Entenda o que é benchmarking e quais os benefícios

benchmarking

Ter uma leitura clara de como a sua empresa se comporta perto dos concorrentes é essencial para o sucesso dos negócios, e o benchmarking é um dos recursos para fazer essa avaliação.

Empresas do setor de ventiladores industriais muitas vezes têm públicos, produtos e propostas parecidas, então o que diferencia uma organização da outra nos olhos do consumidor?

Uma análise dos dados dos concorrentes pode trazer respostas importantes para o seu negócio e possibilitar melhorias que dificilmente seriam obtidas de outra forma.

Veja a seguir o que é o benchmarking, por que usá-lo e como usar esse recurso com eficácia.

O que é benchmarking?

Benchmarking é um processo de comparação de desempenho de uma empresa, produto ou sistema seguindo padrões estabelecidos pelas empresas mais relevantes de cada setor, também conhecidas como empresas líderes.

O objetivo é identificar oportunidades de melhoria e aprender com as estratégias bem-sucedidas de outros.

Uma empresa que fabrica retentor de válvula pode ter seus dados analisados por concorrentes menores, assim como pode se inspirar em práticas adotadas por marcas maiores ou mesmo de outro setor e refinar seus processos.

O benchmarking não se trata de roubo de informações secretas ou plágio, mas sim do estudo das ações e produtos que funcionam no mercado para adaptá-los ao seu negócio.

Por que as empresas adotam esse recurso?

Existem vários motivadores que levam uma empresa a buscar analisar a concorrência e o mercado, e embora essa deva ser uma prática feita de tempos em tempos para manter a corporação atualizada, há momentos em que ela se faz mais necessária.

O objetivo do benchmarking é melhorar o desempenho de uma empresa, produto ou sistema, identificando e aplicando as melhores práticas e soluções encontradas em outras organizações.

Ele permite a comparação de métricas-chave como eficiência, qualidade, tempo e custo dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa que fabrica mourão de concreto, por exemplo. Outros benefícios da aplicação dessa estratégia são:

  • Identificar as áreas em que a empresa precisa melhorar;
  • Melhorar o desempenho da organização no mercado;
  • Aprender com as práticas de outras empresas de sucesso;
  • Estabelecer metas realistas;
  • Obter informações para nortear a tomada de decisões estratégicas;
  • Identificar as expectativas e as necessidades dos clientes.

O benchmarking também pode ajudar a identificar novas oportunidades de inovação e aumentar a competitividade da empresa no mercado.

Conheça os tipos de benchmarking

Como você já viu até aqui, o benchmarking pode servir para diferentes propósitos e, para cada um deles, as métricas e dados a serem analisados também mudam.

Uma empresa de decapagem de metais pode buscar referências tanto em outras organizações do setor como em ações próprias para aprimorar seu processo de fabricação, abordagem de marketing, gestão interna ou outros pontos.

Assim, o benchmarking pode ser dividido em três categorias: interno, competitivo e funcional. Conheça as particularidades de cada uma delas a seguir.

Interno

O benchmarking interno envolve a comparação de diferentes áreas ou processos dentro da mesma organização. O objetivo é identificar pontos fracos e áreas de melhoria dentro da empresa.

Se uma fábrica de peças usinadas percebe que o setor financeiro é produtivo e eficiente, mas o jurídico não, é possível buscar sistemas e processos que sejam adaptáveis para liberar gargalos que impedem a produtividade.

Observar o que funciona dentro da própria empresa é uma excelente maneira de resolver problemas em outras áreas sem recorrer a pesquisas externas que demandam mais recursos e ferramentas para coleta de dados.

Competitivo

Esse tipo de benchmarking envolve a comparação com empresas similares ou concorrentes para identificar as estratégias bem-sucedidas dessas empresas e trazê-las para o seu negócio.

Pode ser referente ao marketing, aos produtos e serviços, à escolha de fornecedores, à política interna ou qualquer outro ponto relevante.

A análise feita com esses dados permite manter a empresa em nível competitivo no mercado, se atualizando constantemente e sem se deixar ultrapassar pelos concorrentes diretos.

Funcional

Já o benchmarking funcional faz o levantamento de dados e comparação com as melhores práticas de outras empresas, independentemente de sua indústria ou setor.

A intenção desse modelo é buscar soluções inovadoras e eficazes para problemas específicos que possam ser adaptadas para o seu nicho.

Por exemplo, uma empresa de arruela de borracha com excelente posicionamento de mercado e bom relacionamento com o público pode servir de referência para uma loja de roupas em relação às estratégias usadas nas redes sociais.

Como fazer benchmarking?

Estudar referências de mercado, mesmo que sejam geradas pela sua própria empresa, exige calma e organização.

A coleta de dados pode ser uma etapa trabalhosa, mas saber como usá-los efetivamente é o verdadeiro desafio. Portanto, é preciso um planejamento minucioso para aplicar corretamente o benchmarking e conseguir as informações desejadas.

Assim como outras estratégias, o trabalho de transformar as análises em algo útil para sua empresa é fundamental e não deve ser negligenciado, pois cada organização tem um perfil e necessidades diferentes.

Para te ajudar a estruturar o processo de análise, separamos algumas dicas neste artigo. Acompanhe.

Defina os objetivos

Fazer uma boa leitura da empresa e entender quais são as áreas deficientes e que podem se beneficiar do uso de inspirações externas é o primeiro passo para definir objetivos alcançáveis e realistas.

Dessa forma, as análises são direcionadas e os recursos investidos no benchmarking não são desperdiçados.

Além disso, quando se tem um objetivo definido, é possível avaliar com precisão quais são os dados necessários para a análise, manter a equipe envolvida motivada a resolver o problema e organizar as prioridades da empresa para que os resultados sejam atingidos.

Escolha as referências

Escolha as empresas com as quais você deseja fazer a comparação, levando em consideração as características da sua empresa e o objetivo do benchmarking.

Entretanto, é importante lembrar que nem só os acertos das outras instituições devem ser considerados. Aprender com os erros também é uma forma de se aprimorar e evitar cometê-los.

Uma empresa fabricante de motoredutor de velocidade se previne de fazer investimentos ruins ao analisar os fatores que levaram um concorrente a fechar as portas, por exemplo.

Cada objetivo vai pedir referências diferentes para o estudo, e muitas vezes pode ser necessário olhar em outros nichos.

A prática é aconselhada, inclusive, quando se trata de trabalhos com cunho criativo ou autoral, uma vez que usar inspirações do mesmo setor pode configurar plágio dependendo de como for a execução.

Junte informações

Com objetivos definidos e referências selecionadas, é hora de começar a coleta de dados. Obtenha informações sobre as empresas escolhidas, incluindo dados financeiros, informações sobre processos e práticas de gestão, etc.

Uma forma de saber quais dados coletar é analisar o processo que a sua empresa segue, assim os responsáveis pelo benchmarking podem ter um direcionamento seguro a respeito do que devem buscar.

Analise os dados

Uma vez que os dados necessários estejam organizados, compare as informações coletadas com as da sua própria empresa, identificando pontos fortes e fracos e áreas de melhoria.

Bons softwares de gestão podem ajudar com esse processo a fim de garantir que nenhuma informação se perca ou seja misturada com outros levantamentos. Esse tipo de erro pode colocar toda a operação em risco, então tenha cuidado redobrado.

Identifique as melhores práticas

Ao identificar onde a empresa de referência teve sucesso e onde errou, você pode extrair as práticas adotadas que ajudaram nesse processo.

Para uma empresa com problemas de eficiência na produção, se inspirar no sistema de automação de um concorrente traz melhorias significativas aos números da organização, e isso vale para qualquer área, desde uma fábrica de bombas centrífugas a uma loja de roupas.

Preste atenção em sistemas, políticas, regras ou outras medidas que podem influenciar indiretamente o sucesso das outras empresas também. Muitas vezes os procedimentos usados não são o problema, mas sim uma equipe despreparada e desmotivada.

Aplique as estratégias

Depois de todo o trabalho de coleta e análise, finalmente chegou o momento de colocar as conclusões obtidas em prática.

É necessário lembrar, porém, que, em muitas situações, fazer a transição para uma nova forma de agir dentro da empresa, mesmo que isso signifique apenas a inclusão de uma nova máquina, leva tempo e dedicação por parte de todos os envolvidos.

Assim, ter uma gestão capacitada e preparada para orientar os funcionários nesse período é uma medida determinante para o sucesso da implantação das novas práticas.

Repita o processo

O processo de análise da concorrência e aprimoramento interno é constante e não tem fim. As mudanças do mercado trazem desafios que precisam ser superados cotidianamente, e poder se inspirar no que outras empresas têm feito dá segurança ao tomar decisões.

Busque estratégias de sucesso, aprenda com os erros dos concorrentes e seja criativo ao adaptar táticas usadas efetivamente por outros nichos para o seu negócio. Assim, sua empresa estará sempre atualizada e preparada para encarar o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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