Dicas de SEO para aplicar no plano de marketing do seu negócio

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O desenvolvimento de um plano de marketing exige estratégias que variam entre empresas e públicos-alvos, mas há determinadas técnicas que não podem ser ignoradas. 

A primeira é a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, um processo que torna o site do seu negócio mais atraente e, assim, mecanismos de pesquisa como Bing e Google podem classificar melhor por meio de palavras-chave importantes. 

De alguma forma, nem sempre é possível contratar um profissional para focar apenas em SEO, mas a segunda técnica aplicada pode ser fundamental e se combinar. Trata-se do inbound marketing, que pode ser inserido dentro do plano de marketing para criação de conteúdo. 

Do que se trata inbound marketing?

A função primordial do inbound marketing é servir como técnica para atrair clientes em potencial. Também conhecidos como leads, são eles que encontram sua empresa.

O inbound marketing está ligado ao uso de diferentes estratégias, como:

  • E-mail marketing;
  • Landing pages;
  • Marketing de conteúdo;
  • SEO.

Tudo para atrair, converter, vender e reter os clientes e, assim, dentro do plano de marketing, tudo depende em fornecer uma solução para problemas específicos dos leads, 

O objetivo do inbound marketing é construir confiança entre marca e leads, e se firmar como autoridade no assunto. 

Sendo assim, você precisa fornecer conteúdo valioso para ajudar o cliente em potencial para apresentar a solução definitiva para os diversos problemas de consumo. 

A produção de conteúdo é usada de maneira estratégica para criar confiança e, por consequência, mover clientes em potencial por meio de um funil de vendas. 

No fim, os leads se transformam em clientes que confiam na sua marca, tanto que são até mesmo defensores, ou embaixadores, atraindo outros consumidores, continuamente.

Existe relação entre SEO e  inbound marketing?

A princípio, o SEO e o inbound marketing podem ser técnicas que funcionam por si só, mas ganham um aspecto mais amplo quando trabalham em conjunto. 

As chances são de que é preciso usar as técnicas em qualquer área, então é preciso entender como elas funcionam em conjunto. 

Para exemplificar, basta imaginar o inbound marketing como um todo, e o SEO é o pilar de sustentação.

Dessa forma, é possível obter um melhor ROI (Return Over Investiment), ou seja, retorno sobre investimento, quando aplicado de maneira apropriada o SEO e o inbound marketing sobre um plano de marketing 

Vale seguir essas dicas de SEO

A otimização do motor de busca, com a aplicação de técnicas exigidas pelos mecanismos de pesquisa, podem garantir que a estratégia de inbound marketing seja o mais eficaz possível. 

Isso significa a necessidade em garantir que todos os aspectos técnicos de um site e-commerce estejam em pleno funcionamento para que, assim, o mecanismo de pesquisa, principalmente o Google, possa encontrar e entender o que você oferece para o mercado.

Nesse primeiro ponto, e já vale como dica, é utilizar palavras-chave certas nos conteúdos oferecidos e, assim, aparecer nas SERPs (Search Engine Result Page), as páginas de resultado do motor de busca. 

Ainda assim, vale destacar dicas valiosas de SEO para aplicar no seu plano de negócios.

  1. Adapte design e aspectos técnicos do site

O site da sua empresa desempenha um papel fundamental e importante para o inbound marketing e, por isso, ele deve ser:

  • Fácil de usar;
  • Navegação agradável;
  • Otimizado para velocidade
  • Visualmente apelativo.

Também é preciso garantir que todos os elementos estejam em vigor, como formulários e inscrição em boletins informativos, para que os visitantes se tornem seus clientes. 

  1. Crie estratégia de rede social

As redes sociais estão inseridas dentro do plano de marketing e também das estratégias de inbound marketing, pois permitem alcançar mais leads, além de promover a construção de relacionamento entre marca e cliente.

Dentro do plano de marketing deve ser estabelecido como cada plataforma social deve ser explorada, que tempo de conteúdo funciona melhor, conforme as características principais e quais os KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores-chave de conteúdo a acompanhar.

  1. Empregue ferramentas de automação de marketing

O plano de marketing deve apontar quais as ferramentas de automação podem ser utilizadas para ajudar a simplificar processos de inbound marketing e SEO, a fim de economizar tempo com tarefas repetitivas, como publicações em redes sociais e campanhas de e-mail.

Com isso, você e sua equipe podem se concentrar na criação de estratégias mais eficazes e conteúdo valioso e atraente.

Conclusão

O inbound marketing é uma forma eficiente para alcançar leads de qualidade, desde que criação de conteúdo permita ajudar na resolução de problemas. 

Somado a uma estratégia sólida de SEO, enfim, o investimento no plano de marketing é definitivamente baixo quando se trata de promoção de conteúdo, para que sua empresa possa aproveitar todas as oportunidades de negócio. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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