Entenda a importância real do brainstorming

brainstorming

Existem muitos termos que se relacionam com o marketing que parecem fazer parte apenas do vocabulário de quem trabalha em uma agência de publicidade, entre eles está o tão popular brainstorming, mas de fato se trata de um conceito a ser visto com relevância.

Para garantir que os melhores resultados sejam alcançados por parte de uma empresa, é preciso que a sua gestão seja a melhor possível, disposta a conhecer os mais diversos tipos de oportunidades que podem surgir ao redor, de forma a tomar as melhores decisões.

Para que esse cenário positivo possa ser conquistado, é necessário estar atento a todas as mudanças que podem estar ocorrendo no segmento de tal empresa, para que assim seja possível até mesmo oferecer melhores soluções para a sua audiência fiel de clientes.

Somente ao identificar as melhores decisões a serem tomadas é que as companhias dos mais diversos mercados, tal como um fornecedor de bucha de bronze para a indústria, poderá desenvolver estratégia para até mesmo se tornar líder dentro do seu segmento.

Um erro inclusive é achar que muitas das soluções modernas, como aquelas que podem sair de uma reunião de brainstorming, são benéficas apenas para quem atua em cenário mais modernos, quando esse tipo de ação pode trazer alternativas para todos os mercados.

Inclusive, estar atento às novidades que podem surgir em seu horizonte é uma forma de garantir com que uma empresa consiga se manter relevante diante das diversas modificações que vêm ocorrendo hoje, diante de um cenário cada vez mais dinâmico.

A concorrência que existe no meio comercial é um próprio resultado dessas mudanças que vêm ocorrendo, com o auxílio das plataformas digitais permitindo assim o surgimento de muitas novas companhias, trazendo assim muitas mais opções para o público.

Ao buscar nas redes por algo como filtros industriais, pode ser surpreendente o número de resultados que surgem, cabendo a cada um desses fornecedores ter que adotar uma estratégia única para se posicionar como a melhor opção dentro do seu mercado.

Quando falamos sobre a adoção das melhores táticas de mercado, é preciso destacar a relevância de algumas táticas que existem justamente para facilitar a chegada a essas boas ideias, sendo essa a função principal daquilo que chamamos de brainstorming.

Contudo, para que seja possível ter acesso às novas ideias que podem surgir no mercado, é muito importante conhecer a fundo como funcionam essas estratégias, de forma também a garantir com que eles possam funcionar corretamente.

Afinal, sobre o que se trata um brainstorming?

Essa é sem dúvida uma das palavras da moda no mercado nos últimos 10 anos, mas se engana quem acha que se trata de um termo recente, pois diferente da sua aplicação, que se tornou mais popular nos últimos anos, o seu desenvolvimento vem de bastante tempo.

Sendo usado há mais de 70 anos no meio publicitário, essa concepção foi desenvolvida pelo publicitário Alex Osborn. O norte-americano foi um dos primeiros a abordar o conceito, lidando com a importância de se discutir ideias em grupo para se chegar a bons resultados.

A palavra em si possui um significado claro de certa forma, tratando-se de uma tempestade de ideias, criando assim um ambiente aberto para a discussão dos mais diversos tipos de pensamentos, fazendo um trabalho de adição e combinação para lapidar tal conhecimento.

A partir dessas reuniões é possível desenvolver os mais diversos tipos de soluções, que vão desde o nome de uma nova marca a ser lançada no mercado até a criação de uma campanha de divulgação para moldes de injeção dentro do ramo plástico industrial.

De um modo geral, é possível dizer que as possibilidades são infinitas, tudo dependendo apenas do tipo de reunião a ser feita, dos conceitos a serem discutidos e claro, da abertura de todos os presentes para entrar em contato com novas ideias e pensamentos.

É normal que muitos desses agrupamentos carreguem um certo espírito caótico, afinal trata-se de uma tempestade e não de uma chuva de ideias. Mas isso está longe de ser um problema, pois o que se espera com o brainstorming são soluções inéditas e não comuns.

Nesse ponto já é possível destacar a principal importância desse movimento, sendo ele responsável por que uma empresa não fique presa a sua realidade, estando aberta a adotar as mais diferentes táticas de negócio, acompanhando o próprio dinamismo do mercado.

E isso pode valer tanto para quem vende produtos eletrônicos na internet até para quem lida com o fornecimento de peças de conexão pneumática para o setor hidráulico. Para ambos o brainstorming pode ser positivo, contanto que ele seja bem aplicado.

Os princípios fundamentais do brainstorming

Para que essa tempestade de ideias resulte em boas decisões para uma empresa e não se trate apenas de uma chuva passageira, é preciso garantir com que tal conceito seja aplicado da melhor maneira possível, o que pode incluir o seguir de etapas como:

  • Abertura a diferentes opiniões;
  • Período de incubação;
  • Estudo e valorização das ideias;
  • Proposta de combinações;
  • Análise de resultados.

Ao garantir com que essas fases sejam aplicadas dentro da sua reunião de brainstorming é possível se certificar que após uma dessas convenções de ideias saiam as melhores decisões para garantir com que uma unidade hidráulica se torne mais atrativa no mercado.

Diante desse cenário, é importante olhar com atenção para cada uma dessas etapas, reconhecendo o valor de cada uma delas diante dos resultados que podem sair de uma sessão de brainstorming.

Abertura a diferentes opiniões

Se o seu objetivo é chegar a novos destinos, não adianta seguir os mesmos caminhos. Com essa ideia em mente, é preciso estar aberto a todo tipo de informação que possa surgir, até mesmo aquelas que você e outros participantes possam considerar fora da curva.

Cortar o pensamentos de quem está presente em uma reunião de brainstorming é um erro grave, afinal, uma indicação feita pode acabar servindo como portas para que outros pensamentos refinados possam ser desenvolvidos, tudo graças ao seu ambiente receptivo.

Período de incubação

Depois da tempestade vem a calmaria e é justamente isso que precisa acontecer com essas reuniões. Após um intenso processo de discussão de ideias é importante deixá-las em repouso, tal como um PC industrial que esteja quente por um uso excessivo.

Ao retornar ao assunto no dia seguinte é possível ter uma visão mais madura sobre as noções discutidas anteriormente, permitindo até mesmo a refinação desses pensamentos, favorecendo resultados que possam ser mais adequados para a realidade de um negócio.

Estudo e valorização das ideias

O período de incubação conversa também com a necessidade de olhar com mais atenção para tudo o que foi discutido. Mas para que isso flua corretamente, é importante valorizar tudo o que foi levantado no brainstorming, estudando com atenção esses temas.

A partir disso é possível identificar o que de melhor pode seguir em frente, tendo agora uma visão mais enriquecedora dos assuntos que foram abordados.

Proposta de combinações

Às vezes uma ideia sozinha não funciona muito bem, mas ao ser combinada com outras, pode chegar ao cenário ideal que se procura em primeiro lugar ao propor um brainstorming, permitindo assim chegar a caminhos que podiam ser inesperados.

Essa combinação de pensamentos funciona também como uma forma de desenvolver novas ideias, filtrando conceitos de destaque mas que não possam ser tão úteis para o seu negócio, agindo então como uma peneira de aço dentro de um setor hidráulico.

Análise de resultados

A última etapa de uma reunião de brainstorming deve ser o processo de decisão, utilizando de uma análise de tudo o que foi feito para garantir que os melhores resultados possam então ser aplicados, com tal conceito nascendo a partir dessa combinação de mentes.

O mais positivo do brainstorming de uma maneira geral é a forma em que ele pode ser aplicado aos mais diversos tipos de cenários, tendo um destaque na área criativa, mas partindo também para campos muitos mais variados dentro do mercado e da indústria.

Nesse sentido, é importante garantir que essas reuniões sejam feitas da forma mais adequada possível, reunindo pessoas abertas à discussão de diferentes pensamentos, mas também preparadas para abordar qualquer que seja o tema dessas reuniões.

De um modo geral, é possível dizer que a partir do brainstorming até mesmo um fuso trapezoidal, daqueles usados na indústria, pode se tornar o centro de uma nova ideia que pode surgir, tudo dependendo apenas da abertura e criatividade de todos os presentes.

O brainstorming pode ser a origem de uma série de boas decisões a serem tomadas por uma empresa, sendo importante então reconhecer o seu valor e assim garantir com que essa realização seja feita de forma adequada nos mais diferentes segmentos do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

FALTA POUCO PARA VOCÊ
ESCALAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA...

Preencha corretamente TODOS os campos abaixo, para que possamos realizar um DIAGNÓSTICO e te enviar uma PROPOSTA personalizada.

Após o envio, você será direcionado para agendar uma call para apresentação da proposta e estudo que vamos elaborar…