoritmo. Através dele o Google deixa claro sua preocupação em entregar os melhores conteúdos para conseguir responder às dúvidas das pessoas.

Saiba que essa é uma atualização que irá afetar a internet a nível mundial, ou seja, esse novo algoritmo será válido para todos que criam conteúdo, desde a empresa de compensação ambiental na Suécia até a loja de bijuterias do Brasil.

Os objetivos do Helpful Content System são:

  • Entregar em seus resultados o melhor conteúdo;
  • Que eles sejam originais;
  • Que as informações sejam úteis;
  • Todos os conteúdos devem ser escritos de pessoas para pessoas.

Por isso, se você é profissional do marketing digital, possui uma empresa de caminhão de água potável ou de qualquer segmento e cria conteúdo para a internet, é preciso que fique atento a essa novidade, pois ela impacta diretamente o seu negócio.

Continue lendo este texto e saiba tudo sobre o Helpful Content System, além de como ele irá impactar na criação de conteúdo orgânico da sua marca ou dos seus clientes.

O que é o Helpful Content System?

Esse é um novo sistema criado pelo Google, seu objetivo é fazer com que os resultados das pesquisas sejam os conteúdos mais relevantes, originais e úteis, para que consiga esclarecer as dúvidas dos usuários.

Ou seja, quando alguém buscar por torniquete para controle de acesso preço, por exemplo, os primeiros resultados que irão aparecer serão os mais relevantes e importantes de acordo com o Google e esse novo sistema Helpful Content System.

Com isso, a prioridade do Google é entregar textos ou vídeos que cumpram requisitos de qualidade de uma forma completa, mas como isso será feito?

Bom, a plataforma pretende filtrar e em muitos casos até mesmo rebaixar os conteúdos que eles reconhecerem como algo sem utilidade, que geralmente são aqueles textos escritos por inteligência artificial ou que pareçam automatizados.

Dessa forma o buscador garante que todos os conteúdos sejam escritos por pessoas que entendam as necessidades dos usuários, não escrevendo textos por escrever somente para serem ranqueados nas primeiras páginas de busca.

Mas o que irá mudar com isso? O Google irá priorizar conteúdos que coloquem o usuário em primeiro lugar e que realmente esteja disposto a entender suas dúvidas e encontrar soluções para elas.

Como planejar seus conteúdos a partir de agora?

Certo, você já entendeu o que é Helpful Content System, mas o que muda referente aos seus conteúdos? Você precisa aprimorar suas estratégias para que consiga continuar obtendo bons resultados.

Para isso é importante que você siga algumas dicas, como:

Evite a produção em massa de conteúdo genérico

Pense que conteúdos de qualidade exigem um tempo de produção, pois você precisará pesquisar sobre e não escrever qualquer coisa, isso garante que as publicações sejam originais e de fato úteis para o seu público, que é o que o Google espera.

Por isso, se você tem uma empresa de curso de vistoria de container, por exemplo, e costuma criar conteúdos para o seu blog ou redes sociais, é preciso pensar mais no seu público e no que ele deseja ler.

Para que isso aconteça, é importante que você forneça informações novas e interessantes, que exemplifiquem conceitos, o texto precisa fluir de uma forma didática e ser objetivo, isso fará com que o seu público entenda e queira saber mais sobre o assunto.

Além disso, é importante pensar na concorrência, ou seja, assim como existe a sua empresa de treinamento nr 35, existem milhares que atendem esse mesmo segmento, por isso os conteúdos devem ser diferentes das outras marcas, para que você consiga se destacar.

Agregue valor ao seu conteúdo

Agora com Helpful Content System não é apenas a escolha das palavras-chave certas que fará diferença no rankeamento dos seus conteúdos, por isso é essencial que você solucione as dores do seu público através dos seus textos e vídeos.

Tenha em mente que todas as publicações devem agregar valor para os seus clientes, fazendo com que eles te enxerguem como uma espécie de autoridade no assunto, dessa forma sempre que eles precisarem saber sobre algo, irão remeter aos seus conteúdos.

Por exemplo, se você prestar serviço de refrigeração, solucione as principais dúvidas dos seus clientes, mostre como o seu trabalho é feito, por que é importante realizar manutenções, eduque o seu público.

Conteúdo de qualidade

Mas o que é criar conteúdos de qualidade? O Google irá priorizar alguns critérios para considerar se o seu conteúdo é realmente de qualidade.

Em primeiro lugar, eles precisam ser ricos em informações, ou seja, ter relatos, pesquisas e até infográficos que mostram informações originais, nada de copiar de outros sites, pois o buscador sabe quando isso acontece.

Se o seu conteúdo for baseado em outra fonte, é fundamental que você acrescente informações que consiga enriquecer o seu texto, isso fará com que ele se diferencie e consiga agregar mais valor para o seu público.

Evite fake news, clickbait ou qualquer manchete que seja sensacionalista, o Google não gosta desses conteúdos e acaba banindo seus textos e vídeos.

Mapeie as necessidades do seu público

Lembre-se que o Google irá priorizar os conteúdos de pessoa para pessoa, e para conseguir criá-los é preciso que você entenda o que o seu público precisa, para isso é essencial mapear uma série de elementos, como:

  • Necessidades;
  • Dores;
  • Desejos;
  • Hábitos;
  • Dúvidas.

Mas como descobrir esses aspectos tão importantes do seu público? Você pode aplicar questionários e fazer pesquisas no Google para tentar entender o que se passa na cabeça da sua persona e o que ela está buscando na internet.

O Helpful Content System é uma mudança, e de começo ela pode assustar como qualquer mudança, mas é preciso que você entenda que a forma como todos produziam marketing de conteúdo irá mudar.

A partir de agora é preciso que você priorize a experiência do usuário através da produção de conteúdos de qualidade, que consigam satisfazer as necessidades e demandas do seu público, tenha você uma empresa de faca gráfica ou de água mineral.

Apresentação e produção de um conteúdo

Um ponto muito importante que se deve ter atenção é como o conteúdo é produzido e apresentado para os usuários. Para qualificar um artigo como relevante para o público, o Google avalia uma série de pontos, como:

  • Erros ortográficos;
  • Conteúdos feitos de qualquer jeito;
  • Descaso em sua produção;
  • Se o conteúdo abrirá de forma correta em dispositivos móveis;
  • Quantidade de banners/anúncios que atrapalham a experiência do usuário.

Por isso é muito importante que os conteúdos sejam escritos com calma e muito conhecimento, além de revisados, para que nenhum detalhe passe despercebido. Além disso, faça testes frequentes e veja como o seu site está respondendo aos smartphones.

O que sua agência pode aprender daqui para frente?

O Helpful Content System veio para mostrar que o Google está cada vez mais preocupado com a experiência do usuário, e deseja que as empresas e todos os criadores de conteúdo também estejam.

Por isso que a prioridade daqui pra frente deve ser colocar as pessoas em primeiro lugar, e se você tem uma empresa de martelo demolidor 30 kg, não crie conteúdos focados apenas na venda dos seus produtos, busque agregar valor para o seu público.

O Helpful Content System veio para nos mostram que um bom conteúdo deve:

  • Se manter focado no tópico principal;
  • Ter experiência no tópico em primeira mão;
  • Focar e se especializar em apenas um nicho;
  • Providenciar as respostas de acordo com as perguntas do usuário;
  • Não negligenciar a experiência do usuário em seu site;
  • Responder somente aquilo que tem conhecimento.

Se você seguir todas essas diretrizes, nada irá mudar em relação ao rankeamento do seu site, pois o Google irá entender que todos os seus conteúdos são de qualidade, agrega valor para os seus clientes e responde suas dúvidas.

Dessa forma, a plataforma irá continuar entregando todas as suas publicações de forma orgânica para todos os usuários, por isso é muito importante que você esteja atento a esses aspectos para que não seja punido ou que o seu conteúdo seja banido da plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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