O mercado se transforma em uma rápida frequência. Algo a ser observado por quem trabalha na gestão de um empreendimento há muito tempo, sendo preciso se adaptar à nova realidade presente. E as vendas online fazem parte hoje desse novo sistema.
Abrindo assim um leque de oportunidades para o mercado, mas contando também com um número variado de desafios, para quem busca manter o seu negócio alinhado ao que está sendo praticado na sociedade, principalmente em relação às necessidades do público.
Até porque o mercado funciona como algo reativo. Respondendo às demandas levantadas por uma audiência em particular, adotando então práticas que permitam com que um negócio consiga estabelecer uma relação positiva com o seu número de clientes.
Como uma empresa que atua com a gestão de frota de veículos leves, cujo processo de tomada de decisões passa pela expectativa do público a procurar por esse tipo de serviço. Sendo preciso adotar ações que destaquem o valor dessa companhia para uma audiência.
E dentro dessas possibilidades é importante observar tudo o que mais de inovador possa existir no mercado. E muitas dessas novidades costumam estar associadas às ferramentas e estratégias de cunho digital, diante da importância que esse campo possui atualmente.
Consequência direta da facilidade em acessar a internet. Pois, o que antes exigia um grande computador, com uma conexão de dados lenta e de alto custo, agora trata-se de um sistema ao qual os usuários podem navegar diretamente por meio dos seus celulares.
Chegando assim a um novo cenário, no qual as pessoas cada vez mais passam a acessar às plataformas digitais, em busca de conteúdos, informações ou qualquer tipo de facilidade que possa ser conquistada por meio desse cenário virtual.
Incluindo assim as possibilidades comerciais, pela forma com que um usuário pode pesquisar pelo contato de um centro de medicina do trabalho, cabendo então a esse tipo de negócio se estabelecer na rede, para ser considerado por uma nova geração de clientes.
E esse é apenas um exemplo sobre como o setor digital vem modificando as atividades do mercado, sendo possível até mesmo realizar uma transação comercial integralmente por meio da internet.
O crescimento do mercado digital
As portas para esse crescimento do mercado digital estão associadas a esse fácil acesso ao cenário digital. Contudo, isso é apenas o primeiro passo para essa grande revolução comercial, que está conectada também à aproximação do público aos meios digitais.
Até porque o mercado não iria investir nesse novo tipo de plataforma caso não encontrasse um público nesse local. Com um dos principais propósitos de quem atua no setor comercial sendo o de ir ao encontro de sua audiência de clientes.
O mesmo acontece com o mercado físico, através da abertura de lojas em locais movimentados, a entrega de produtos até a mão dos clientes, entre outras que ações capazes de fortalecer a relação de uma empresa com o seu público.
Como uma empresa de capa de chuva, que trabalha com a distribuição do seu produto até o contato com seus clientes, por meio de estabelecimentos que atuam com vendas de produtos em geral, como as lojas de departamento.
O que a internet trouxe foi um desdobramento desse mercado, ao permitir com que as empresas possam adotar uma relação mais direta com o seu público, através das vendas a serem realizadas em canais práticos e intuitivos, como um site de vendas.
E o crescimento desse mercado digital acompanha também a própria migração dos clientes para essa nova realidade. Pois, atualmente o acesso à internet no Brasil já chega a uma parcela de 81% da população nacional acima de 10 anos.
Dados levantados pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil em 2020, e que seguiram a ampliação dessa cobertura nos últimos anos, hoje podem chegar a um percentual ainda maior, contando com o acesso via computador ou por aparelhos móveis.
Um cenário responsável com que as plataformas digitais passem a contar com a presença de um número cada vez mais impressionante de usuários, possibilitando assim com que uma empresa que faz locação de ônibus executivo divulgue seus serviços na internet.
Com o intuito de alcançar uma audiência de destaque, que se interesse pelos seus serviços e procure por ele através de um canal digital, como nas redes sociais. Tudo a destacar a importância para um negócio em se destacar através da internet.
Mas para de fato ter sucesso nesse processo de adaptação, seja abrindo um novo negócio ou migrando o seu estabelecimento tradicional para esse novo campo de interação, é preciso adotar algumas estratégias específicas, para se alcançar sucesso nessa ação.
Como alcançar uma boa performance digital
Se o público de uma empresa que faz transporte de veículos está presente na internet, é óbvio a necessidade desse negócio em se estabelecer nesse cenário digital. Contudo, essa transição pode não ser muito fácil para quem não conhece a fundo o comércio virtual.
Ao mesmo tempo em que não é preciso se preocupar, já que o mercado de vendas digitais vem crescendo justamente por sua facilidade, tanto para quem compra como para quem vende.
Sendo assim, é importante ter atenção às dicas a seguir, de forma a auxiliar o seu negócio a alcançar a melhor performance possível de vendas através de uma plataforma digital. A começar pelo modelo de vendas a ser adotado.
Escolha um modelo comercial
Diversos são os mercados que podem se estabelecer na internet, passando pelo setor de tecnologia até a área de serviços, com todos encontrando seus respectivos públicos por meio desses campos digitais.
Algo que abre também um grande nível de concorrência, sendo importante escolher uma área específica para se especializar. Em algo que envolve tanto o mercado escolhido como o formato de vendas, seja em um negócio totalmente digital ou em um sistema híbrido.
Como uma distribuidora de produtos cirúrgicos, que pode atuar tanto com um escritório presencial como em seu site, ou então uma agência de turismo exclusivamente virtual. Independente do modelo escolhido, é preciso definir também sua plataforma de vendas.
Opte pela plataforma adequada ao seu negócio
O meio digital permite também com que um negócio consiga considerar um número variado de plataformas, que podem ser úteis para que essa empresa realize suas transações comerciais ao público.
Uma multiplicidade que apenas cresce, diante do surgimento de novas possibilidades digitais. Atualmente as opções de maior destaque para as suas vendas na internet são:
- Site de vendas;
- Plataforma marketplace;
- Venda via redes sociais;
- Transações via chats de mensagem.
Uma variedade que permite com que uma fábrica de tampa plástica possa lidar com encomendas a serem feitas em seu site próprio, por sua empresa em uma plataforma comercial destinada a diversos negócios, ou até mesmo pelo WhatsApp.
Uma relação que destaca também o processo de flexibilização do mercado, tanto com foco no consumidor final, como junto ao público empresarial.
Estruture um funil de vendas
A decisão de um cliente em finalizar uma compra passa por um conjunto de etapas. Desde o descobrimento de uma marca, o processo de consideração e análise, até chegar à aquisição. Algo importante a ser observado e trabalhado por parte das empresas.
A grande diferença é que o setor digital permite um contato mais complexo com o público, com o direcionamento de conteúdos e anúncios que podem incentivar um usuário a passar por diferentes etapas nessa jornada de compras, até se converter em um cliente.
Sendo válido para uma empresa definir bem cada uma dessas etapas, além de identificar a posição do seu público nesse processo, para melhorar o nível de vendas desse negócio na internet. Utilizando para isso de uma estratégia a ser explorada no tópico seguinte.
Divulgue sua marca
As ações de divulgação têm uma grande importância no propósito de fazer com que uma empresa seja conhecida pelo público, aumentando assim a sua possibilidade de vendas. O mesmo segue a acontecer na internet, existindo até novas possibilidades nesse cenário.
Ao comprar um espaço nas redes sociais, uma agência que age com o serviço de consultoria em implantação de erp pode aumentar o engajamento do público com o seu negócio, por meio dos anúncios a serem compartilhados nas plataformas digitais.
E para conquistar essa maior visibilidade é importante definir certas práticas, como o otimizar a configuração SEO do seu site, um sistema que facilita com que essa plataforma seja vista pelos serviços de busca, além da compra de anúncios digitais.
Permitindo assim com que um post patrocinado no Instagram possa aumentar tanto a visualização do seu negócio, como também o seu índice de vendas dentro desse espaço. Tudo o que permita a uma empresa ter uma relação de maior impacto com seu público.
O mais importante é que uma companhia dê atenção a todas essas dicas citadas, pois a combinação delas pode fazer com que um negócio alcance uma performance na internet tão positiva, ou até mesmo maior, do que uma companhia no mercado presencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.