Conheça os tipos de marketing de guerrilha

marketing de guerrilha

Conforme as exigências do público aumentam, capturar a atenção dos consumidores torna-se uma tarefa mais difícil. O marketing de guerrilha chega ao mercado como uma alternativa econômica e efetiva para conquistar esse feito.

Caso a sua empresa de climatizador evaporativo esteja enfrentando dificuldades em obter retorno das ações de marketing, as estratégias de guerrilha podem ser a solução para o seu negócio.

A criatividade é um dos pilares da propaganda e um dos motivos por ela funcionar tão bem. Entretanto, muitas campanhas parecem carecer justamente desse elemento fundamental.

Ao contrário do que se imagina, o marketing não precisa ser caro, só necessita ser assertivo. Em muitos casos, grandes ações podem demandar grandes investimentos, mas essa não é uma regra.

Desse modo, entenda o que é marketing de guerrilha, quais seus tipos e benefícios e como aplicar no seu negócio de forma efetiva e que te traga resultados.

O que é marketing de guerrilha?

Grandes empresas, como fabricantes de pneu para empilhadeira, costumam se apoiar no marketing tradicional (tanto em mídias convencionais quanto no digital) para divulgar seus serviços e produtos e criar relacionamento com os clientes.

Esse mercado obriga as pequenas empresas a usarem a criatividade para competir com concorrentes muito mais conhecidos do público e com recursos mais abundantes para o investimento. 

O marketing de guerrilha é uma estratégia que se concentra em ações criativas, inovadoras e de baixo custo para chamar a atenção do público-alvo e promover um produto ou serviço.

Ele usa técnicas não convencionais, como eventos surpresa, ações interativas e marketing viral, a fim de criar buzz e construir uma forte presença de marca. O objetivo é maximizar o impacto da divulgação com recursos limitados. 

Chamado originalmente de Guerrilla Marketing, o termo foi criado no final da década de 1970, pelo publicitário Jay Conrad Levinson, inspirado na Guerra do Vietnã.

Isso porque, os vietnamitas, mesmo com um poder de fogo bem menor que o dos americanos, usaram táticas de guerrilha e conseguiram ganhar a guerra. 

O rompimento das convenções, o elemento surpresa, a curiosidade e a criatividade são os elementos que compõem uma estratégia de marketing de guerrilha efetiva e que possibilita um novo relacionamento entre marca e audiência.

Por que investir nessa estratégia?

Esse tipo de ação conta com o impulso natural humano de compartilhar as coisas interessantes que nós encontramos. Assim, quanto mais criativo e inesperado for uma campanha, maiores serão as chances dela viralizar na internet e gerar engajamento.

O marketing de guerrilha pode ter diversos palcos, desde às ruas, com flash mobs, intervenções urbanas ou instalações artísticas, até campanhas digitais criativas e interativas. Algumas vantagens desse tipo de estratégia são:

  • Atrai a atenção e aumenta a conscientização da marca;
  • Atinge resultados significativos com investimentos limitados (custo-efetividade);
  • Ajuda a criar relacionamentos mais fortes com o público;
  • Diferencia a marca da concorrência;
  • Criar buzz (comentários) e aumenta a exposição da marca.

Uma empresa de conexão engate rápido pode promover um jogo em um local estratégico da cidade, como a Avenida Paulista, em São Paulo, que vira um parque urbano aos domingos e incentiva o público a testar os produtos e associar sua função à brincadeira.

Esse tipo de ação é bem mais econômica do que grandes projetos de marketing convencional e o fato de ser uma solução criativa e, muitas vezes, interativa e divertida, incita o público a compartilhar e falar a respeito. Conheça a seguir alguns tipos.

Marketing viral

O marketing viral, já citado neste artigo, consiste em criar conteúdo ou campanhas que sejam compartilháveis e tenham potencial para se espalhar rapidamente pela internet.

É a principal estratégia usada por influenciadores digitais, mas muitas marcas usam de forma deliberada esse recurso.

Uma empresa que vende caldeiraria industrial e usa memes em sua comunicação, por exemplo, apela para o humor e a capacidade daquele conteúdo de se conectar com o público e busca uma forma de implantar o marketing viral.

Marketing experiêncial

Essa tática consiste em envolver o público em uma experiência interativa e emocionante que ajude a aumentar a conscientização da marca a criar lembranças duradouras.

Um bom exemplo foi a ação de Natal realizada pelo aeroporto da Kopenhagen. 

Além da decoração natalina na sala de espera das bagagens, na esteira junto com as malas, algumas caixas de presente foram colocadas para que os passageiros pudessem pegar.

A finalidade desse tipo de ação não é fechar vendas, mas estreitar o relacionamento da marca com o público.

Marketing de eventos

O marketing de eventos é considerado por cerca de 52% dos empresários como a estratégia que gera o maior retorno sobre investimento (ROI).

A premissa é criar eventos surpresa ou inovadores para chamar a atenção do público e aumentar a conscientização da sua marca de um motor hidráulico.

Pode ser feito através de seminários e conferências, incentivando a lealdade do público com listas de convidados limitadas para eventos, como o lançamento de um produto ou linha, ou até pela participação em outros eventos, como feiras de cultura pop, por exemplo.

Implante essa estratégia

O marketing de guerrilha pode ser uma solução viável e de alto retorno para fazer a sua empresa deslanchar. 

Portanto, saber como implantá-la corretamente é fundamental para conseguir que todos os resultados sejam atingidos e a campanha tenha um impacto positivo no público.

O planejamento bem feito é o que garante a efetividade dessa estratégia e traz retornos significativos com baixos custos e riscos para a empresa.

Caso esteja com vontade de coreografar um flash mob, acompanhe primeiro as dicas a seguir e descubra como usar o marketing de guerrilha de forma eficaz.

Defina seus objetivos

Antes de começar a planejar sua estratégia de marketing de guerrilha, é importante definir claramente seus objetivos e o que deseja alcançar com suas ações.

Avalie os objetivos gerais da sua empresa fabricante de durômetro de bancada, por exemplo, e identifique as suas necessidades. Pergunte: como o marketing de guerrilha pode ajudar o seu negócio a chegar no patamar desejado?

Só então será possível traçar planos de campanha e definir quais as táticas ideais para o caso particular da sua empresa.

Conheça o seu público-alvo e a sua empresa

Compreenda a personalidade, hábitos e interesses de seu público-alvo para que possa criar ações que realmente os atinjam.

Usar gírias e referências geracionais, por exemplo, é uma excelente forma de criar conteúdo viral na internet. Porém, deve ser feito com cuidado, pois recursos assim conversam com um tipo de público, apenas.

Dessa forma, ao conhecer o seu cliente ideal, você consegue buscar elementos que sejam relacionáveis ao seus clientes ao mesmo tempo que se mantém fiel aos valores e posicionamento da marca.

Uma loja de equipamentos esportivos não pode perder a sua essência arrojada e aventureira, seja para se comunicar com o consumidor que faz mochilão pelas Américas ou com os investidores milionários em uma sala de reuniões.

Ter uma visão clara da “personalidade” da empresa é o que permite adaptar a forma de se comunicar sem se descaracterizar.

Seja criativo, mas com cuidado

O marketing de guerrilha é baseado em ações criativas e inovadoras. Então, é importante pensar fora da caixa e ser original em suas ideias. A criatividade é o elemento que gera emoção no público, mas há de ter cuidado com ações muito disruptivas.

Ao mesmo tempo em que elas podem ter resultados positivos expressivos, se a ideia for chocar a audiência ou apelar para emoções como empatia ou indignação, é possível criar o efeito contrário e queimar o nome da marca no mercado.

Há quem diga que toda publicidade é boa, mas a longo prazo, essa estratégia pode não ser a mais efetiva para a sua empresa, custando a reputação e prestígio da marca com o público ideal.

Mantenha-se dentro do orçamento

A ideia do marketing de guerrilha é maximizar o impacto com recursos limitados, então é importante planejar ações que sejam efetivas dentro de seu orçamento.

Faça um levantamento dos registros financeiros da sua empresa de rampa niveladora de doca junto com o departamento responsável e verifique qual a verba disponível para ações de marketing.

Abuse da inovação para encontrar alternativas assertivas com os recursos disponíveis e aposte em parcerias, colaborações e, para empresas pequenas, até mesmo a ajuda dos amigos e familiares é bem-vinda.

Avalie seus resultados

Em todas as estratégias de marketing, a avaliação dos resultados durante e após a campanha é fundamental para garantir o melhor aproveitamento das ações.

São esses dados que dizem se a campanha tem tido sucesso, se precisa de ajustes ou se alguma outra medida precisará ser tomada para contornar os efeitos negativos gerados.

Ainda, é possível medir se o investimento teve retorno, de quanto foi e se a empresa pode investir em mais ações desse tipo no futuro para obter resultados ainda melhores.

Caso deseje usar o marketing de guerrilha em sua empresa de manutenção de caldeiras, siga as dicas deste artigo e seja inovador.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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