Funil de Vendas: O Que É e Como Montar de Maneira Eficiente?

Funil de Vendas: O Que É e Como Montar de Maneira Eficiente?

Funil de vendas é o nome dado a um conceito muito popular utilizado no meio do marketing que tem grande influência em praticamente todo o tipo de negócio que esteja operante.

É pelo funil de vendas em que passam os clientes em potencial de uma empresa, independentemente de até onde eles avançam ou param nesta trilha.

Devido ao seu acompanhamento constante na jornada de compras do cliente, o funil de vendas se mostra imprescindível para aumentar as vendas, auxiliando os clientes desde o interesse em comprar até a concretização da compra.

Dentre as suas variadas características, você sabe dizer realmente o que é o funil de vendas e como ele funciona na prática? Se a resposta for carregada de dúvidas, então o ideal é conhecer um pouco mais a respeito do funil de vendas.

Neste artigo, você vai entender o que é o funil de vendas e aprender a como montar um de maneira eficiente para o seu negócio. Aproveite o conteúdo para esclarecer suas dúvidas e faça uma boa leitura.

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas nada mais é do que uma estratégia de marketing que ajuda a demonstrar como é a jornada do cliente com relação à marca e aos seus produtos e serviços.

Obviamente, o funil é uma representação do formato pelo qual os consumidores caminham até chegar à compra de fato.

Isso envolve, é claro, alguns estágios que os clientes devem necessariamente passar para ir adiante e tem a ver com o nível de interesse da pessoa pelo produto ou serviço.

É aí que se destaca a transformação das pessoas no funil de vendas, pois elas passam de visitantes a clientes ao longo do processo de compra.

No funil de vendas, existem basicamente o topo, meio e fundo, partes que nós vamos explicar em detalhes a seguir.

Topo do funil de vendas

O topo é a região do funil de vendas em que a pessoa tem a noção de que ela possui uma necessidade que pode ser resolvida com as mais diversas opções no mercado.

Aqui, a empresa já consegue utilizar técnicas com o objetivo de fisgar este cliente em potencial, mostrando tudo o que ela tem a oferecer como respostas aos problemas.

É no topo do funil de vendas onde as informações e o conteúdo de qualidade fazem toda a diferença para convencer a pessoa de que as soluções de determinada empresa são a melhor escolha.

Meio do funil de vendas

O meio do funil de vendas é o local onde a pessoa já está com um bom potencial para se tornar cliente depois de se interessar pelos produtos e serviços da empresa.

Nesta metade do caminho, é presumível que este lead tenha consciência de que a empresa tem soluções a oferecer para a sua própria necessidade.

Logo, as ações da empresa podem se intensificar para qualificar ainda mais o lead, no intuito de estimulá-lo e direcioná-lo às resoluções dos problemas.

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Fundo do funil de vendas

O último estágio do funil de vendas é chamado de fundo, ponto em que as chances de realizar uma venda são mais positivas.

Após receber as informações necessárias para tirar suas dúvidas, o lead está pronto para receber propostas de produtos ou serviços que supram a sua demanda.

Ao fechar a negociação, o ciclo do funil de vendas se completa e o lead se torna em um cliente para a empresa.

Saiba como montar um funil de vendas de maneira eficiente

Depois de ter compreendido melhor o funil de vendas, é válido aprender ainda mais sobre ele para implementá-lo na sua empresa.

Para isso, você deve estar atento aos comportamentos dos clientes e tendências de mercado, sempre posicionando o seu negócio de maneira inteligente.

Então, siga alguns passos que nós destacamos para montar um funil de vendas eficiente para o seu negócio.

Entenda a jornada de compra do seu público

Nada melhor do que entender a jornada de compra do seu público para montar um bom funil de vendas.

Afinal de contas, o passo a passo das pessoas pode te ajudar no direcionamento de ações que vão prospectar novos clientes.

Perceba como as pessoas chegam até sua empresa, quais são os hábitos delas ao se relacionar com o time de colaboradores, como reagem às interações e assim por diante.

Personalize o seu funil de vendas

Ainda que exista uma fórmula tradicional com topo, meio e fundo, o interessante é que a empresa personalize o seu próprio funil de vendas.

A importância dessa personalização do funil de vendas reside na ideia de que cada negócio é único e pode determinar quais são as etapas que precisam ser implementadas.

Uma ideia é se espelhar em outras empresas do seu segmento, para tomar referências (benchmarking) e utilizá-las no funil de vendas do seu negócio.

Detalhe as ações para cada etapa do funil de vendas

Em cada estágio do funil de vendas, é fundamental ter o detalhamento de cada ação que deve ser feita para fisgar os futuros clientes.

Estabeleça etapas (milestones) e objetivos a serem alcançados para deixar todo este processo organizado, deixando o funil de vendas mais eficiente.

Torne o funil de vendas otimizado

A otimização do funil de venda é benéfica para deixar suas etapas compreensíveis para os profissionais do time de marketing, que poderão analisar as respostas dos leads com mais assertividade.

Ao ter em mãos os dados referentes às interações entre os leads e a empresa, as providências para converter esses leads em clientes podem ser postas em prática mais facilmente.

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