A
ADS: é a outra sigla que também corresponde ao anúncio, sendo amplamente utilizado pelas plataformas Facebook, Google e Twitter, pois possibilita realizar propagandas nestes locais filtrando o seu nicho.
Analytics: geralmente, este termo se refere a famosa plataforma Google, o Google Analytics, que pode te fornecer dados e outras informações adicionais para o seu site, por exemplo, visitantes e origem de entrada. Além disso, algumas das mais famosas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, também lançam mão dessa ferramenta.
Anúncio: este aqui é bem famoso, pois ele corresponde a popular mídia paga. Assim, ele pode ocorrer de maneira isolada ou dentro de outros veículos de informação, como blogs e sites.
B
B2B (Business-to-Business): essas abreviações são utilizadas quando o intuito é descrever, hoje em dia, as empresas que vendem serviços para outras empresas, daí a derivação em inglês de “negócios”.
B2C (Business-to-Consumer): contrariando o termo anterior, neste caso o conceito se refere ao tipo mais comum do mercado, quando o negócio vende diretamente o seu serviçio e/ou produto para o consumidor.
Brainstorm: essa é uma clássica no marketing e significa “chuva de ideias”, ou seja, antes de iniciar um projeto novo, é preciso recolher inspirações e novas ideias para o primeiro passo.
Brand Persona: toda marca precisa da sua autenticidade. Por isso, cria-se uma persona voltada para o público-alvo que se espera atingir.
Branding: além da marca ser autêntica, ela precisa ser, antes, criada e gerida. Portanto, este termo reúne conceitos, como a identidade visual, estratégias de posicionamento e relacionamento com o público para conseguir se firmar no mercado.
Briefing: sabe quando você precisa fazer um resumo para o seu cliente do serviço prestado, produto vendido ou trabalho proposto? Este termo é o conceito desta ação, que deve envolver os objetivos e recursos, por exemplo.
Budget: É o famoso orçamento de um serviço ou trabalho, que tem dentro de si todos os investimentos e despesas.
Buzz marketing: É uma técnica para potencializar o famoso “boca a boca” sobre uma marca, campanha ou produto. Pode acontecer por meio de conversas ou discussões em larga escala nas redes sociais.
C
Calendário Editorial: para se ter sucesso, é preciso organização. Por isso, o calendário reúne criação, entrega, prazos e muito mais, tudo para que o ambiente de trabalho se torne produtivo.
Campanha: um conceito bastante abrangente e conhecido que, apesar de ser importante, não é difícil O intuito é promover uma marca, por exemplo, apresentando os pontos positivos, objetivos e aspectos principais.
Case: quando você precisa apresentar uma situação ou caso dentro de uma empresa, como diz a tradução do termo, você cria uma história para exemplificar.
CEO: uma sigla bem famosa e que corresponde ao diretor executivo do espaço de trabalho, isto é, o maior cargo, vindo em seguida o presidente de uma empresa.
Clipping: uma ideia amplamente usada para conseguir uma demanda de vendas maior, consiste em reunir as maiores e melhores informações veiculadas na mídia sobre um determinado produto, por exemplo, para ter uma boa coleta de dados.
Conteúdo evergreen: é o tanto que um conteúdo agrega ao cliente/leitor, por exemplo. Normalmente, os blogs têm essa função.
CRO: é a sigla utilizada para reunir as estratégias que aumentam o percentual de conversão de acessos de um site para serem transformados em vendas ou algo do tipo que dê um retorno, seja financeiro ou de visibilidade.
Cross Sell: Venda de dois produtos relacionados.
Conteúdo Viral: quando uma mensagem, produto ou serviço foi amplamente adotado pela comunidade e visto, por exemplo, por uma parcela muito grande de consumidores do conteúdo.
D
Deadline: é o termo correspondente para o prazo final de entrega de um determinado trabalho que foi estipulado previamente.
Downsell: Oferecer um produto de valor menor para o cliente que rejeitou seu produto.
E
Ebook: um livro digital que possibilita o seu cliente ter acesso a outros conteúdos que você quer disponibilizar avulsamente, ou não, de forma prática, econômica e acessível.
E-mail Marketing: é a forma do mercado online de utilizar o e-mail como forma de comunicação direta com usuário, para que ele possa veicular informações, vender produtos etc.
Engajamento: muito comentado nas redes sociais, é o processo de interação do usuário da rede social ou de outro meio de informação e como ele pode ser convertido em vendas, compras e visualizações para publicidades, por exemplo.
F
Feedback: é o retorno que os usuários de um determinado produto ou serviço prestado e que será revertido em novas parcerias, atrativos para outros clientes etc.
Funil de vendas: é a representação em uma pirâmide invertida dos diferentes estágios e potenciais que uma empresa está na hora das vendas. Desse modo, é dividido em: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil.
G
Growth Hacking: é uma estratégia adotada quando se quer um crescimento rápido na base de clientes, de modo que se use diferentes canais para alcançar a meta.
H
Hiperlink: essa função é amplamente usada na estratégia SEO e consiste em utilizar um link externo dentro da sua publicação, com o propósito de direcionar o usuário para outra página, sendo do mesmo criador ou não.
I
Inbound Marketing: este é o conceito que caracteriza o chamado novo marketing. Tem como objetivo atrair clientes para a marca do seu serviço através da comunicação e conteúdos relevantes. Além disso, usa diferentes estratégias e é baseado em 4 passos: atração, conversão, encantamento e fechamento.
J
Jornada de compra: ainda de acordo com o Funil de Vendas, é o processo que o cliente faz antes de finalizar a sua compra. Possui 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, decisão de compra.
K
KPIs: A sigla que designa “Key Performance Indicators”. Logo, corresponde aos indicativos quantitativos que mensuram e monitoram o cumprimento de metas.
L
Layout: envolvendo textos, imagens e gráficos, é o esboço de uma ilustração da apresentação de sites, por exemplo.
Lead: Termo utilizado para se referir a um potencial cliente, que costuma ser um usuário que demonstrou interesse na empresa e inseriu dados em um formulário de conversão.
Lead pode significar a parte inicial de uma copy. Os primeiros argumentos, geralmente usados para causar um impacto no leitor e garantir que ele vai continuar a leitura da copy
M
Marketing de Conteúdo: relacionado ao conceito de Inbound Marketing, tem o intuito de atrair o seu público-alvo a partir da confecção e publicação de conteúdos que sejam relevantes.
Merchandising: é quando uma marca ou serviço, por exemplo, pode aparecer sem aparentar, de fato, ser um anúncio publicitário.
Métricas: um dos mais importantes e funcionais, este conceito permite que você observe o seu desempenho nas redes, como é o caso das visualizações e curtidas.
N
Network: tem como principal objetivo ter uma rede de contatos. Assim, você criará conexões com clientes e marcas que tenham interesses em comum ao seu nicho.
Newsletter: trata-se do que é enviado ao consumidor, por e-mail, do seu conteúdo, por meio de uma lista de assinantes da sua empresa.
O
Oferta: É a parte da copy onde é revelado o preço do produto ofertado, os benefícios de adquiri-lo, geralmente seguidos de garantias e prova social.
Outbound Marketing: conhecido como o método mais convencional e tradicional de fazer marketing. Por isso, utilizam os veículos de comunicação diretos para atrair os consumidores, como são os casos das propagandas de TV.
P
Palavra-chave: é o termo central que será a busca na internet para possibilitar o acesso ao seu conteúdo.
Plano do marketing: é uma documentação detalhada dos passos e ações necessárias para se chegar a um objetivo final.
Persona: é o personagem que será criado para representar o cliente ou produto ideal, reunindo características comportamentais e demográficas para trazer autenticidade ao produto.
Prova social. Depoimentos que comprovem a eficácia do produto.
R
ROI: será o seu retorno de investimentos a partir de receitas e gastos.
S
SAC 2.0: é o atendimento ao consumidor que deixa-o mais próximo da empresa e pode ser levado em conta como um feedback.
SEO: É a sigla para “Search Engine Optmization” e que reúne as principais estratégias que irão potencializar o engajamento das páginas no Google.
Storyboard: sendo mais da área do videomarketing, é conceituado como um rascunho que mostra como serão as cenas de um vídeo a ser criado.
Segmentação: definir uma estratégia ou nova ação a partir do seu público-alvo, como a faixa etária, gênero, hábitos, profissões etc.
Storytelling: utilizar as redes sociais para contar uma história, isto é, uma narrativa, que te aproxime do telespectador. Geralmente, utiliza-se da parte visual para maiores conexões.
T
Taxa de Conversão: é a taxa que mapeia a conversão dos usuários ao completar uma determinada ação esperada pela empresa.
Teste A/B: são testes feitos em duas páginas, na maioria das vezes, para uma decisão. Dessa forma, a resposta vencedora é analisada e executada.
Tráfego Orgânico: são tráfegos espontâneos na internet, como as visitas em sites que não foram impulsionadas por anúncios.
U
Upsell: Oferecer um produto de valor maior logo após o lead comprar o seu prod.
W
Webinar: são as famosas transmissões ao vivo. Assim, qualquer tipo de conferência realizada pela internet recebe este nome atualmente.
Agora que você já sabe os principais termos que irão facilitar a sua vida e te tornar um profissional mais antenado, capacitado e versátil, não esqueça de estudar sempre sobre o mercado de marketing digital e se manter atualizado sobre os vocábulos que percorrem o seu cotidiano.