Entenda como o home office pode melhorar a produtividade da sua equipe

Entenda como o home office pode melhorar a produtividade da sua equipe

Para muitas empresas ou departamentos, o trabalho remoto é uma possibilidade real. Manter o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal torna-se muito mais fácil quando você tem motivos para trabalhar em casa.

Mas e como regra geral? Quando os funcionários dependem fortemente de um computador, como incontáveis ​​equipes de desenvolvimento de software em todo o mundo, há uma razão para não fazê-lo? E trabalhar em casa aumenta a produtividade, na verdade?

Ao longo das décadas, os empregadores hesitaram em permitir que as suas equipas trabalhassem a partir de casa. E por um bom motivo: como sabemos se nossos funcionários remotos estão realmente trabalhando? E como funciona o trabalho remoto, afinal?

Bem, é aí que entra a confiança e a boa tecnologia, mas se você se arriscar e optar pelo trabalho de meio período em casa, tanto o empregado quanto o empregador poderão colher os benefícios.

Aqui listamos algumas boas razões para deixar a sua equipe trabalhar em casa e se torná-la mais produtiva. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Funcionários que trabalham remotamente podem reinvestir seu tempo de deslocamento

Se não trabalharmos em casa, estamos viajando para um escritório e esse tempo de viagem é principalmente perdido, já que nos dias de hoje o trabalhador gasta 20 minutos a mais por semana se deslocando do que há uma década. Muitas pessoas preferem reinvestir esse tempo e trabalhar remotamente para aumentar sua produtividade.  

Mas há quem goste do seu trajeto – isso lhes dá tempo para ler notícias, responder a e-mails, ouvir um livro de áudio (se você estiver dirigindo) ou apenas ter alguns minutos de paz com as demandas de sua família, algo que é difícil quando seu local de trabalho é sua casa. 

Uma das coisas que muitas pessoas notam quando começam a trabalhar em casa é que têm mais dificuldade em desligar; eles percebem que perdem esse aspecto de seu trajeto agora que trabalham remotamente.

Uma das melhores maneiras de contornar isso é construir um ‘mini trajeto’ em sua nova rotina de trabalho remoto. Você pode fazer uma caminhada de 15 minutos no início e no final de cada dia. Isso não é apenas saudável, mas também envia uma mensagem ao seu cérebro de que é hora de mudar de modo.

As distrações diminuem, o foco e a produtividade aumentam ao trabalhar remotamente em casa

Trabalhar em casa também aumenta a produtividade porque é mais fácil se concentrar. No escritório (especialmente em escritórios de plano aberto barulhentos) você tem que cumprimentar todos, perguntar sobre o fim de semana, conversar sobre os resultados do futebol da noite anterior … a lista é infinita e todos esses pequenos bate-papos de dois minutos fazem com que você perca muito tempo .  

Há também o fator de ‘troca de contexto’ com o qual as equipes de desenvolvimento de software estão particularmente familiarizadas. Se você está ‘na zona’ lidando com um trecho complexo de código quando alguém passa por sua mesa para perguntar se você pode ajudá-los em algo, você tem que parar o que está fazendo, mudar o contexto duas vezes (uma para sair da zona e uma vez para voltar a ele) antes de voltar a ser produtivo. 

Quando as pessoas trabalham em casa, existem menos maneiras de se distrair. E se você fizer uso total da tecnologia que possui, alterando suas configurações de notificação para que possa se concentrar, sua produtividade disparará. 

Trabalhadores remotos mais produtivos quando se trata de reuniões 

Outra grande distração são as reuniões. Se você está fazendo um bom progresso em algo, mas uma reunião está começando agora, você tem que parar e perderá aquela explosão de produtividade. 

É importante lembrar que trabalhar remotamente em casa não as faz desaparecer, mas como permanecer produtivo enquanto trabalha em casa depende de como você conduz essas reuniões. 

Mas precisamos de tantas reuniões? No escritório há café à vontade, você pode ver quem está disponível e ‘espaços de ideias / criatividade / brainstorming’ são fáceis de entrar para um bate-papo rápido. 

Mova isso para o trabalho em casa e as mudanças de mentalidade: eu realmente preciso conhecer essa pessoa? Começamos a voltar ao básico: sobre o que realmente precisamos conversar? Se não houver nada que precisemos discutir, todos preferiríamos aproveitar ao máximo nosso aumento de produtividade.   

E vamos enfrentá-lo, embora as ferramentas que usamos hoje tenham percorrido um longo caminho, ainda há algumas melhorias a serem feitas no software de videoconferência . Todos nós preferimos manter a quantidade de tempo discada em um mínimo curto e produtivo.

Trabalhar em casa significa uma vida mais saudável e confortável (se você for proativo)

Existe uma vasta gama de razões de saúde e conforto para trabalhar em casa. Esta é uma visão geral rápida:

  • Com todo o tempo economizado sem se deslocar, você pode correr, entrar em um novo clube esportivo ou apenas fazer ioga ao lado de sua mesa. Apenas o seu gato vai se perguntar o que você está fazendo. 
  • Você tem menos probabilidade de ficar doente porque não está pegando os germes de outras pessoas (e de seus filhos)
  • Você pode usar o que quiser. E gaste menos dinheiro em constantes mudanças de guarda-roupa ou maquiagem.
  • Você pode definir a temperatura tão alta ou baixa quanto quiser
  • Suas opções de almoço ficam mais diversificadas do que a cantina do escritório vende
  • Você escolhe seu próprio café … (é importante não esquecer as pequenas coisas da vida …)
  • Você pode ouvir qualquer música que quiser e diminuir o risco de danos auditivos enquanto estiver nisso

Em essência, trabalhar em casa protege o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e coloca as escolhas nas mãos do funcionário para decidir o que é melhor para ele. Mas cuidado! Focar demais em como permanecer produtivo enquanto trabalha em casa pode facilmente fazer a balança virar para o outro lado. Antes que você perceba, você esquece que precisa se mover, fazer pausas (um cronômetro pomodoro é útil para isso), almoçar e ficar cara a cara com outros humanos de vez em quando. Da mesma forma, algumas pessoas precisam vestir uma camisa e uma gravata para ativar o cérebro em ação. 

Portanto, é importante que, se você começar a trabalhar em casa, não pense que tudo será um mar de rosas. Implemente algumas medidas para garantir que você saiba como manter o foco ao trabalhar em casa e certifique-se de mantê-lo saudável, tanto física quanto mentalmente.

Analisamos as razões para trabalhar em casa da perspectiva do funcionário. Mas também existem outros benefícios de trabalhar em casa para os empregadores. Se todas as razões de saúde e produtividade dos funcionários acima já não fossem suficientes.

É muito mais fácil ter pessoas trabalhando em casa do que nunca. Existem inúmeras tecnologias, ferramentas, dicas e truques por aí que não apenas tornam isso possível, mas realmente nos ajudam a aprender como permanecer produtivo enquanto trabalhamos em casa. 

Assim, os funcionários que trabalham remotamente em casa desfrutam de maior produtividade, flexibilidade e saúde. E os benefícios de trabalhar em casa para os empregadores são que você tem funcionários mais felizes (mais produtivos e leais), além de custos mais baixos e melhor acesso a talentos.