Como trabalhar com influenciadores digitais: 5 dicas para obter resultados

Como trabalhar com influenciadores digitais e ter sucesso?

Nos últimos anos, trabalhar com influenciadores digitais tem se tornado algo cada vez mais popular entre empresas dos mais variados ramos.

O motivo por trás disso é o fato de que esse tipo de ação costuma influenciar os internautas mais do que peças de publicidade tradicional, trazendo melhores resultados.

Apesar disso, é preciso levar em consideração que a simples contratação de um influenciador sem o devido planejamento dificilmente trará retorno: as chances de que o investimento seja desperdiçado são grandes.

Para evitar que isso aconteça, especialistas recomendam a adoção de uma série de boas práticas antes, durante e após a ação, veja tudo aqui!

 

Como trabalhar com influenciadores digitais e ter sucesso?

 

A boa notícia é que, por mais que trabalhar com influenciadores digitais seja algo que pode gerar um pouco de trabalho, a tarefa está longe de ser impossível.

 

Confira, a seguir, algumas etapas importantes para que o projeto seja bem sucedido:

 

  1. Defina o orçamento

 

Todo e qualquer profissional sabe que, quando se trata de uma ação de marketing, não existe orçamento infinito.

Trabalhar com influenciadores digitais não é exceção: antes de tomar qualquer decisão a respeito desse projeto, é preciso saber qual será a verba disponível para executá-lo.

No caso das ações com influenciadores, isso é importante, pois o valor entre um e outro pode variar consideravelmente com base em fatores como alcance, interação com fãs e o tempo de atuação.

Assim, caso a verba seja limitada, pode ser que não seja possível contratar um profissional de alcance nacional ou internacional. Isso, contudo, não é sinônimo de fracasso, como veremos a seguir.

 

     2. Defina o público

 

Um dos principais fatores que leva marcas a trabalhar com influenciadores digitais é a possibilidade de se atingir um nicho muito específico.

Isso porque, boa parte das pessoas que atua nesse ramo tem uma audiência segmentada de acordo com interesses, como produtos para cabelo, para a pele, viagens, mercado fitness, etc.

 

Isso significa que, antes de decidir qual será o influenciador contratado, é fundamental que o profissional ou equipe responsável pela escolha decida qual será o público a se atingir com a ação. Deste modo, é possível obter o máximo de eficácia e retorno do investimento.

 

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       3. Estude e mapeie influenciadores

 

Com o público decidido, chega o momento de mapear e estudar os influenciadores do ramo em questão. Vale ressaltar que, ao fazer essa análise, é preciso ter em mente que quantidade não é qualidade: trabalhar com influenciadores digitais que têm um menor alcance, mas um maior grau de interação com seus seguidores, pode trazer mais benefícios que as parcerias com celebridades globais.

 

     4. Feche o contrato

Depois do estudo e da escolha, chega o momento de redigir e assinar o contrato. Nesse momento, é preciso especificar todos os detalhes da parceria, desde a quantidade até o teor dos conteúdos, de modo a evitar problemas futuras.

 

       6. Analise os resultados

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, trabalhar com influenciadores digitais requer uma análise posterior à ação para avaliar os resultados. Deste modo, é possível colher feedback e ter novos insights para incrementar ações futuras.

 

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