Dicas essenciais de automação de marketing para a melhorar a sua estratégia

Dicas essenciais de automação de marketing para a melhorar a sua estratégia

A automação de marketing é um dos tópicos mais quentes do momento, e por um bom motivo. Para grandes empresas estabelecidas, as ferramentas automatizadas são agora quase uma necessidade para lidar com grupos de clientes e leads em potencial, igualmente grandes e complexos. E para as pequenas empresas, as ferramentas automatizadas oferecem a capacidade de extrair cada gota de valor de seu investimento.

No entanto, a automação envolve mais do que apenas o lado técnico. A fim de realmente otimizar seus esforços de marketing digital, e para construir melhores relacionamentos entre suas equipes de vendas e de marketing, você também deve seguir uma série de melhores práticas. A seguir, veremos quais são e como você pode aplicá-las. Acompanhe!

Mapeie seus estágios principais

As ferramentas de automação de marketing agora conseguem ajudá-lo em muitos aspectos do seu negócio, mas se destacam em uma área: geração de leads e cultivo. Até mesmo os sites de comércio eletrônico mais básicos agora rastreiam um grande número de métricas importantes sobre o seu site e, como resultado, até mesmo as menores empresas terão resmas de dados para os sistemas automatizados trabalharem.

É fundamental, no entanto, decidir qual tipo de estratégia para geração de lead você vai seguir antes de investir em software de automação de marketing, pois não ter um foco estreito significa que você ficará rapidamente sobrecarregado com dados.

Portanto, pare um minuto para pensar sobre o que é importante neste ano, mês ou semana e treine suas ferramentas de automação de marketing para esse objetivo.

Invista nas ferramentas certas

Em segundo lugar, esteja ciente que nem todo software de automação de marketing é criado da mesma forma e a maneira como você o usa depende da plataforma que você escolher. 

Se você for uma empresa nova, pode valer a pena começar com uma plataforma relativamente pequena e de fácil compreensão. Isso não quer dizer que plataformas maiores, mais complexas e mais caras não ofereçam um grande ROI; eles fazem. Acontece que o ROI das plataformas de automação de marketing depende, em grande parte, da habilidade e do conhecimento do operador humano que as utiliza.

Depois que você (e / ou sua equipe) tiver dominado o básico, será hora de mudar para um sistema mais poderoso. O melhor software disponível no momento permitirá que você execute campanhas multicanais, segmente seus leads e será executado no modelo de entrega contínua, o que significa que as alterações no aplicativo de software são constantemente disponibilizadas aos consumidores. 

Pesquise e segmente

Neste ponto, se você seguiu as melhores práticas acima, você terá um sistema de automação de marketing adequado às suas necessidades e que pode ser usado com segurança. A maioria das plataformas também fornecerá documentação sobre como começar e fornecerá um caminho para conduzir sua primeira campanha automatizada.

No entanto, há uma série de aspectos do uso deste software que muitas vezes são esquecidos. Uma é que você não deve confiar totalmente em seu software de automação de marketing para fornecer inteligência sobre seus clientes em potencial. Em vez disso, você deve aumentar este software com uma boa e antiquada pesquisa de mercado.

Em outras palavras, enquanto o aprendizado de máquina pode fornecer experiências de usuário personalizadas, as plataformas de aprendizado de máquina também precisam ser informadas sobre o que procurar em bancos de dados de informações de clientes e como identificar os que podem ser valiosos para você. Portanto, certifique-se de ter a experiência humana necessária para fazer seus sistemas automáticos funcionarem com eficácia.

Tenha foco na segurança

A seguir, uma palavra rápida sobre segurança. Este é um assunto que muitas vezes fica de fora das discussões sobre automação de marketing, mas, na realidade, os dois assuntos estão intimamente ligados. 

O software de automação de marketing tem acesso de terceiros a muitos sistemas subsidiários importantes (e-mail, etc.) e, portanto, se tornará um alvo para hackers. Esse tipo de consolidação, em que os sistemas de negócios estão interligados, é um dos motivos pelos quais os ataques cibernéticos estão em alta e por que um hack agora ocorre a cada 39 segundos, em média.

Proteger você, sua empresa e seus dados contra ataques cibernéticos é um projeto contínuo e complexo, mas quando se trata de automação de marketing, o conselho é claro: você precisa escolher um provedor que leve a segurança a sério e seja capaz de dizer como eles farão proteger você. 

Vá para vários canais

Finalmente, não pare com as campanhas básicas de e-mail. A utilidade de um sistema automatizado para produzir e-mails de clientes é tão alta que muitos gerentes obtêm um sistema de marketing automatizado, configuram-no para executar suas campanhas de marketing por e-mail e depois esquecem dele.

O melhor software de automação de marketing de hoje pode fazer muito mais do que isso. O objetivo final aqui é pegar a segmentação de clientes e leads que mencionamos acima e usá-la para informar campanhas verdadeiramente multicanais. Isso pode incluir e-mail, mídia social, mensagem de texto SMS, vídeos e quase qualquer outra forma de marketing que você esteja usando atualmente.

As campanhas multicanais são particularmente eficazes para empresas que buscam atingir públicos diversos. Gerações diferentes são mais suscetíveis a formas diferentes de publicidade – com a Geração X preferindo comunicações por e-mail, por exemplo, e anúncios em vídeo da Geração Z – e se você não estiver usando o número máximo de mídia disponível, estará desperdiçando oportunidades.

Embora não haja nenhum mal em começar pequeno e explorar o que você tem em mãos com o rastreamento das interações do cliente em seu site, em algum momento você desejará expandir sua automação e, investir em um novo sistema, o tornará verdadeiramente multicanal. 

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