Como montar uma estratégia de marketing industrial?

marketing industrial

As estratégias de marketing são desenvolvidas tendo como foco otimizar os resultados alcançados por um negócio dentro de sua área, envolvendo a sua relação clientes, fornecedores entre outros. O marketing industrial age com um foco mais específico.

Tratando-se de um conjunto de estratégias focadas no mercado industrial, ou seja, as transações comerciais que envolvem duas empresas, e não a relação comum entre uma companhia e o público consumidor final, sendo algo de importância no mercado.

Pois até que um produto chegue nas prateleiras de um supermercado ou na vitrine de uma loja, uma série de transações comerciais precisa ser concluída nos bastidores, da confecção até o transporte de tais mercadorias até o seu ponto de venda escolhido.

Envolvendo, por exemplo, a relação entre qualquer tipo de fábrica, da produção de alimentos até o setor de brinquedos, com uma área comercial que envolve a manutenção e fabricação de equipamentos mecânicos, como uma empresa de rolamentos.

Tratando-se de uma relação necessária para que essa fábrica funcione da melhor maneira possível, atingindo suas metas de produção, sendo objetivos definidos de acordo com a demanda do público por tais tipos de produtos, aumentando assim sua fabricação.

E para que essa relação com o consumidor final possa ocorrer de forma prática e ideal, é preciso antes ter atenção às relações comerciais entre as empresas, que trocam produtos e serviços para que seja possível realizar o trabalho pelo qual elas se responsabilizam.

Tal como a necessidade das mais diferentes indústrias pelos serviços de centros de usinagem, responsáveis pela fabricação de diferentes peças que poderão ser essenciais para o funcionamento de tal companhia, como partes de um equipamento de importância.

Da mesma forma como o marketing trabalha com o encontro de soluções em relação ao comércio realizado entre uma empresa e o seu público, a mesma coisa acontece dentro do mercado industrial, existindo apenas uma modificação em relação a sua audiência.

As relações do marketing industrial

Para entender melhor como funciona o marketing industrial, primeiro é importante conhecer as duas modalidades ao qual uma empresa pode se inserir, podendo ser uma companhia ligada ao público consumidor e a esse que é conhecida como uma audiência industrial.

Para isso existem dois termos a serem adotados durante a descrição dos serviços de tal companhia, tratando-se do de uma empresa que realiza negócios por meio do B2C ou do B2B.

O B2C (Business to Consumer) está relacionado ao sistema mais comum de ser visto no mercado, nesse caso a relação comercial entre uma empresa e o público consumidor, ou seja, o cliente final dentro de toda uma linha de jornada de compra.

Abrangendo mercados como o de roupas, de produtos para casa, entre os mais variados tipos de produtos que podem ser diretamente consumidos pelo público-alvo de uma companhia.

Por outro lado, o B2B (Business to Business) se trata do comércio a ser realizado de uma empresa para outra, como uma empresa de usinagem e ferramentaria, que oferece os seus serviços para que uma fábrica de produção de roupas consiga realizar seu trabalho.

Tudo por meio da confecção de peças e equipamentos que poderão ter alguma utilidade no processo de manutenção do equipamento dessa fábrica em questão, que necessita do trabalho dessas máquinas para agilizar o seu processo de produção.

Se pegarmos como exemplo uma fábrica de roupas, por exemplo, podemos citar uma série de provedores aos quais tal companhia terá de se relacionar, passando por uma variedade de fornecedores, entre eles aqueles que trabalham com:

  • Algodão;
  • Botão de plástico;
  • Papel para as embalagens;
  • Máquinas e equipamentos.

Sendo necessário para cada um desses mercados saber como otimizar suas atividades comerciais, para que seja possível conquistar a atenção e interesse de compra de sua audiência de clientes, aqui presente junto ao setor industrial.

Cabendo então à uma empresa de automação industrial saber como aprimorar suas ações de venda no mercado, para que dessa forma seja possível alcançar melhores resultados dentro de suas atividades voltadas a divulgação dos seus serviços.

O mesmo tipo de estratégia já popular entre as empresas que atuam junto ao público consumidor, mas que também possuem sua importância em relação ao B2B.

Com o marketing industrial surgindo exatamente com a sugestão de diferentes estratégias que podem ser adotadas por companhias que se encontram nessa área comercial, atuando no processo de otimização das suas atividades de comércio, trazendo melhores resultados.

Vantagens do marketing industrial

A partir do momento que uma empresa passa a trabalhar com tal sistema de marketing, ela começa a ter acesso a uma série de benefícios que estão relacionados a adoção de um conjunto otimizado de ações a serem executadas dentro do seu mercado.

Entre essas vantagens é possível destacar:

  • Comunicação com uma audiência específica;
  • Menores custos de divulgação;
  • Aumento nos lucros;
  • Estratégias mais eficazes.

Ou seja, tudo o que for necessário para que uma uma industria de paineis eletricos consiga alcançar os melhores resultados dentro do seu setor de negócios, fornecendo serviços para que diferentes empreendimentos consigam se destacar em seus setores.

Com o marketing industrial agindo exatamente com a indicação de estratégias capazes de melhorar o resultados alcançados por tais companhias, que assim como as empresas de B2C precisam tomar atitudes que melhorem sua relação com o seu público.

Sendo importante então não só conhecer essa modalidade do marketing, como também saber como desenvolver uma estratégia eficaz em relação a tal setor.

Ferramentas essenciais para o marketing industrial

Para que uma empresa consiga alcançar bons resultados em sua área, ela precisa se relacionar bem com o mercado e com o seu público, sendo necessária a adoção de estratégias e ferramentas que possam ser úteis em seu processo de vendas.

Dentro dessa relação é possível citar alguns fatores importantes para se ter atenção, tais como:

Equipe de vendas

Por se tratar de um público de perfil específico, cabe às companhias do ramo industrial também terem acesso a uma equipe de vendas eficaz, garantindo com que clientes em busca dos serviços de empresas de calibração escolham por uma empresa em particular.

Tendo atenção também a competição presente nesse mercado específico. E para garantir os melhores resultados em relação a tal equipe de vendas, é importante alinhar o seu trabalho com as ações do setor de marketing, criando ações complementares.

Foco nas forças da empresa

Para que uma companhia consiga se destacar junto ao seu público empresarial, é necessário que ela consiga destacar quais são as suas forças dentro desse mercado, a ponto de ser reconhecida e considerada por empresas clientes.

Seja na qualidade dos seus produtos e serviços, o preço a ser praticado, além da complementação entre diferentes fatores. Tudo o que possa colocar tal companhia em evidência no mercado, sendo uma diretriz a ser replicada em todos os setores da empresa.

Comunicação eficaz

Engana-se quem acha que as estratégias de comunicação são úteis apenas para quem lidar com o público direto. Pelo contrário, trata-se até de um trabalho que exige um foco mais especializado, por se tratar de uma audiência mais particular.

Sendo necessário que uma construtora industrial saiba como fazer o melhor trabalho possível em relação à divulgação dos seus serviços, garantindo a atenção e consideração por tal público ligado ao setor industrial.

Uma audiência que também possui demandas e opiniões, sendo responsabilidade da construtora citada saber como destacar suas características, que podem surgir como respostas para quem busca tal tipo de serviço voltado à indústria.

Marketing de conteúdo

Existem algumas ferramentas comuns de serem adotadas no mercado B2C que também possuem sua utilidade dentro do sistema B2C, com uma delas sendo o marketing de conteúdo.

Uma estratégia que trabalha com a produção de materiais capazes de otimizar a relação entre uma companhia e o público ao qual tal empresa pretende trabalhar junto.

A maior diferença no método de criação desses conteúdos, com o uso de uma linguagem adequada ao seu público de perfil empresarial.

Escolha dos canais corretos

Por fim, é importante também adotar os canais corretos, que melhor funcionem na divulgação de suas ações de marketing, levando tais conteúdos diretamente ao seu público presente na indústria.

Já que da mesma forma com que um sistema erp para logística pode ser útil para o processo de gestão de atividades dentro de uma empresa, é importante também saber como organizar suas ações de comunicação, acerca da escolha dos canais adequados.

Tudo para que as suas estratégias desenvolvidas junto ao mercado alcance os melhores resultados possíveis, tendo como objetivo conversar diretamente com um público de perfil industrial. Garantindo com que tais companhias consigam se destacar nessa área.

Existindo uma importância de saber lidar tanto com o público final como com uma audiência empresarial, para que assim o setor comercial como um todo consiga funcionar de forma eficaz e integrada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.