Fazer um estudo de caso de marketing se tornou algo muito importante para as empresas que já estão avançadas dentro do marketing digital e desejam obter uma opinião cada vez melhor por parte de seus consumidores dentro do mercado.
Não é novidade para ninguém que o marketing digital mudou por completo o mundo em que vivemos e entregou para as marcas novas oportunidades de negócio e um espaço democrático e acessível para que o sonho de empreender se tornasse real.
Em meio a tantas estratégias e maneiras diferentes de se trabalhar, é normal que muitos empreendedores queiram explorar novas formas de fidelizar seus clientes e encantar aqueles que ainda não conhecem o seu negócio.
Após apostar em tantas estratégias que surgiram bons resultados, talvez esse seja o momento de apostar em algo inovador e personalizado, como o estudo de caso de marketing, que está ganhando cada vez mais espaço no mundo digital.
Tal procedimento já é feito fora do universo digital por empresas que implementam um sistema de captação de água da chuva, por exemplo, e usam relatos de clientes satisfeitos como uma estratégia para atrair novos.
Entretanto, o estudo de casos de marketing vai muito além de apenas obter relatos positivos de clientes, mas de fazer com que essas opiniões sejam base da construção de uma imagem melhor para a marca, e é justamente sobre isso que iremos ver hoje.
Estudo de caso de marketing: Saiba o que é
Antes de qualquer coisa, é necessário que entendamos o que, de fato, é um estudo de caso de marketing, pois para quem nunca ouviu falar sobre o termo, é normal que acabe pensando que se trata do estudo de estratégias de uma marca, mas está longe de ser isso.
Quando falamos do estudo de caso de marketing, nos referimos a um processo realizado pela marca juntamente aos seus consumidores que podem ser considerados cases de sucesso após o uso de seu produto ou a prestação de seu serviço.
Por exemplo, pense que um cliente que contratou a melhor empresa para fazer o seu plano de gerenciamento de resíduos obteve resultados surpreendentes após tal processo e, hoje, recomenda o serviço para todos os seus colegas.
Pois bem, trata-se de um cliente que pode ser considerado um case de sucesso da marca e, dentro do estudo de caso, esse cliente será avaliado para que a sua experiência seja usada como base para atrair e fidelizar outros clientes da marca.
Tal procedimento é diferente da ação de recolher o feedback de um dos seus clientes, pois o estudo de caso vai mais a fundo e busca entender todos os pontos do consumidor antes, durante e após o uso do seu produto ou contato com o seu serviço.
Sendo assim, podemos entender que o estudo de caso de marketing nada mais é do que um melhor e maior entendimento sobre como o seu produto/serviço impactou positivamente na vida do seu consumidor e como você pode usar isso ao seu favor.
Entenda para que serve um estudo de caso de marketing
Tendo isso em vista, é normal que você se pergunte para o que serve tal estudo de caso quando aplicado em uma empresa de rastreamento 24 horas ou uma empresa de qualquer outro segmento.
Pois bem, o estudo de caso de marketing serve justamente para que a marca tenha relatos reais e sinceros que sirvam como base para a construção da qualidade e da autoridade do que ela oferece dentro do mercado, gerando ainda mais relevância no segmento.
As pessoas tendem a levar em consideração a opinião de outros consumidores antes de comprar um produto ou serviço, por isso, o estudo de caso se torna essencial para que futuros clientes consumam de você sem medo, pois possuem bases de antigos clientes.
Sendo assim, tal procedimento é muito mais do que apenas um novo processo de marketing, mas uma maneira de mostrar ao mercado a qualidade do que você oferece e de que as pessoas não irão se arrepender de consumir de você.
Tipos de estudos de caso de marketing
Assim como existem tipos de descarte de resíduos industriais, também existem diversos tipos de casos de marketing e conhecer cada um deles é essencial para que você saiba qual pode ser o melhor para o seu negócio. Sendo assim, conheça-os abaixo:
Exploratório
O exploratório, como o próprio nome já diz, se trata de um tipo de estudo que visa estudar as mais diferentes vertentes de casos de marketing da sua marca para que você obtenha uma melhor visão de todos os cenários e saiba qual o melhor para você.
Por exemplo, se uma marca de roupas utilizar esse tipo de estudo de caso, ela foca na exploração de diversos cenários de casos de clientes, sejam eles bons ou ruins, para saber como melhorar os seus processos e atrair mais clientes a partir deles.
Descritivo
Já o descritivo, fica na explicação de cada caso com o máximo possível de informações e dados relevantes que podem contribuir para a construção de um relato que seja impactante e chamativo para futuros consumidores da marca.
Por exemplo, se uma marca de trocador de calor industrial usar esse tipo de estudo, eles focam na análise de um consumidor para que se obtenha o máximo possível de informações dele para que o material seja estudado e usado para o bem da marca.
Analítico
Por fim, temos o estudo de caso analítico, que foca no estudo de mais de um caso ao mesmo tempo, para que se obtenha diferentes visões, pontos de reflexões e pautas a serem discutidas para a melhoria do processo.
Por exemplo, uma empresa que presta serviços médicos a domicílio pode reunir mais de um caso de cliente para entender como cada um se sentiu e o que pode ser feito para que a experiência do consumidor melhore.
Não há um tipo de estudo de caso de marketing perfeito, o importante é testar cada um desses estilos para ver e entender qual se adequa ao seu negócio e, com isso, obter o melhor procedimento a ser feito em seu negócio.
Benefícios de fazer um estudo de caso
Benefícios são partes essenciais e que fazem toda a diferença quando se aposta em algo de qualidade no mercado, seja um sensor de fadiga ou até mesmo um novo conceito como o estudo de caso de marketing.
Por isso, conhecer alguns dos benefícios que tal procedimento traz para a sua marca pode ser uma maneira eficaz de te provar que ele é essencial para o seu negócio, sendo assim, selecionamos alguns dos principais para te mostrar. Confira:
- Gera mais credibilidade;
- Melhora o relacionamento com o cliente;
- Auxilia na criação de novos produtos/serviços;
- Reforça os diferenciais da sua marca;
- Constrói autoridade no mercado;
- Aumenta as chances de venda;
- Entre outros.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o estudo de caso de marketing pode trazer para o seu negócio, sendo a prova viva de que todo o trabalho pode ser recompensado de maneira surpreendente.
Dicas de como fazer um estudo de caso de marketing
Partindo para a prática, agora que você entende bem sobre o que é o estudo de caso de marketing, chegou o momento de partir para a prática e aprender a como fazer o seu. Sendo assim, confira abaixo as dicas que selecionamos para te ajudar neste processo:
Escolha os clientes certos
A primeira coisa a ser feita é escolher os clientes certos para serem estudados dentro da sua marca de bombas centrífugas ou da sua empresa de serviços de beleza, pois nem todos os consumidores podem ser ou estar aptos para tal procedimento.
Sendo assim, é importante que você faça uma espécie de avaliação prévia para entender como o seu produto/serviço realmente ajudou aquele cliente e mudou a sua vida, pois assim, você conseguirá obter um estudo muito melhor.
Seja objetivo e coerente em sua abordagem
Outra dica muito importante é saber ser objetivo e coerente em sua abordagem durante o estudo, pois assim, você terá as informações que precisa de forma rápida e ainda será coerente em cada pergunta feita ao seu cliente.
Por isso, recomenda-se que a abordagem seja feita com base em uma linha cronológica que estude os problemas que o consumidor tinha antes de consumir o seu produto/serviço e como a sua marca o ajudou, criando coerência e objetividade em todo o processo.
Humanize o processo
Por fim, mas longe de ser menos importante, humanizar todo esse processo é essencial, pois é assim que a melhor empresa de instalação de aquecedor a gás consegue manter um bom relacionamento com seus clientes e é assim que você também irá conseguir.
Durante todo o processo, tenha em mente que está estudando não apenas dados e cenários, mas seres humanos que possuem sentimentos e pensamentos que precisam ser respeitados durante todo o procedimento.
Com essas dicas, você conseguirá construir um estudo de caso de marketing eficaz e personalizado para o seu negócio, podendo ser usado para fidelizar e atrair outros consumidores, além de melhorar os processos da sua empresa.
Considerações finais
Dessa forma, você poderá construir muito mais do que apenas uma marca de sucesso, mas uma marca que foca na experiência do consumidor e se preocupa em entender como o seu produto/serviço impacta positivamente no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.