Copy é uma técnica usada para a criação de textos persuasivos. São textos que atraem, envolvem o leitor e o induzem a adquirir um serviço ou produto. Por essa razão que essa técnica é tão procurada quando o assunto é resultado. A arte de criar textos persuasivos é responsável por potencializar os esforços de venda.
Explicando de maneira simples: a técnica de Copywriting é o uso das palavras certas para se comunicar com um determinado público e levá-lo à decisão de compra. Quanto mais avançada sua estratégia, mais eficiente precisará ser sua Copy.
Ou seja, saber escrever bem não é o suficiente quando se trata de conteúdos focados em conversão. Técnicas de como escrever textos persuasivos são imprescindíveis. Por essa razão, é necessário estudar aprofundar-se em Copywriting e aprender como dominar a técnica de conversão através do texto.
Agora que você sabe o que é Copywriting e qual é a estrutura ideal para a criação do texto, existem outras dicas importantes para ter uma Copy de sucesso.
Para elaborar um texto que vende é necessário se atentar para alguns detalhes, comece trabalhando o seu produto ou serviço:
1 – Produto ou Serviço
É necessário conhecer muito bem seu produto ou serviço, quando alguém te pergunta o que é, como você o descreve? Como demonstra ser um bom produto/serviço, qual o valor que ele pode agregar para quem vai comprar?
- Qual o diferencial do seu produto/serviço para com o da concorrência.
- Qual o benefício que o seu produto/serviço oferece, como ele pode ajudar as pessoas.
2 – Consumidor
Agora que você já conhece o seu produto e sabe o porquê ele é bom, você deverá pensar em que tipo de pessoa que o compraria. Quais são os potenciais clientes para o seu produto? Como você irá se comunicar com eles? Qual a linguagem correta?
O primeiro passo é definir qual o perfil do seu cliente, para isso se atente a esses detalhes:
- Quem compra o seu produto ou serviço atualmente?
- Qual a expectativa de quem compra o seu produto?
- Quais as funcionalidades ou características que os seus consumidores gostam em seu produto?
- Quem gostaria de comprar o seu produto?
Ainda assim, se você deseja ter uma ótima conversão aplicando as técnicas de Copy, você precisará interagir com seus clientes. Você deve fazer pesquisas sobre o seu produto e perguntar para quem o consome, pois esse é o melhor jeito de saber tudo o que seu cliente acha sobre o produto.
Bom, para fazer uma pesquisa com o seu consumidor é simples. Antes de tudo pense em algum benefício que você poderá oferecer para as pessoas que participem de sua pesquisa, sorteie um prêmio, de descontos, incentive-os a responder o seu questionário.
Ao abordar o seu cliente, deixe claro que está fazendo uma pesquisa de opinião e gostaria de saber mais sobre a experiência que ele teve com o produto e que suas respostas irão auxiliar a entender mais sobre o seu produto e melhora-lo cada vez mais.
A pesquisa deverá identificar qual o perfil do seu cliente, se atente para esses detalhes:
- Quais palavras ele irá usar para descrever seu produto ou serviço.
- Quais as dúvidas mais comuns que ele teve antes de fazer a compra.
- Quais funcionalidades ou características que o fizeram adquirir o produto.
- E por fim o que ele espera alcançar usando o produto.
Elabore um questionário com questões comuns, pergunte qual a profissão do cliente, em qual empresa trabalha e no fim do questionário adicione as questões referentes ao produto, também é possível colocar um campo para o cliente dizer o que ele acha do produto em geral, também é interessante.
3 – Iniciando a Copy
Um ponto muito importante em qualquer copy de vendas é o início, o título, a manchete e a chamada para o leitor. Sem dúvida tudo isso é uma parte crucial do processo e deve ser bem elaborado. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica, portanto qualquer palavra errada no começo do texto pode fazer com que o leitor perca o interessa e saia da página.
Comece elaborando o título de forma única. Esqueça essas títulos “clichês” que as pessoas leem e ignoram, pense em algo criativo e chame a atenção.
4 – Benefícios e Funcionalidades
Sempre mostre para o leitor quais os benefícios que ele terá ao comprar o seu produto. Cite a dor de seu cliente e mostre como aquele produto ou serviço irá ajuda-lo a resolver o seu problema.
Os benefícios devem mostrar claramente ao comprador os motivos pelo qual ele deve comprar o produto.
Já as funcionalidades servem para especificar o que o cliente está recebendo ao comprar o produto, também serão usadas para comparação de seu produto com os concorrentes.
5 – Depoimentos
Sabemos que todo mundo pode falar bem de seus próprios produtos e isso não da tanta credibilidade como se fosse um cliente. Por isso motive os seus clientes a criar um depoimento sobre o produto com suas sinceras opiniões. Isso será muito importante, pois o cliente poderá lhe dar outros pontos de vista, com isso também o seu negócio irá ganhar mais credibilidade.
Através dos depoimentos é possível acabar com as objeções de compra e tranquilizar seus futuros clientes a comprarem o seu produto. Pois através dos depoimentos é possível saber informações sobre o produto/serviço, se ele é confiável, etc.
6 – Comunique-se com seu Cliente na Copy
As cartas de venda costumam falar muito do produto ou serviço, ou textos voltados apenas para o produto. Evite escrever muito termos como nossos serviços, nossos produtos, etc.
Nem sempre o cliente quer saber do seu produto, por isso é importante escrever direcionando sua comunicação para ele. O cliente quer saber o que ele ganha com o seu produto, então procure usar palavras como, você, você mesmo, você também, sua, suas, etc.
7 – Escrita Correta na Copy
Cuidado ao elaborar o texto, fique atento a gramática para evitar erros. Sempre revise o conteúdo e mostre para outra pessoa ler antes de concluir o trabalho.
Escreva conversando com o seu consumidor, use linguagens simples sem abusar de termos técnicos, faça com que eles leiam e sintam que o texto foi feito para eles.
Trabalhe o seu texto de forma que a leitura fique agradável, quebre os textos em pequenos parágrafos.
8 – Valor e Preço
Procure sempre mostrar o valor do seu produto, as pessoas não compram sempre pelo preço, mas sim pelo valor que aquilo irá gerar para elas. Uma pessoa irá comprar facilmente um produto que o valor é maior do que o preço que elas estão pagando. Se o produto for realmente algo de valor as pessoas não irão se importar em pagar um pouco mais por isso.
9 – Chamada para Ação
Lembre-se, não adianta elaborar um artigo completo com todas os benefícios e funções do seu produto, apresentar depoimentos, provas sociais se você não disser para a pessoa comprar. Portanto diga para o leitor comprar.
Procure usar palavras como faça, adquira, agora, somente hoje, não dê objeções e nem tempo para a tomada de decisão, garanta que o produto é tudo o que promete e incentive o fechamento.
Crie senso de urgência, mostre quantas unidades restam disponíveis, limite a oferta a um pequeno espaço de tempo.
10 – Gatilhos Mentais
Não há como elaborar uma boa copy sem abusar um pouco dos Gatilhos Mentais, mas afinal, o que são?
São técnicas de persuasão com relacionamento com as emoções e percepções sociais nos seres humanos. São estímulos recebidos pelo cérebro que ajudam a influenciar na tomada de decisão. Aprender a estimular esses gatilhos é uma excelente forma de aumentar as conversões e gerar mais vendas.
Simplificando, Gatilhos Mentais são decisões que o nosso cérebro tem no piloto automático.
O seja, são decisões tomadas sem a necessidade do estabelecimento lógico e racional.
Existem muitos gatilhos mentais, irei citar alguns para facilitar o entendimento:
- Escassez – limitada, poucas unidades, pouco tempo, valioso.
- Prova Social – segue o comportamento de outras pessoas.
- Coerência – propor pagar algo caso o cliente não goste.
- Autoridade – confiança nos mais experientes, autoridades no assunto, médico para medicina por exemplo.
- Reciprocidade – troca, retribuir favores.
Quando você usa esses Gatilhos Mentais de forma correta, faz com que o público comece a agir de forma mais emotiva, mais no “automático”. Se você conseguiu atrair a emoção do cliente você aprendeu o que copy significa.
11 – Tamanho do Texto da Copy Influencia?
Não há regra, se você conseguir convencer o seu leitor a realizar uma compra com 200 palavras, perfeito.
Mas o que geralmente funciona é um texto completo e bem trabalho sobre o assunto. O tamanho irá variar de nicho para nicho, porém o tamanho do texto por si só não é um fator determinante. Existem textos de 500 palavras que convertem e textos de 5000 palavras que não geram resultados.
É interessante lembrar que o leitor só irá absorver aquilo que lhe interessa, por isso não é recomendado escrever mais do que o necessário para passar a mensagem. Quer saber mais? Confira nosso blog.