e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital muito usada. Ele funciona como uma espécie de canal direto de comunicação com seu público, onde você consegue melhorar seu relacionamento com os clientes.

Ao utilizar essa estratégia de marketing você consegue aproximar o relacionamento com o seu cliente, gerar conteúdos e com isso aumentar as suas vendas.

Muitas empresas ainda olham com certa desconfiança para o e-mail marketing, pois por muito tempo foi associado a spam, fraudes ou muitas vezes abordagens intrusivas, onde muitas pessoas nem liam e já apagavam essas mensagens.

Mas com o avanço da tecnologia, hoje essa estratégia é muito eficiente, pois faz com que a mensagem chegue ao público certo no melhor momento.

Exemplo, uma assessoria contábil para empresas tem seus clientes cadastrados e envia uma mensagem que está com uma promoção por tempo limitado.

Aquele cliente que estava pensando em adquirir o serviço, mas estava com um pouco de dúvida, vai sentir que aquela é a oportunidade perfeita e com isso contratar o serviço, afinal esse era apenas o empurrãozinho que ele estava esperando.

Por isso, usar da melhor forma o e-mail marketing é uma ótima estratégia para os seus negócios, e isso serve para todos os segmentos, desde fábrica de uniformes em brim até para marcas de cosméticos.

Seja uma empresa iniciante que quer começar essa estratégia, mas também para quem já possui estratégias de marketing e quer melhorar.

Conceito do e-mail marketing

E-mail marketing é uma estratégia que envia e-mails para sua lista de contato de seus clientes, assim estabelecendo uma comunicação com cada indivíduo, onde seu objetivo principal está em melhorar seu relacionamento.

E cumprir alguns outros objetivos da estratégia de marketing como o aumento de vendas, sem contar os conteúdos sobre os seus produtos se tornando referência no mercado. Esse disparo geralmente acontece por meio de ferramentas de automação.

Não é de hoje que o e-mail se tornou um canal de comunicação direta entre as pessoas, fazendo parte do dia a dia de todos, onde geralmente sempre no começo do dia é tirado alguns minutos para ler os e-mails e ver o que está acontecendo.

Sem contar que para diversos cadastros é necessário incluir seu e-mail para receber todas as orientações necessárias.

Como ao se candidatar a uma vaga, a empresa de consultoria recrutamento e seleção irá encaminhar todas as informações sobre as vagas pelo e-mail. Uma forma de comunicação muito mais eficaz que o telefone, onde nem sempre você está disponível.

Foi aí que o marketing viu uma ótima oportunidade para usar o e-mail a seu favor como forma de:

  • Divulgar seus produtos;
  • Informar sobre ofertas;
  • Enviar mensagens;
  • Compartilhar conteúdos.

Como uma espécie de panfletagem virtual, só que muito mais eficaz, afinal todos os seus contatos já compraram em sua loja e manter esse relacionamento sempre ativo é uma ótima forma de manter esse consumidor perto.

Essa é uma ótima estratégia de marketing, mas precisa ser usada com responsabilidade, afinal, se começar a incomodar o cliente, você terá o efeito contrário ao que deseja.

Muitas empresas começaram a enviar mensagens indesejadas e sem nenhuma permissão do usuário.

Se o cliente se cadastrou para receber e-mails sobre empresas que realizam teste de impairment, é isso que ele quer receber, não um monte de mensagens sobre vendas de imóveis.

Isso fez com que muitos provedores começassem a bloquear esses e-mails, fazendo com que as próprias pessoas ignorassem as mensagens antes mesmo de ler.

Nisso, as empresas se viram na necessidade de melhorar suas abordagens em relação ao e-mail marketing, solicitando autorização para que os envios fossem feitos, dessa forma segmentando sua base de contatos.

Assim adotando diversas práticas que hoje tornaram muito mais eficaz esses envios, onde as mensagens são mais relevantes e personalizadas.

Exemplo: uma mensagem sobre onde comprar madeira para telhado só será enviada para o público que realmente procura esse serviço.

Por isso, hoje a relação dos usuários com o e-mail marketing é bem diferente. Ela é uma ótima estratégia e seu uso deve funcionar como o envio de uma carta de forma direta, humanizada e pensada para cada cliente, com mensagens que façam sentido.

Razões para utilizar o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais usadas, ficando atrás apenas dos sites e redes sociais. Entenda quais as principais vantagens que ele tem a oferecer para o seu negócio.

Canal próprio

Essa é uma grande vantagem ao utilizar essa estratégia de marketing, afinal o e-mail é um canal próprio gerenciado pela sua empresa e equipe, onde vocês têm acesso a lista de contatos ativos de clientes da sua marca.

Você não terceiriza esse contato, ou seja, tem mais controle sobre o que e como é falado para esse assinante, a estratégia só depende da sua equipe de marketing. Já nas redes sociais, por exemplo, todo o conteúdo é disparado por algoritmos.

E são eles que decidem se o seu conteúdo é relevante ou não, ou seja, às vezes uma empresa de desenvolvimento de software automação comercial, por exemplo, desenvolve uma campanha para suas redes sociais, mas não tem o devido alcance.

Isso já não acontece com os e-mails, afinal todos que estão na lista vão receber o seu conteúdo, com isso você cria uma lista de contato mais eficaz e valoriza sua marca.

Grande alcance

Todas as pessoas que utilizam a internet possuem um e-mail, afinal ele é necessário para cadastrar aplicativos e basicamente tudo que se faz no mundo online.

Em um endereço de e-mail são concentradas ações de diversos outros canais, pois para cada login em um site, é necessário utilizar esse endereço eletrônico, com isso ele é uma parte essencial das atividades de todos os usuários da internet.

Portanto, ao investir no e-mail marketing, você alcança um número expressivo de pessoas, que muitas vezes nem possuem redes sociais, mas estão lá no e-mail.

Formato flexível

O e-mail é um lugar onde você é livre para anunciar e criar conteúdos sobre seus produtos. Por lá você consegue escrever mensagens com um tom mais pessoal, criar layout personalizado dos seus produtos e serviços.

Pode incluir, imagens, link, GIFs, elementos gráficos, enfim, não tem um limite ou um padrão a ser seguido, tudo depende de como o seu cliente se comporta.

Exemplo, uma empresa de administração de condomínios comerciais pode criar e-mails mais sérios, com mensagens curtas e objetivas falando sobre o seu serviço. Já um estúdio de tatuagens pode criar um template personalizado com os desenhos do tatuador.

Vale usar toda a criatividade, e acima de tudo conhecer o seu público-alvo para criar a melhor forma de comunicação.

Alto retorno financeiro

De acordo com uma pesquisa da Litmus de 2019 para cada US$ 1,00 investido em e-mail marketing, as empresas tiveram um retorno de US$ 42,00 em média. Isso mostra como essa estratégia é eficaz para aumentar as suas vendas.

O que explica todo esse retorno é o baixo custo em investimento, se comparado a outras estratégias de marketing, pois para começar você só precisa de três coisas: domínio do assunto, ferramenta de envio e apenas 1 funcionário para executar essa estratégia.

Existem inúmeras ferramentas de envio que têm opções gratuitas, vale a pena dar uma pesquisada para diminuir ainda mais os custos.

Sem contar que, ao disparar essas mensagens, você consegue fazer com que os clientes comprem mais na sua loja, seja por e-mails promocionais ou pelos conteúdos oferecidos.

Seu papel estratégico

Apesar de ser associado a abordagens promocionais, o e-mail marketing vai muito além disso, cumprindo diversos outros objetivos.

Ao autorizar receber os e-mails da sua marca, os assinantes abrem um espaço de comunicação com a sua empresa, tornando essa relação muito mais pessoal.

Por isso, utilize todos os recursos possíveis no e-mail marketing, não se limite apenas a divulgação dos produtos. Pense que, ao criar laços com esse cliente, a venda se torna muito mais eficaz, afinal só consumimos marcas que confiamos e acreditamos.

Tente incluir em seu planejamento estratégias que possam:

  • Estreitar os relacionamentos;
  • Promover seus conteúdos;
  • Nutrir e educar seus leads;
  • Vender;
  • Fazer o pós-venda.

Com isso você torna suas mensagens muito mais eficazes, criando um relacionamento mais efetivo com seu cliente, e não apenas enchendo sua caixa de entrada com promoções e descontos.

Ferramentas estratégicas para utilizar

Conheça alguns meios de encaminhar seus e-mails para sua lista de contatos. Lembre-se que tudo depende do seu público e como você quer passar a mensagem.

E todas as dicas valem para todos os segmentos, desde casas de shows até uma consultoria em gestão de vendas.

Newsletters

Esse é o formato mais tradicional, que funciona como o envio periódico, seja diário, semanal ou mensal, de mensagens com um único tema. A regularidade dos envios ajuda a manter os clientes próximos.

Ele funciona como um boletim de notícias e pode ser usado como a introdução de uma tema para levar os assinantes para o blog ou inserir todo o conteúdo no próprio e-mail.

E-mails promocionais

Esses costumam ser os mais comuns, pois possuem uma abordagem mais comercial, pois o seu objetivo é promover a venda, incluindo ofertas, preços e descontos, com links que direcionam o cliente direto para o site de vendas.

Pesquisas

Como você tem contato direto com os clientes, fica muito mais fácil conhecê-los, com isso o e-mail marketing pode ser usado para colher dados de pesquisa.

Como após uma compra, através de pesquisa de satisfação, para traçar o perfil da sua persona, entender o mercado, enfim, pode ser usado de diversas formas.

Essas são as principais ferramentas e meio de usar o e-mail marketing, mas existem inúmeras possibilidades para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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