Para facilitar ainda mais a vida, o WhatsApp disponibilizou a função que possibilita a realização de pagamentos diretamente pelo aplicativo. Por ora, a novidade só está disponível para clientes com cartões Mastercard e Visa, emitidos pelo Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.
O serviço WhatsApp Pay foi lançado nesta semana, por isso ainda não está disponível para todos os brasileiros. Para enviar ou receber dinheiro pelo aplicativo, é necessário ter um número de telefone do Brasil.
As transações são totalmente isentas de taxa, mas o usuário só pode enviar remessas no país e na moeda local. Sendo assim, só é permitido o envio de valores em reais.
Como utilizar a função?
O processo para fazer uma transferência de dinheiro é muito fácil, e segue quase os mesmos passos de quando você vai enviar um vídeo ou foto. Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse o app WhatsApp;
- Abra a conversa com quem você quer enviar dinheiro;
- Clique no clipe de papel que fica no canto direito da tela;
- Escolha a opção “Pagamento”;
- Informe os dados do cartão e crie um PIN (senha);
- Escolha o valor que deseja pagar;
- Informe o PIN cadastrado e confirme.
O status da transação é informado logo após a finalização desse processo, e o usuário poderá saber se a transferência deu certo ou não na mesma hora. Todas as transferências realizadas poderão ser verificadas no histórico de pagamentos do WhatsApp.
Depois que o usuário já tiver feito o cadastro na plataforma do Facebook Pay e criado seu PIN, não precisará informar novamente dos dados do cartão. Da segunda transferência em diante, ele só precisará clicar no ícone de pagamento e digitar o valor desejado.
Quanto posso enviar?
Existem alguns limites mensais e diários para usar essa nova função. Além disso, a própria instituição bancária pode reduzir o limite das transações de acordo com suas próprias regras.
O WhatsApp estipulou um limite diário de até R$ 1.000 por transação, sendo permitido receber ou enviar até 20 remessas por dia. Por mês, o cliente pode movimentar até R$ 5 mil pelo aplicativo.