Guia do Google Ads em 2024

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Para vender produtos e serviços na internet, existe um lugar perfeito para anunciar: o Google Ads. Afinal, no marketing digital, onde a competição pela atenção do consumidor é acirrada, o Google Ads continua a ser uma ferramenta indispensável para empresas de todos os tamanhos.

Com suas atualizações contínuas e recursos aprimorados, o Google Ads se mantém na dianteira das estratégias de publicidade online, o que permite que os negócios alcancem seus públicos-alvo de modo eficaz e mensurável.

Porém, em 2024, como o Google Ads pode ser usado da melhor maneira possível para ter sucesso com os anúncios?

É isso que você vai conferir ao longo deste guia, que pretende ajudar principalmente quem vai começar a utilizar o Google Ads em 2024.

Crie uma conta no Google Ads

Para criar uma nova conta no Google Ads, você precisa ter uma conta no Gmail e tem de acessar o site do Google Ads e clicar no botão “Comece agora”.

Você pode criar uma nova conta no Gmail se quiser diferenciar o uso de outra conta que já possua, e isso é um bom caminho a ser seguido, aliás.

Depois disso, a conta já estará criada. Sim, é bem simples. Só que vai aparecer uma tela onde pede para você criar sua primeira campanha.

O ideal é você fazer isso mais tarde e vamos te explicar ao longo do conteúdo. Por isso, clique em “Pular criação da campanha”.

Em seguida, você será solicitado a inserir informações básicas, como o país de faturamento, fuso horário e unidade monetária.

Clique em “Continuar com sua conta” para fazer mais configurações da sua conta. No menu lateral “Faturamento”, clique em “Configuração de faturamento”. Na tela que abrir, preencha os dados solicitados na parte “Informações do cliente”, no caso a sua empresa.

Leia atentamente os termos apresentados e clique em “Enviar” para finalizar a configuração de faturamento. Aparecerá uma tela com um boleto referente ao valor que você estipulou para anunciar e você poderá fazer o download ou apenas clicar em “Concluir”.

Aviso importante: sempre use informações verídicas para evitar bloqueios da sua conta no Google Ads.

Campanha no Google Ads: escolha o objetivo e o tipo

Ao iniciar uma campanha no Google Ads, uma das decisões mais importantes que você vai precisar tomar é escolher o tipo de campanha e definir seu objetivo.

Entre eles, estão:

– Vendas;

– Leads;

– Tráfego do site;

– Consideração de produto e marca;

– Alcance e reconhecimento da marca;

– Promoção de app;

– Visitas a lojas locais e promoções;

– Criar uma campanha sem meta.

Assim que você clicar em “Continuar”, vão aparecer opções de tipo de campanha para você escolher, cujos principais são:

– Pesquisa;

– Performance Max;

– Rede de Display;

– Shopping;

– Vídeo;

– Geração de demanda.

Entenda melhor cada um dos tipos de campanhas logo abaixo:

– Campanhas de pesquisa: são o tipo mais básico de campanha no Google Ads e são exibidas nos resultados de pesquisa do Google quando os usuários digitam palavras-chave relacionadas aos seus produtos ou serviços. O objetivo principal das campanhas de pesquisa é aumentar o tráfego qualificado para o seu site, bem como levar os usuários a clicarem nos seus anúncios e visitarem suas páginas de destino.

– Campanhas de Performance Max: baseadas em metas, facilitam o acesso de todo o inventário do Google Ads. Ela complementa as campanhas de pesquisa a partir de palavras-chave e auxilia o encontro de mais clientes que geram conversões em todos os canais do Google.

– Campanhas de Rede de Display: permitem que você exiba anúncios gráficos em sites e aplicativos do Google (YouTube, Gmail, etc.) para alcançar uma audiência mais ampla além dos resultados de pesquisa. O objetivo das campanhas de display é aumentar o reconhecimento da marca e alcançar clientes em potencial enquanto navegam na internet.

– Campanhas de Shopping: são ideais para lojas online que desejam promover seus produtos nos resultados de pesquisa do Google, imagens do Google, Maps e sites parceiros do Google. Com as campanhas de shopping, você pode exibir anúncios de produtos com imagens, preços e informações relevantes, o que amplia o número de vendas e do tráfego para a loja online.

– Campanhas de vídeo: viabilizam que você exiba anúncios em vídeo no YouTube e em outros sites e aplicativos parceiros do Google. O objetivo das campanhas de vídeo é aumentar o engajamento do público-alvo com vídeos que informam, inspiram ou entretêm os espectadores.

– Campanhas de geração de demanda: indicadas para quem quer usar as redes sociais com base para publicar anúncios em vários formatos com um visual atraente em canais de grande impacto do Google, como Shorts, Discover e Gmail. Visam criar interesse e conscientização sobre produtos ou serviços com um público amplo.

Com o tipo de campanha escolhido, será necessário inserir a URL do seu site e definir um nome específico para sua campanha, a fim de encontrá-la facilmente depois. Uma recomendação é colocar o objetivo da campanha no nome dela. Clique em “Continuar”.

Métrica e custo da palavra-chave

No Google Ads, entender as métricas e o custo associados às palavras-chave é essencial para uma campanha bem-sucedida. 

Afinal, as palavras-chave desempenham um papel fundamental na determinação de onde e quando seus anúncios serão exibidos nos resultados de pesquisa do Google.

Na sequência do tópico anterior, vai aparecer a página de Lances. Na caixa “Em qual métrica você quer focar?”, uma boa escolha para começar é “Cliques” e selecionar “Definir um limite máximo de custo por clique”.

Em “Limite de lance máximo de CPC (custo por clique)”, é preciso colocar o limite máximo da palavra-chave.

Caso você não saiba como definir este valor, é bastante simples. Em uma nova aba, acesse o Google Ads e no menu lateral “Ferramentas”, clique em “Planejador de palavras-chave” e “Descobrir novas palavras-chave”.

Então, insira a palavra-chave que você quer usar para anunciar. Clique em “Ver resultados” e encontre o valor mínimo e o valor máximo. Some os dois e divida por dois, para ter uma média. O resultado é o valor ideal para usar como lance máximo. Clique em “Próxima”.

Configurações da campanha

Na hora de configurar uma nova campanha, é importante considerar uma variedade de fatores para garantir que suas campanhas atinjam o público certo, no momento certo e com o orçamento adequado.

A página que abrir após determinar a métrica e custo da palavra-chave se chama “Configurações da campanha”, onde você pode deixar desmarcadas as duas opções “Rede de pesquisa” e “Rede de Display” em um primeiro momento.

Já em “Locais”, escolha o local que mais faz sentido para o seu negócio e com potencial vender mais, seja ele com cobertura local ou nacional. Quanto mais específico, melhor.

Na parte de “Idiomas”, mantenha a seleção em “Português” e em “Segmentos de público-alvo”, “Palavras-chave de correspondência ampla” e “Recursos criados automaticamente”, não mexa em nada.

Dentro de “Mais configurações”, foque em “Programação de anúncios” para que sua campanha seja veiculada pelo Google Ads conforme os melhores horários para você responder os contatos. Defina os dias e horários. Clique em “Próxima”.

Palavras-chave

Entenda que, no Google Ads, as palavras-chave são o pilar fundamental para alcançar seu público-alvo e direcionar o tráfego qualificado para o seu site.

Pense bem: você sabe qual é a palavra-chave que seu cliente digita para encontrar o produto ou serviço que você oferece?

No campo “Inserir palavras-chave”, coloque aquelas que são literalmente o produto ou serviço que você vende. Colocar o nome da sua empresa também é válido.

Você pode colocar mais de uma palavra-chave, mas não é indicado usar mais que duas se você tiver um orçamento disponível de até R$ 50 por dia.

Busque digitar estas palavras-chave entre colchetes — estes símbolos: [ ] — para que o Google Ads não mostre variações destas palavras-chave e para que você preserve a eficiência da campanha.

Para usar as melhores palavras-chave no seu anúncio, siga estas dicas:

– Relevância e intenção do usuário: escolher palavras-chave relevantes faz com que seus anúncios sejam exibidos para usuários que tenham uma alta probabilidade de estar interessados em seus produtos ou serviços. Além disso, é crucial considerar a intenção por trás das palavras-chave escolhidas. Por exemplo, uma palavra-chave como “comprar tênis” indica uma intenção de compra clara, enquanto “tipos de tênis” pode indicar apenas uma busca por informações.

– Pesquisa de palavras-chave: realizar uma pesquisa ampla de palavras-chave é interessante para identificar as melhores oportunidades de segmentação para suas campanhas. Ferramentas como o Planejador de Palavras-chave do Google Ads e Semrush vão te auxiliar a descobrir palavras-chave relevantes, volume de pesquisa e concorrência.

– Correspondência de palavras-chave: no Google Ads, você pode escolher diferentes tipos de correspondência de palavras-chave para controlar com precisão quando seus anúncios serão exibidos em relação às consultas dos usuários. Atualmente, isso inclui correspondência ampla, correspondência de frase e correspondência exata. Cada tipo de correspondência tem suas próprias vantagens e é importante escolher a combinação certa com base nos seus objetivos de campanha.

Criação do anúncio

Logo abaixo, em “Anúncio”, você poderá criar seu anúncio com base em informações relevantes para seu negócio.

No campo “URL final”, insira a URL do seu site para que, após o clique no anúncio, o usuário seja redirecionado para esta página em questão.

Na opção “Chamadas”, clique em “Nova ligação” e coloque um número de telefone para que as pessoas possam entrar em contato com você.

Abaixo, você tem de definir um título para o anúncio e vários campos estarão disponíveis para isso. Inclusive, você pode adicionar mais títulos, se for necessário até seis, só que quatro títulos são o bastante.

Naturalmente, a palavra-chave usada anteriormente precisa estar no título do primeiro anúncio. No segundo e no terceiro título, que são para anúncios diferentes, use a dor do cliente. No quarto título, escolha uma palavra-chave que complemente seu produto ou serviço.

Em “Descrições”, cumpra o pedido do Google Ads e escreva duas sobre o produto ou serviço que você vai anunciar.

Em “Imagens”, por sua vez, só inclua uma se você tiver certeza de que ela vai estimular a pessoa a clicar no anúncio.

A seguir, preencha os campos “Nome da empresa” com o nome do seu negócio “Logotipo da empresa” com a imagem da sua marca.

Se seu site tem outras sessões que agreguem ao anúncio, as inclua em “Sitelinks” ao clicar em “+ Sitelinks” e depois “Criar”.

É só você preencher os campos com as informações desejadas sobre estas seções e colocar as URLs referentes.

Pronto, os dados mais importantes já foram preenchidos e você já pode finalizar a criação do anúncio, sempre depois de fazer uma revisão detalhada, é claro. Clique em “Próxima”.

Orçamento

A alocação de recursos financeiros determina a escala e o alcance das suas atividades de publicidade online, questões que influenciam diretamente o sucesso e o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas.

Na página que abrir logo em seguida, você terá de preencher o campo “Defina seu orçamento diário médio para esta campanha”.

O mais recomendado é determinar um valor que permita ocorrer 10 cliques por dia, no mínimo. Você pode fazer o cálculo de acordo com o custo da palavra-chave utilizada, como ensinamos a descobrir anteriormente. Clique em “Próxima”.

Publicação da campanha

Antes de finalizar sua campanha, o Google Ads vai verificar possíveis erros que você cometeu na elaboração do anúncio. Se houver, corrija imediatamente.

Outra vez, o melhor a se fazer é revisar tudo com cautela para que seu anúncio não seja prejudicado por escolhas ruins. Se tudo estiver correto, clique em “Publicar campanha”.

Sua campanha será colocada no ar e você terá grandes chances de concretizar vendas a partir dela. Fique atento durante todo o período em que o anúncio rodar para estudar e entender quais são os pontos positivos que podem ser extraídos para campanhas futuras.

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