Como melhorar a logística do seu e-commerce

Como melhorar a logística do seu e-commerce

Com a disponibilidade ofertada pela internet e a facilidade de adquirir produtos e serviços em casa, muitas pessoas passaram a realizar suas compras online. Por isso, as empresas possuem o novo desafio de organizar a logística para e-commerce, de modo a atender as necessidades do cliente de forma ágil e integrada, em casos que há loja física e online.

Nesse processo, basicamente, a empresa precisa ter atenção a alguns elementos voltados ao recebimento, armazenamento e envio de produtos, bem como o controle de estoque e acompanhamento dos pedidos, entregas e processos de pagamento para a qualidade dos processos, lucro do negócio e a satisfação do consumidor.

Mais ainda, é necessário verificar quais foram os pedidos realizados pelo cliente, no aspecto de separar e conferir, assim como enviar a mercadoria de forma correta ao cliente, preservando a integridade do item no trajeto. 

Existe também uma atenção à emissão da nota fiscal e a verificação de como a entrega do produto será feita ao cliente, garantindo a qualidade do processo e prazos bem determinados, com uma empresa de confiança. 

Você deve ter percebido que são várias etapas que afetam o processo de vendas online e, por isso, a empresa que comercializa Filtros a vácuo, ou outro produto, precisa estar atenta à forma como essa venda é feita e como esse produto chega ao cliente, bem como manter o controle rígido de entradas e saídas dos itens, bem como de todo o estoque. 

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar na organização do seu e-commerce. Confira a seguir!

Seu estoque precisa ser bem gerenciado

O estoque é a parte da empresa responsável pelo armazenamento dos produtos, sendo gerenciado de acordo com as vendas e recebimentos de itens. Geralmente, neste local trabalham:

  • Equipe de logística;
  • Auditoria de produtos e contagem;
  • Pessoal do almoxarifado;
  • Pessoal responsável pela condução de empilhadeira. 

Quem atua mais diretamente com o estoque deve se preocupar com a contagem dos itens, verificação de avarias e validades, determinação de altas e baixas, bem como as perdas e a organização para entrega ao cliente. Nesse caso, os responsáveis são a equipe de logística e de auditoria de contagem dos produtos, bem como os gestores do negócio.

Existem empresas que são mais voltadas para oferta de serviços, como é o caso de uma empresa de Manutenção de máquinas industriais, mas existem as empresas varejistas, que lidam com produtos diversos, como eletrodomésticos, roupas, calçados, dentre outros. Tal aspecto também impacta diretamente no modelo de gestão do negócio.

No caso das lojas virtuais, algumas particularidades devem ser levadas em consideração, como a possibilidade de estarem abertas 7 dias por semana, 24 horas por dia (já que o cliente consegue realizar compras em diversos horários). 

Por isso, é importante conhecer os produtos que estão no estoque para oferecê-los ao cliente, garantindo a plena entrega ou a atualização sobre a indisponibilidade de determinado produto.

Assim, também é possível adotar estratégias para melhorar o desenvolvimento do negócio, como criar promoções para zerar o estoque de produtos que já são considerados como ultrapassados por sua empresa, ou que estão acumulados no estoque, estimulando a venda. 

Inclusive, para auxiliar no processo de controle do estoque e de todo o processo de logística, auxiliando na identificação de em qual etapa está um produto para entrega – por exemplo – permitindo o rastreio do cliente, é possível contar com ferramentas dedicadas a essa atividade, automatizando todos os processos.

O mais interessante é que existem empresas que trabalham de forma especializada no desenvolvimento de softwares que ajudam no gerenciamento e controle do estoque, fazendo com que sua empresa de Placa energia solar tenha melhores resultados no mercado de vendas online. 

Outras dicas importantes

Além de gerir muito bem o estoque, a empresa precisa ter atenção em relação a outros pontos que discutiremos a seguir. Confira mais dicas sobre a parte logística no seu e-commerce. 

  1. Determine como a entrega dos seus produtos será feita

Um ponto fundamental quando falamos sobre o e-commerce é a facilidade de compra e entrega. Assim, de modo geral, o cliente ou empresa que realiza a compra online espera recebê-la em casa, ou conforme o endereço cadastrado. 

No entanto, além de compras em um clique, em que todos os dados já cadastrados em contatos anteriores são utilizados para concluir a venda, sem alteração, é necessário disponibilizar um campo para a atualização do endereço, caso seja necessário.

Isso vale também para o recebimento de um produto em outros espaços, considerando campos para disponibilizar informações complementares, que são necessárias em casos de entregas em apartamentos ou em um Escritório contábil

Por isso, a empresa precisa ter conhecimento sobre a forma como seus produtos serão entregues e do próprio perfil do seu consumidor.

Nesse sentido, também é possível determinar com mais qualidade os modelos de entrega que podem ser disponibilizados aos clientes, ou estabelecidos/filiados ao negócio. 

Assim, consegue-se apostar no despacho por meio dos Correios, contar com uma frota própria ou mesmo contratar transportadoras especializadas de forma terceirizada. Isso vai influenciar nos prazos e até na capacidade de entrega dos produtos aos clientes.

Independentemente do modelo escolhido, é preciso ter isso muito bem organizado e especificado ao cliente, principalmente se ele puder escolher o formato da entrega.

Do mesmo modo, é preciso especificar o dia de saída e chegada do produto até a casa do cliente, realizando o envio de notificações e possibilitando o acompanhamento por aplicativos, por exemplo, evitando atrasos no prazo de recebimento. 

Outro ponto importante é trabalhar com prazos dentro da realidade, pois quanto maior for o atraso da empresa, menor o índice de satisfação do cliente. Inclusive, é preciso considerar que a data especificada deve ser tida como o prazo limite de entrega.

Por isso, é fundamental que a empresa seja realista e trabalhe com um prazo que seja previsto e razoável dentro de suas rotinas e demandas. Mais ainda, é importante disponibilizar um canal para sanar as dúvidas dos clientes durante o processo de entrega.

  1. Aposte na logística reversa

A empresa precisa adotar uma responsabilidade ambiental, pois isso é benéfico para sua imagem institucional, mas também para demonstrar a responsabilidade e cuidado com o meio ambiente que todos nós devemos ter, possibilitando a atuação a longo prazo. 

Por isso, a logística reversa pode ser uma excelente opção para as empresas que trabalham com o e-commerce.

Nesse caso, o cliente tem a possibilidade de realizar a devolução de um produto, caso ele venha com defeito ou não seja como o esperado. 

Além disso, é possível desenvolver programas para recolhimento de embalagens e outras ações de coleta e reciclagem dos materiais usados na produção ou nos produtos finais, agregando benefícios aos clientes e reduzindo a pegada ecológica.

O foco aqui é aliar a conscientização a ações de reaproveitamento e descarte adequado, por isso pode ser interessante estabelecer postos de coleta, demandando ações de logística para o pleno funcionamento desse processo de recolhimento e redirecionamento dos materiais.

  1. Invista na qualificação e preparo da equipe

Se tem um elemento que é fundamental para qualquer empresa, ainda mais aquelas que precisam trabalhar com a integração da loja física com o ambiente virtual, é o bom preparo do colaborador.

Basicamente, o colaborador é a pessoa que estará na ponta, realizando o atendimento ao cliente e, consequentemente, a entrega de seus produtos e serviços. 

Ou seja, ele é fundamental para garantir um bom contato e relacionamento da sua empresa com o cliente, fazendo com que seu negócio também tenha uma boa imagem institucional. 

Diante disso, é fundamental que a empresa invista na qualificação, assim como no preparo de sua equipe com o objetivo de ofertar mais qualidade de vida e integração dentro do local de trabalho. 

Por isso, para que o seu e-commerce tenha um serviço eficiente, vale a pena contar com uma equipe para fazer Manutenção em notebook, assim como uma boa sala para trabalhar, valorização profissional (por meio da oferta de cursos), assim como a valorização salarial. 

  1. Estabeleça metas e busque compreender os resultados 

Para entender a efetividade do seu serviço no e-commerce, é necessário estabelecer metas e compreender os resultados. Somente dessa forma é possível solucionar problemas e realizar ajustes no que é necessário.

Para aprimorar a forma como a logística do seu negócio é feita, é necessário compreender quais foram os resultados das ações praticadas em sua empresa. Somente assim é possível visualizar o que está funcionando ou não. 

Diante disso, é possível estabelecer algumas métricas, assim como outros indicadores  da área logística, que também são conhecidos como KPIS. 

Para isso, é necessário escolher elementos que são importantes para os seus escritórios de arquitetura ou de outros segmentos. 

Alguns elementos que podem servir como métricas e KPIs são:

  • Verificação do índice de atraso no momento da entrega;
  • Grau de satisfação do cliente;
  • Custo com o transporte;
  • Percentual de avarias;
  • Devolução de produtos. 

Além disso, é possível verificar como está a imagem da sua marca em outras plataformas na internet, como nas redes sociais. 

  1. Diversifique as formas de pagamento 

Outra dica bastante interessante para quem trabalha com um e-commerce é pensar na segurança do site, já que o cliente irá cadastrar seus dados pessoais e bancários, assim como diversificar as formas de pagamento.

Existem formas de pagamento que permitem pagar no cartão de débito, no cartão de crédito, assim como via PIX, boleto e transferência bancária. 

Ofertar várias formas de pagamento é uma forma interessante da sua empresa atrair clientes e facilitar as formas de pagamento de um produto. 

Além disso, é possível oferecer opções de parcelamento sem juros ou disponibilizar entrega grátis (ou frete grátis) a partir de um determinado valor. 

  1. Lembre-se de integrar a loja física ao ambiente virtual 

Muitas empresas não têm somente o e-commerce. Na verdade, elas possuem uma loja física e realizaram a integração dos seus serviços com a loja virtual. Como o caso de algumas empresas de decoração apartamento

Neste contexto, o mais importante é integrar a logística e informações do estoque da loja física e o ambiente virtual. 

Apesar das duas áreas terem suas particularidades, é importante que ambas recebam atenção e estejam especificadas em relação ao controle de entrada e saída de produtos, reduzindo falhas e problemas com entrega dos itens.

Por isso, lembre-se da integração entre os produtos que estão no estoque da loja física e que serão disponibilizados pelo e-commerce. Dessa forma, sua empresa não corre o risco de ter falta ou excesso de produto. 

Lembre-se também que as dicas abordadas neste artigo, valem para quem comercializa produtos, mas também para quem oferece serviços, como é o caso de uma empresa de planejamento tributário, demandando adequação para o controle de peças usadas no serviço prestado.

Assim, a qualidade da entrega é mantida e a fidelização dos clientes pode ocorrer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#BLACKFOCO2024

70% OFF na sua nova Landing Page!

Sua nova Landing Page, totalmente otimizada, moderna, e voltada para conversão, pronta para capturar clientes!

Em apenas 72 horas, você pode ter tudo isso – e com 70% de desconto!

Olá! Quer Aumentar Suas Vendas?