O Messenger se tornou uma das ferramentas de mensagem mais populares do mundo, aproximando pessoas e empresas. Hoje, mais de 20 bilhões de mensagens são trocadas entre pessoas e empresas todos os meses1. Para reforçar essa conexão, apresentamos dois novos recursos nesta semana na F8, a conferência anual do Facebook para desenvolvedores.
Nossa plataforma de mensagens ajuda as marcas em diversos objetivos, mas conseguir cadastros é um dos casos mais comuns. Por isso, adicionamos no Gerenciador de Anúncios alguns modelos para geração de cadastros que funcionam como uma experiência guiada no Messenger — as conversas com respostas automatizadas que apresentamos aqui. Assim, marcas podem criar um anúncio para saber mais sobre o que as pessoas estão procurando, mas direcioná-las para uma conversa em vez de um formulário.
Uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, a norte-americana General Motoros se juntou a uma desenvolvedora parceira, a Smarters, para criar uma experiência do tipo no Messenger. Com o teste, a dupla conseguiu três mil cadastros em oito semanas com uma taxa de conversão 30% maior em comparação com outros canais de marketing digital. Veja abaixo como essa novidade pode funcionar para a sua empresa:
As pessoas também usam a plataforma para reservar horários com empresas ou estabelecimentos. Para tornar esse processo mais fácil, criamos uma interface de reserva na API do Messenger, que pode ser integrada a um sistema de calendário da empresa. Assim, os clientes conseguem ver sempre a disponibilidade de horários atualizada.
A Sephora trabalhou com os desenvolvedores parceiros da Assist para criar uma experiência desse tipo. Com a nova funcionalidade, a marca conseguiu aumentar em 50% as reservas na loja em comparação com outros canais. O recurso do Messenger pode ser usado não só por lojas como a Sephora, mas também para reservar mesas em restaurantes, marcar horários em salões de beleza e até mesmo agendar test-drives em concessionárias, entre outras possibilidades:
A experiência de geração de cadastros e a reserva de horários no Messenger ainda estão na fase de teste, mas chegarão para todas as marcas ainda neste ano.
Fonte: facebook.com/business