Como medir resultados de marketing através de conteúdo interativo

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No mundo online, multiplicam-se as formas de fazer marketing através do conteúdo interativo, o que é uma grande vantagem tanto para as marcas quanto para as pessoas. E, quanto mais fluxos de comunicação, melhor. Isso vale para tudo na vida, incluindo marketing. Quer saber mais sobre esse tipo de marketing? Vamos lá!

O que é marketing de conteúdo interativo?

É a estratégia de marketing que se baseia na comunicação bidirecional entre as marcas e seu público. Consiste em realizar ações voltadas para coletar as opiniões e preferências do público e utilizá-las para tomar decisões que fortaleçam o relacionamento e melhorem a eficácia do marketing. 

Quando uma marca faz marketing interativo, ela deixa de perseguir o público tentando impactar com sua mensagem, para começar a ouvir seu público, abrindo canais de comunicação direta e prestando atenção no que eles falam. A famosa ‘escuta ativa’.

Essas ações, impensáveis ​​há alguns anos, agora são possíveis graças à internet e às ferramentas online. As marcas nunca tiveram tantas informações sobre o público à sua disposição. 

O marketing de interação permite às empresas monitorar as reações de seu público, registrá-las em um banco de dados, tomar decisões com base nesse comportamento e executá-las em tempo real através de suas campanhas. Inclusive é possível automatizar o processo e registrar cada resultado para poder avaliar o sucesso da campanha e poder otimizá-la. 

Marketing interativo vs Marketing tradicional

No marketing tradicional, o público recebe o impacto da marca sem procurá-la, sem fazer nada para isso acontecer. O exemplo mais típico são os comerciais de televisão ou os telefonemas que recebemos de empresas desconhecidas.

Esse tipo de publicidade às vezes é bastante intrusivo. Muitas ações de marketing tradicionais interrompem nossas vidas com informações que não solicitamos, que não nos parecem relevantes. E isso funciona cada vez pior, porque o público não quer mais ser convencido a comprar um determinado produto ou serviço: quer ser informado, decidir e opinar sobre o que consumiu. 

O marketing interativo é ativado em resposta às ações do público, nossas ações. Qualquer estratégia de marketing projetada para ser ativada a partir de uma ação do público é marketing interativo. 

Por exemplo, você entra no Google e pesquisa: ‘comprar frutos-do-mar’. E o Google retorna uma série de resultados. Esses resultados, sejam anúncios orgânicos ou pagos, fazem parte de uma estratégia de marketing de interação. Quer ver frutos-do-mar? Ok, aqui estão duzentos mil resultados que as empresas que vendem frutos-do-mar prepararam para você. 

E então você entra em uma página da web que lhe agrada e começa a interagir com o site, clicando para encontrar mais produtos e ofertas que lhe interessam. Vamos, marisco em casa! Maravilhoso. E eles dão uma garrafa de vinho! Total, você pede seus frutos-do-mar.

Como você chegou lá? Por que você encontrou essa página? Porque você pesquisou. Você chegou lá como resultado de suas ações. Não se sinta culpado: eu também teria caído no prato de frutos-do-mar.

Mas vamos além: você está ali é resultado da estratégia de marketing de interação realizada pela empresa da qual você acabou de comprar os frutos-do-mar. Nesse caso, eles prepararam uma estratégia de criação de conteúdo para responder a pesquisas como a sua e uma estratégia de SEO para posicionar sua página à frente da concorrência. Eles criaram um site com o qual você pode interagir, revisando as informações que eles oferecem e fazendo uma compra.

Uma forma de completar a estratégia de marketing interativo pode ser dar-lhe a opção de partilhar a sua experiência nas redes sociais ou comentar sobre ela, monitorizando a sua reação para tirar conclusões que lhes permitam conhecê-lo e melhorar as suas ofertas. 

Leia também: Saiba a diferença entre dados qualitativos e quantitativos e como usá-los.

Muito, muito mais eficaz

Agora imagine que a empresa de frutos-do-mar coloca um anúncio em um ponto de ônibus em sua cidade.

A maioria das pessoas que passa nem observará o anúncio. Algumas pessoas verão, mas não prestarão atenção, porque nesse momento estarão com pressa ou pensando em outra coisa.

Que porcentagem de pessoas que veem o anúncio da marquise você acha que comprará frutos-do-mar? Claramente, uma porcentagem muito menor do que as pessoas que veem o conteúdo da marca porque estão procurando por ele. E é que estamos tão saturados de informações que não reagimos mais à maioria dos estímulos. É tão simples quanto não queremos ser bombardeados: queremos escolher.

Em essência, o marketing interativo funciona exatamente ao contrário do marketing tradicional: não é a marca que fala, mas o público. A marca precisa de ouvir o seu público para aprender a melhor forma de responder às suas necessidades, devendo sempre que possível convidar o seu público a participar com a sua opinião e feedback. Desta forma, o público sente-se parte da marca. 

O público pergunta, pergunta ou propõe, e a marca responde. Comunicação bidirecional pura. Esta comunicação permite não só personalizar conteúdos e campanhas. Além disso, o relacionamento da marca com o público é aprimorado, aumentando o engajamento e a fidelidade à marca. E isso se traduz em melhores resultados.

Que tipos de marketing de interação existem?

Parece maravilhoso, certo? Mas você pode estar se perguntando, e como isso é feito? Vejamos algumas ações ou formas de fazer marketing interativo:

Use conteúdo interativo

Claro! O que melhor do que conteúdo interativo para fazer marketing interativo? 

Esse tipo de conteúdo é muito poderoso quando se trata de captar a atenção do público, conseguir engajamento e melhorar sua experiência. O melhor conteúdo interativo inclui diferentes formatos como vídeo, áudio, GIFs, etc. e é super atrativo para o público a que se dirige.

Através do feedback das pessoas que consomem nossos produtos ou serviços

Isso pode ser feito de diferentes formas, como elaboração de pesquisas e questionários, conversação nas redes sociais ou até mesmo através de contato direto nos pontos de venda. 

Cuidado: pedir feedback não é marketing interativo. É interativo quando o feedback é gerado e esse feedback é usado para tomar decisões de negócios. 

Ofereça conteúdo personalizado

Nesse caso, quando o público expressa gostos ou preferências, a marca reage oferecendo conteúdo baseado nesses gostos. Os exemplos mais conhecidos desse tipo de marketing de interação são emails personalizados ou sugestões personalizadas em um e-commerce.

Por exemplo, considerando o histórico de compras ou navegação de uma pessoa, é possível enviar um e-mail com uma oferta irresistível para ela. É até possível automatizar essas ações. 

Busque a interação bidirecional, expoente máximo do marketing interativo

Trata-se de garantir que o fluxo de comunicação entre as marcas e o público não seja interrompido, mas continue sendo alimentado continuamente. 

Um bom lugar para conversar com o público são as redes sociais. Esses canais permitem que qualquer pessoa expresse suas opiniões ou reclamações sobre uma marca, direta ou indiretamente. Essa informação é ouro puro para uma marca, por isso é muito importante ouvir e responder a essas conversas.

Como fazer um plano de marketing interativo?

O marketing interativo é uma abordagem, algo para integrar ao marketing. Mais do que falar de um plano de marketing interativo, a ideia é enriquecer a função do marketing ao incorporar ações desse tipo, ou seja, tornar o marketing interativo. Os benefícios virão da mudança de foco para que cada vez as ações e decisões da empresa levem mais em conta o público.

A chave está nesta sequência, que pode ser integrada ao esboço de qualquer plano de marketing:

  • Conheça o público-alvo
  • Ofereça opções para interagir
  • Monitore seus comportamentos

A base de tudo é obter o máximo de informações possíveis sobre o público-alvo, não apenas informações demográficas, mas tudo sobre suas preferências e sua relação com a marca. 

Ao integrar informações sobre o comportamento das pessoas no site da empresa com dados de outras plataformas como o CRM ou a base de e-mails, é possível fazer segmentações muito precisas do público, o que precisamos para oferecer experiências personalizadas. 

A partir do conhecimento do público, a marca poderá segmentar e aplicar os tipos de marketing de interação que melhor se adequam aos seus propósitos e a cada situação. Por exemplo, se uma empresa está usando o conteúdo do blog para atrair um público, uma opção pode ser incluir conteúdo interativo para melhorar o engajamento. 

Em uma fase mais avançada do funil de compra, quando a pessoa visita o ecommerce, o ideal é que ela possa interagir com um chatbot que tire suas dúvidas e lhe ofereça produtos personalizados. 

É importante utilizar ferramentas analíticas para monitorar o comportamento das pessoas que visitam o site, além de poder mensurar os resultados das ações de marketing interativo, analisando tanto as interações recebidas quanto sua origem.


Usar toda essa informação que obtemos para adequar produtos, serviços e ofertas às necessidades e gostos do público é o que fará o marketing interativo funcionar. Já sabe, deixe fluir a comunicação e as mensagens personalizadas! Quer saber mais? Confira mais dicas em nosso blog.

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