Dicionário do Marketing Digital

Dicionário de marketing

A

ADS: é a outra sigla que também corresponde ao anúncio, sendo amplamente utilizado pelas plataformas Facebook, Google e Twitter, pois possibilita realizar propagandas nestes locais filtrando o seu nicho.

Analytics: geralmente, este termo se refere a famosa plataforma Google, o Google Analytics, que pode te fornecer dados e outras informações adicionais para o seu site, por exemplo, visitantes e origem de entrada. Além disso, algumas das mais famosas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, também lançam mão dessa ferramenta. 

Anúncio: este aqui é bem famoso, pois ele corresponde a popular mídia paga. Assim, ele pode ocorrer de maneira isolada ou dentro de outros  veículos de informação, como blogs e sites.

B

B2B (Business-to-Business): essas abreviações são utilizadas quando o intuito é descrever, hoje em dia, as empresas que vendem serviços para outras empresas, daí a derivação em inglês de “negócios”.

B2C (Business-to-Consumer): contrariando o termo anterior, neste caso o conceito se refere ao tipo mais comum do mercado, quando o negócio vende diretamente o seu serviçio e/ou produto para o consumidor.

Brainstorm: essa é uma clássica no marketing e significa “chuva de ideias”, ou seja, antes de iniciar um projeto novo, é preciso recolher inspirações e novas ideias para o primeiro passo.

Brand Persona: toda marca precisa da sua autenticidade. Por isso, cria-se uma persona voltada para o público-alvo que se espera atingir.

Branding: além da marca ser autêntica, ela precisa ser, antes, criada e gerida. Portanto, este termo reúne conceitos, como a identidade visual, estratégias de posicionamento e relacionamento com o público para conseguir se firmar no mercado.

Briefing: sabe quando você precisa fazer um resumo para o seu cliente do serviço prestado, produto vendido ou trabalho proposto? Este termo é o conceito desta ação, que deve envolver os objetivos e recursos, por exemplo.

Budget: É o famoso orçamento de um serviço ou trabalho, que tem dentro de si todos os investimentos e despesas.

Buzz marketing: É uma técnica para potencializar o famoso “boca a boca” sobre uma marca, campanha ou produto. Pode acontecer por meio de conversas ou discussões em larga escala nas redes sociais.

C

Calendário Editorial: para se ter sucesso, é preciso organização. Por isso, o calendário reúne criação, entrega, prazos e muito mais, tudo para que o ambiente de trabalho se torne produtivo.

Campanha: um conceito bastante abrangente e conhecido que, apesar de ser importante, não é difícil O intuito é promover uma marca, por exemplo, apresentando os pontos positivos, objetivos e aspectos principais.

Case: quando você precisa apresentar uma situação ou caso dentro de uma empresa, como diz a tradução do termo, você cria uma história para exemplificar.

CEO: uma sigla bem famosa e que corresponde ao diretor executivo do espaço de trabalho, isto é, o maior cargo, vindo em seguida o presidente de uma empresa.

Clipping: uma ideia amplamente usada para conseguir uma demanda de vendas maior, consiste em reunir as maiores e melhores informações veiculadas na mídia sobre um determinado produto, por exemplo, para ter uma boa coleta de dados.

Conteúdo evergreen: é o tanto que um conteúdo agrega ao cliente/leitor, por exemplo. Normalmente, os blogs têm essa função.

CRO: é a sigla utilizada para reunir as estratégias que aumentam o percentual de conversão de acessos de um site para serem transformados em vendas ou algo do tipo que dê um retorno, seja financeiro ou de visibilidade.

Cross Sell: Venda de dois produtos relacionados.

Conteúdo Viral: quando uma mensagem, produto ou serviço foi amplamente adotado pela comunidade e visto, por exemplo, por uma parcela muito grande de consumidores do conteúdo.

D

Deadline: é o termo correspondente para o prazo final de entrega de um determinado trabalho que foi estipulado previamente.

Downsell: Oferecer um produto de valor menor para o cliente que rejeitou seu produto.

E

Ebook: um livro digital que possibilita o seu cliente ter acesso a outros conteúdos que você quer disponibilizar avulsamente, ou não, de forma prática, econômica e acessível.

E-mail Marketing: é a forma do mercado online de utilizar o e-mail como forma de comunicação direta com usuário, para que ele possa veicular informações, vender produtos etc.

Engajamento: muito comentado nas redes sociais, é o processo de interação do usuário da rede social ou de outro meio de informação e como ele pode ser convertido em vendas, compras e visualizações para publicidades, por exemplo.

F

Feedback: é o retorno que os usuários de um determinado produto ou serviço prestado e que será revertido em novas parcerias, atrativos para outros clientes etc.

Funil de vendas: é a representação em uma pirâmide invertida dos diferentes estágios e potenciais que uma empresa está na hora das vendas. Desse modo, é dividido em: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil.

G

Growth Hacking: é uma estratégia adotada quando se quer um crescimento rápido na base de clientes, de modo que se use diferentes canais para alcançar a meta.

H

Hiperlink: essa função é amplamente usada na estratégia SEO e consiste em utilizar um link externo dentro da sua publicação, com o propósito de direcionar o usuário para outra página, sendo do mesmo criador ou não.

I

Inbound Marketing: este é o conceito que caracteriza o chamado novo marketing. Tem como objetivo atrair clientes para a marca do seu serviço através da comunicação e conteúdos relevantes. Além disso, usa diferentes estratégias e é baseado em 4 passos: atração, conversão, encantamento e fechamento.

J

Jornada de compra: ainda de acordo com o  Funil de Vendas, é o processo que o cliente faz antes de finalizar a sua compra. Possui 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, decisão de compra.

K

KPIs: A sigla que designa  “Key Performance Indicators”. Logo, corresponde aos indicativos quantitativos que mensuram e monitoram o cumprimento de metas. 

L

Layout: envolvendo textos, imagens e gráficos, é o esboço de uma ilustração da apresentação de sites, por exemplo.

Lead: Termo utilizado para se referir a um potencial cliente, que costuma ser um usuário que demonstrou interesse na empresa e inseriu dados em um formulário de conversão. 

Lead pode significar a parte inicial de uma copy. Os primeiros argumentos, geralmente usados para causar um impacto no leitor e garantir que ele vai continuar a leitura da copy

M

Marketing de Conteúdo: relacionado ao conceito de Inbound Marketing, tem o intuito de atrair o seu público-alvo a partir da confecção e publicação de conteúdos que sejam relevantes.

Merchandising: é quando uma marca ou serviço, por exemplo, pode aparecer sem aparentar, de fato, ser um anúncio publicitário.

Métricas: um dos mais importantes e funcionais, este conceito permite que você observe o seu desempenho nas redes, como é o caso das visualizações e curtidas.

N

Network: tem como principal objetivo ter uma rede de contatos. Assim, você criará conexões com clientes e marcas que tenham interesses em comum ao seu nicho.

Newsletter: trata-se do que é enviado ao consumidor, por e-mail, do seu conteúdo, por meio de uma lista de assinantes da sua empresa.

O

Oferta: É a parte da copy onde é revelado o preço do produto ofertado, os benefícios de adquiri-lo, geralmente seguidos de garantias e prova social.

Outbound Marketing: conhecido como o método mais convencional e tradicional de fazer marketing. Por isso, utilizam os veículos de comunicação diretos para atrair os consumidores, como são os casos das propagandas de TV.

Palavra-chave: é o termo central que será a busca na internet para possibilitar o acesso ao seu conteúdo.

Plano do marketing: é uma documentação detalhada dos passos e ações necessárias para se chegar a um objetivo final.

Persona: é o personagem que será criado para representar o cliente ou produto ideal, reunindo características comportamentais e demográficas para trazer autenticidade ao produto. 

Prova social. Depoimentos que comprovem a eficácia do produto.

R

ROI: será o seu retorno de investimentos a partir de receitas e gastos.

S

SAC 2.0: é o atendimento ao consumidor que deixa-o mais próximo da empresa e pode ser levado em conta como um feedback.

SEO: É a sigla para “Search Engine Optmization” e que reúne as principais estratégias que irão potencializar o engajamento das páginas no Google.

Storyboard: sendo mais da área do videomarketing, é conceituado como um rascunho que mostra como serão as cenas de um vídeo a ser criado. 

Segmentação: definir uma estratégia ou nova ação a partir do seu público-alvo, como a faixa etária, gênero, hábitos, profissões etc.

Storytelling: utilizar as redes sociais para contar uma história, isto é, uma narrativa, que te aproxime do telespectador. Geralmente, utiliza-se da parte visual para maiores conexões.

Taxa de Conversão: é a taxa que mapeia a conversão dos usuários ao completar uma determinada ação esperada pela empresa. 

Teste A/B: são testes feitos em duas páginas, na maioria das vezes, para uma decisão. Dessa forma, a resposta vencedora é analisada e executada. 

Tráfego Orgânico: são tráfegos espontâneos na internet, como as visitas em sites que não foram impulsionadas por anúncios. 

U

Upsell: Oferecer um produto de valor maior logo após o lead comprar o seu prod.

W

Webinar: são as famosas transmissões ao vivo. Assim, qualquer tipo de conferência realizada pela internet recebe este nome atualmente. 

Agora que você já sabe os principais termos que irão facilitar a sua vida e te tornar um profissional mais antenado, capacitado e versátil, não esqueça de estudar sempre sobre o mercado de marketing digital e se manter atualizado sobre os vocábulos que percorrem o seu cotidiano.

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