Como vender em marketplace de nicho?

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Sabemos que vender sempre será um negócio que, dependendo da maneira como for feito, pode ser muito lucrativo, mas vender em um marketplace de nicho pode ser um desafio caso não se saiba exatamente por onde começar ou o que fazer.

Sempre é interessante aprender algo novo e o simples fato de começar a empreender mostra interesse em movimentar o mercado de alguma maneira, e mesmo que queira fazer como uma maneira de ganhar uma renda extra, ainda é uma excelente alternativa.

Sendo assim, o texto de hoje irá abordar o conceito de marketplace, apontando algumas vantagens e utilizações, assim como dicas de como você pode vender seus produtos de nicho dentro dele e conseguir abrir uma empresa ou ganhar uma renda extra.

Desde o gerenciamento de obra residencial ou uma grande empresa logística, todas as formas de vendas são válidas, e o marketplace tem ganhado espaço ao longo dos últimos anos, sendo uma alternativa adicional para aqueles que gostam de vender na internet.

Porém, mesmo quando utilizado por empresas, existe a possibilidade de anunciar seus produtos ali dentro e conseguir alavancar as vendas em um modelo de negócios onde é possível uma boa negociação com o consumidor com uma espécie de shopping online.

De forma simples e direta, o marketplace pode ser utilizado até mesmo por fabricantes de reservatórios metálicos, e ele nada mais é do que uma plataforma onde diversas lojas virtuais podem anunciar os seus produtos para pessoas e outras empresas interessadas.

Dentro do mesmo site, a sua marca faz uma oferta por um ou por mais produtos e os interessados podem fazer perguntas, tentar negociar algum item adicional por um preço diferente e, no fim, comprar com os meios de pagamento disponíveis.

Porém, assim como uma consultoria segurança contra incêndio, a ideia do marketplace não foi criado no Brasil, sendo implementado no país no ano de 2012. Hoje em dia existem vários, e é um modelo de negócios altamente lucrativo e que vale muito a pena.

Sem mencionar que cada plataforma pode possuir o seu próprio sistema de benefícios e de incentivo à compra, fazendo com que alguns possam variar bastante, tanto em questão de atendimento quanto em funcionalidades e ao sistema utilizado.

Os tópicos a seguir irão abordar algumas vantagens de se investir em vender no marketplace, mostrando como a sua empresa de instalação elétrica industrial tem muito a ganhar ao começar a estudar diferentes formas de vender dentro dele.

As vantagens do marketplace

Antes de começar a investir nesse estilo de negócio, é importante entender sua importância e quais as vantagens que eles podem trazer para sua empresa e como podem ajudar a expandir a sua marca, aumentando o seu alcance e gerando um maior número de clientes e leads.

Podemos então destacar como vantagens que a sua empresa que comercializa sistema de cftv para condomínio pode aproveitar:

  • Alta praticidade;
  • Diversos meios de pagamento;
  • Possibilidade de comprar diversos itens e pagar de uma vez;
  • Modelo de shopping center.

Claro que muito dependerá de como a sua empresa trabalha as ferramentas que tem disponível para o negócio e em quanto irá investir dentro do marketplace, mas é indiscutível como essa plataforma pode ser muito benéfica para os negócios.

É preciso levar em consideração diversos aspectos antes de tomar uma decisão, afinal ela pode fazer com que a maneira como a sua empresa de levantamento topográfico lida com os mercado e até como movimenta as suas estratégias através do marketing digital.

Tenha em mente também as comissões que a plataforma do marketplace recebe sobre o produto vendido nela, podendo variar entre 9,5% até 30%, o que pode ser impactante tanto no preço que a sua organização coloca na plataforma quanto a viabilidade do produto nela.

Portanto, de maneira geral, é possível usufruir e muito de todos os benefícios citados, mas é preciso se atentar a alguns aspectos da plataforma para garantir ao máximo que sua empresa de montagem mecânica consiga aproveitar esse investimento.

Porém quando pensamos em nicho de mercado, a situação pode facilitar, principalmente quando partimos do princípio de que os consumidores estão interessados no produto por não haver muitas empresas que realmente foquem em desenvolver algo focado em pouco público.

Mas essa é a maior vantagem em investir em produtos de nicho no marketplace: a procura ainda é grande, existe uma maior possibilidade de fidelização, é mais fácil do que abrir um e-commerce e a concorrência é bem menor.

Em outras palavras, um distribuidor de equipamentos de proteção individual consegue tanto ser competitivo frente a outros lojistas quanto estudar qual a melhor precificação para atingir o seu público nicho e continuar sendo requisitada e procurada.

Investindo no marketplace

Agora que você entende melhor não apenas o que é marketplace, chegou o momento de aplicar em sua empresa e aproveitar o que as plataformas podem oferecer para ela de maneira assertiva o mais proveitosa possível.

Com isso, os tópicos a seguir reúnem algumas informações que podem ser essenciais para que a sua marca se destaque dentro do marketplace e venda para o seu público nicho. Confira.

01 – Faça uma pesquisa de mercado

Sabemos que um mercado de nicho é algo bastante específico e é preciso saber no que focar e em como focar, para que assim o seu público entenda a proposta da empresa e compre a sua investida, fazendo com que seu número de clientes aumente.

É preciso então fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades do seu cliente para garantir que o investimento valha a pena e que realmente agregue valor para os consumidores.

Sem mencionar que a própria plataforma já indicará alguns produtos bons para os clientes apenas de estarem registrados nelas.

Porém, com pesquisa de mercado é bom entender quem é a sua persona e o que ela quer, para que assim fique mais simples de investir em um mercado de nicho, assim como saber como lidar com os possíveis obstáculos que podem surgir no caminho.

02 – Saiba escolher a plataforma

Já que você irá vender no marketplace, é importante saber bem qual plataforma irá investir em seu negócio, pois ela afeta diretamente como a sua empresa irá negociar com o cliente, assim como qual o valor dos produtos e quantos deles serão colocados na plataforma.

Cada um possui as suas próprias diretrizes e é preciso estar muito por dentro de quais são eles e como a sua empresa pode utilizar isso a seu favor, incorporando inclusive em suas estratégias de marketing para atrair mais pessoas para o marketplace.

É preciso que a plataforma do marketplace atenda as especificidades da sua marca e consiga atendê-las para que valha a pena para a sua empresa investir nela. E existem diversas por aí, cada uma com sua funcionalidade e diferencial.

Não apenas isso, mas cada público é diferente do outro, o que impacta diretamente em como sua empresa lida com eles, sendo então necessário que a plataforma se adapte a maneira da sua empresa de vender e do público se interessar.

Portanto, estude bastante em qual investirá para que consiga ter um bom retorno e seja viável a negociação de produtos de nicho.

03 – Foque em um atendimento personalizado

Por se tratar de um público de nicho, é comum que se tenha muito menos pessoas do que quando se tenta vender e atrair a grande massa de usuário, portanto é mais fácil gerenciar os leads e clientes e melhorar o relacionamento com eles.

Isso significa que personalizar o atendimento faz com que essas pessoas se sintam mais à vontade não apenas com a empresa, mas com o seu modelo de negócios que foi adotado, ou seja, com a maneira como a marca interage com eles no marketplace.

Pense que, como dissemos algumas vezes ao longo do texto, a plataforma é como se fosse uma shopping onde se compra vários produtos, e é bastante normal conversar com os vendedores e lojistas para ter uma melhor opinião sobre eles.

O atendimento é extremamente importante quanto a isso, sempre tenha isso em mente quando estiver gerenciando seu negócio.

Utilize softwares e profissionais voltados para atender as necessidades dos clientes e, consequentemente, criar um atendimento personalizado que ajuda o usuário a se sentir ainda mais satisfeito com a marca, aumentando a chance de conversão e de fidelização.

Esperamos que o texto de hoje tenha ajudado e servido como orientação para vender em um marketplace de nicho. Continue estudando e buscando maneiras de atender ao seu público e aplicar a essência da sua marca, que é o seu maior diferencial no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá! Quer Aumentar Suas Vendas?