Entenda a importância do feedback do cliente para o seu negócio

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O feedback do cliente no setor de construção civil é uma peça-chave para o sucesso do negócio. Mas para podermos falar sobre a importância dele no ramo, primeiro vamos explicar seu significado. Feedback significa “retroalimentação” ou “reação” a algum estímulo.

O feedback trata-se de uma prática muito comum em gestão para alinhar a comunicação, expectativas e processos da empresa. Além disso, também é usado para mostrar qual o nível de satisfação que o consumidor teve em relação a determinado serviço ou produto.

Feedback positivo e negativo

O feedback pode ser positivo ou negativo, dependendo de qual o retorno do cliente e de quais os objetivos da empresa.

  • Feedbacks negativos: eles permitem identificar oportunidades de melhoria no atendimento ou execução do serviço.
  • Feedbacks positivos: pode-se usá-los como fator motivacional, como estímulo ao trabalho dos colaboradores e à imagem da marca diante do público.

A seguir, vamos dar alguns motivos para mostrar como o feedback do cliente é importante para seu negócio.

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Reforço da imagem

É fato: o consumidor vai se impressionar positiva ou negativamente em relação ao serviço executado, ou produto adquirido. E vai comentar sobre isso com os funcionários, nas redes sociais, com os amigos, parentes e pessoas próximas.

Por isso, incentivar o feedback e disponibilizar canais para o cliente se manifestar é uma forma de tratar adequadamente os comentários negativos e valorizar aqueles que forem positivos, contribuindo para a imagem da marca.

É importante que a empresa tenha um padrão definido para colher o feedback do cliente após a entrega do serviço.  Geralmente através de e-mail ou telefone, são feitas perguntas como:

  1. O serviço atendeu as suas expectativas?
  2. Existe algo que possamos melhorar?
  3. Você indicaria nossa empresa para amigos e familiares?

Bom relacionamento

O feedback também é uma forma de melhorar significativamente o relacionamento com clientes e funcionários. Isso ocorre porque o cliente sente que sua opinião foi considerada, e acredita que sua manifestação contribuiu para melhorar o serviço ou solucionar um problema.

Os feedbacks podem ser usados para alinhar as expectativas dos seus clientes junto aos funcionários da empresa. É legal que você filtre aqueles que sejam mais importantes e reúna a sua equipe para conversar sobre tais assuntos.

Mais credibilidade

Haverá ganhos também em confiança, pois o cliente sabe que pode contar com a empresa para manifestar sua insatisfação ou solucionar algum problema relacionado ao atendimento.

Ao disponibilizar canais de relacionamento para o cliente, a empresa reforçará pontos positivos da imagem da marca, como credibilidade e transparência.

Melhoria de processos

Com o feedback dos clientes, o empreendedor terá a possibilidade de melhorar os pontos fracos e reforçar os pontos fortes de seu negócio.

A opinião sincera dos consumidores sobre a experiência que tiveram com os seus serviços, lhe permitirá enxergar a sua empresa na visão do seu cliente e de como ela está sendo percebida pelo mercado. Por isso ouça com atenção e na medida do possível coloque em prática as sugestões.

Mais clientes

Quem já começou a empreender no setor da construção civil sabe que a indicação feita pelos clientes é fundamental para se conquistar novas vendas. Trata-se daquilo que chamamos de marketing espontâneo, o famoso “boca a boca”. Em outras palavras: quem gosta, indica!

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