Entenda o que é e qual a importância do copywriting

copywriting

Você sabe o que é copywriting? Certamente, essa é uma das técnicas de marketing de conteúdo mais importantes para gerar vendas.

Afinal, é exatamente esse o propósito do copywriting: vender através das palavras. Ou seja, ele nada mais é do que uma técnica de persuasão e escrita com o intuito claro de vender um produto ou um serviço para um cliente.

E obviamente é uma técnica que tem sido amplamente utilizada, principalmente pelos resultados que geram para os clientes.

Ou seja, se você quer vender um exaustor de cozinha ou qualquer outra coisa, você deve utilizar essa técnica para acelerar o processo de vendas.

Esse é o princípio do copywriting e é sobre ele que iremos abordar neste artigo! Confira tudo sobre o assunto e entenda a importância para todos os tipos de negócios.

O que é copywriting?

Copywriting é um tipo de texto criado para influenciar os leitores a se tornarem clientes. Esse tipo de texto é muito importante para marketing de conteúdo e inbound marketing.

Esse tipo de escrita não leva necessariamente os leitores a comprar na hora que leem, mas o foco da estratégia é de fato vender. Mas também, esses textos podem ser usados ​​para educar gradativamente seus leitores a se tornarem clientes. Ou seja, te ajuda a: 

  • Anunciar e explicar um produto ou serviço;
  • Como usá-lo;
  • Quais são seus benefícios;
  • Qual o diferencial.

Falar sobre essas questões também fazem parte do copy, e são formas de fazer com que os leitores se interessem e comprem sua ideia.

Portanto, seja para vender câmera termográfica ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, você deve utilizar o copywriting para acelerar esses processos.

Copywriting no marketing digital

No marketing digital, é crucial entender o que seus clientes desejam e saber a melhor maneira de alcançá-los. Isso permite que serviços e produtos sejam oferecidos de uma forma que lhes interesse.

Essa comunicação entre a empresa e o cliente também é essencial para o copywriting. Afinal, é preciso conhecer bem o cliente para saber como vender a solução para ele, da forma como ele receberá melhor a ação.

Portanto, ao estruturar uma estratégia de copywriting no seu negócio, pense na melhor forma de abordá-los como clientes até mesmo na hora da venda.

Um exemplo claro disso são as landing pages, ou páginas de vendas, como também é conhecida, que são conteúdos persuasivos falando sobre a solução oferecida.

Mas o ponto-chave desse tipo de conteúdo é que essas páginas são desenvolvidas com base nas dores da persona, e em cada linha escrita, o leitor começa a ser instigado devido a todo esse aspecto de identificação.

Ou seja, o copywriting é sim pensar no leitor, em suas dores e necessidades. Não adianta começar a produzir um copy baseado no abstrato ou na suposição, o resultado pode não ser bom.

Portanto, o marketing de qualidade fornece aos seus leitores um texto bem escrito com conteúdo relevante, e o copywriting persuasivo não é diferente. O objetivo é influenciar o leitor e torná-lo um cliente de forma leve e bem desenvolvida.

E todo esse princípio serve para todos os tipos de soluções a serem vendidas, seja elevador de canecas ou um produto de cabelo.

O objetivo principal do copywriting

Diante do que abordamos no tópico anterior, fica fácil entender que o principal objetivo do copywriting é fazer com que o leitor se identifique com a solução oferecida por você e tome alguma iniciativa.

Desse ponto de vista, não adianta apenas fazer um conteúdo direto, sem planejamento e sem construção baseada nas dores da persona. Portanto, é preciso estruturar, planejar e identificar a melhor linguagem para abordar o cliente através da escrita.

Em geral, é necessário persuadir o leitor a realizar alguma ação, atrair sua atenção, fazê-lo seguir as instruções abordadas nas informações.

Por isso, é preciso destacar quais são os benefícios do seu produto, por exemplo, ou mencionar por que o seu negócio é o melhor.

Até mesmo para quem oferece serviços industriais como tratamento de erosão a fio, por exemplo, é importante utilizar estratégias de persuasão na escrita para gerar interesse de compra e venda dos clientes.

Pensando em todos esses aspectos que constituem o copywriting, vamos abordar no próximo tópico as principais estratégias de copy que você pode utilizar no seu negócio para aumentar as vendas e melhorar a percepção dos clientes sobre a solução que você oferece.

Como fazer um bom copywriting?

Um bom copywriting é essencial para qualquer tipo de negócio como já foi mencionado acima. No entanto, depois de entender esse fato, fica a questão: como fazer um bom copywriting que realmente gera resultados?

Como vender desde desengraxante industrial para outras empresas até cursos de educação infantil para pais que têm dificuldade em educar seus filhos? A resposta está exatamente no copywriting.

Afinal, ele é a base de todo processo de comunicação com o consumidor para atraí-lo a comprar o que você oferece.

Por isso, é importante aprender o tema para fazer um bom copy que promova um serviço ou produto, principalmente porque hoje em dia a competição é acirrada em todos os segmentos de mercado.

Com isso, a necessidade de promover um diferencial é sempre grande e aumenta cada vez mais.

Portanto, podemos entender a importância da estratégia de copy como um macacão de proteção que é indispensável para que o colaborador exerça suas atividades com segurança.

Ou seja, sem ele, o colaborador não pode realizar suas atividades, e se o fizer, sofrerá dano.

Da mesma forma que se alguém for vender uma solução, ela precisa do copywriting para lhe dar uma segurança nas suas ações de vendas, caso contrário, os resultados não serão positivos e podem até causar dano no seu negócio.

Confira abaixo como escrever melhor e atrair mais clientes!

Entenda sua personalidade

Copywriting é sobre sua persona, não sobre sua empresa. Por isso, é imprescindível conhecer profundamente os anseios e as maiores dores do seu público para se comunicar de forma eficaz e focar no que realmente importa.

Quanto mais você souber sobre quem realmente compra sua empresa ou de você como fornecedor e empresário, melhores e mais direcionadas serão suas comunicações.

Afinal, vender bits para parafusadeira em uma loja online de construção é totalmente diferente de vender um curso de culinária para estudantes de gastronomia, então reserve um momento para definir e refletir nisso de forma objetiva e clara.

Sempre fale a verdade

É claro que o copywriting é persuasão, mas é importantíssimo enfatizar que essa técnica nada tem a ver com manipulação.

Por isso, procure sempre falar a verdade de forma envolvente, e não tente mentir ou dizer mais algo que não é verdade sobre seu produto ou serviço, pois isso só irá prejudicar seu negócio.

Você pode vender muito um produto ou serviço simples falando a verdade, mas pode acabar com seu negócio ao vender para muitas pessoas com base em letras, afinal, os clientes insatisfeitos sempre voltam, e são uma grande dor de cabeça.

Utilize referências de base

Uma maneira de aprender copywriting e usá-lo na prática é observar exemplos de ótimos copywriting produzidos principalmente por grandes empresas. Aliás, a grande maioria delas são peritas nessa técnica.

Portanto, assista comerciais e leia páginas de vendas, e-mails, e outros artigos para saber como usar a comunicação persuasiva a seu favor, assim como as grandes e renomadas empresas.

Use gatilhos psicológicos

Copywriting não pode ser reduzido a gatilhos psicológicos. No entanto, eles não precisam ser evitados, pois, se usados na medida certa, podem ser um grande diferencial, principalmente quando são usados e aplicados ao se comunicar.

Invista em comunicação

O copywriting eficaz deve investir em diferentes habilidades de comunicação. Para engajar o leitor e prender sua atenção até o final, utilize recursos como:

  • Storytelling (contação de histórias);
  • Figuras de linguagem;
  • Perguntas retóricas;
  • Curiosidade que quase ninguém saiba.

Esses são apenas alguns exemplos que você pode utilizar na sua estratégia de comunicação ao desenvolver seu texto de copy.

Seja simples, claro e objetivo

Não se preocupe em escrever bem ou bonito. A redação deve ser eficiente e se comunicar na linguagem que o cliente quer ler/ouvir. Além disso, é importante que sua comunicação seja sempre clara, simples e objetiva.

Isso significa que você precisa se preocupar em como transmitir sua mensagem e evitar confundir seus leitores.

Pois o que acontece muito ao desenvolver páginas de vendas com estratégia de copy é criar textos com linguagem rebuscada e difícil, que não atrai nem um pouco o leitor, mesmo que tenha persuasão no meio.

Portanto, tente se concentrar em apenas escrever de forma leve, objetiva e com fluidez na linguagem. Isso faz toda diferença para quem quer promover um aluguel de container ou vender um kit de ferramentas, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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