Realizar a segmentação da audiência é um processo que muitas empresas fazem para conseguirem encontrar o público ideal para ações de um determinado produto ou serviço. Inclusive, com esse processo, é muito mais fácil criar engajamento em ações assertivas.
Normalmente, a segmentação é realizada com base em complexas pesquisas e dados relacionados ao seu público-alvo, que vão desde localização até gênero ou idade.
O importante neste caso é encontrar o grupo mais propenso a consumir seu material de, por exemplo, empresas de saúde ocupacional.
Entretanto, segmentações pré-definidas podem acabar não condizente com a realidade, e atrapalhando o processo de vendas. Isso porque nem sempre os consumidores se encaixam na segmentação que estão se propondo.
Para conseguir identificar melhor como você pode segmentar seu público e conseguir resultados mais expressivos, uma das melhores maneiras de fazer isso é através dos dados de intenção de compra.
Esses dados permitem que a empresa consiga encontrar audiências com base em comportamentos, e não em suposições.
Assim, você consegue segmentar a audiência para entregar propagandas com mais efetividade, melhorando a experiência do usuário em, por exemplo, sua empresa de automação residencial.
Dentre os sinais que os dados de intenção de compra costumam avaliar, podemos citar:
- Interações com mídias da marca;
- Visitas ao site e pesquisas de produtos ou serviços;
- Instalação de aplicativos;
- Qualquer tipo de transação com a empresa.
Essas informações permitem que a empresa compreenda que há de fato um interesse em consumir produtos ou serviços, integrando diversos canais de comunicação para criar um ambiente mais adequado para esse tipo de ação.
Desse modo, conseguir segmentar corretamente seu público é um passo fundamental para conseguir mais vendas, seja para sua empresa de gesso acartonado ou para qualquer outra organização.
Através desse tipo de ação, você consegue explorar melhor seu público-alvo, conseguindo produzir um conteúdo de qualidade.
Como fazer essa segmentação?
Trabalhar a segmentação de seu público permite que você consiga explorar da melhor forma possível seu conteúdo, seja através dos assuntos comunicados, ideias de ações ou até mesmo temas de diálogo.
Por isso, é importante conseguir encontrar sua audiência no momento certo e no lugar certo, principalmente para conseguir explorar todo seu potencial. Dessa forma, você consegue direcionar seu material para pessoas mais propensas a consumir, aumentando a conversão.
Cada empresa tem sua própria forma de agir e de pensar, e é importante ter em mente que esse tipo de ação precisa ser bem estruturada para que você consiga os resultados adequados, seja em uma empresa de engenharia elétrica ou qualquer outra.
Conheça seu público
Para que você consiga segmentar corretamente seu público, é importante que você o conheça. A definição do público-alvo é o primeiro passo para compreender quem são as pessoas que consomem seus produtos ou serviços.
Vale lembrar que o público-alvo ainda é um conceito genérico, uma vez que se trata de um grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, com propensão a comprar mais produtos de sua empresa.
Para conseguir identificar a intenção de compra e definir melhor quem será o público afetado por uma ação específica, você pode contar com uma persona para entender de maneira mais correta como a ação funcionará.
A persona é uma idealização de um cliente, uma figura fictícia montada com base nas informações acumuladas sobre seu público até aqui.
Ademais, ela é uma figura bastante importante, uma vez que é através dela que você consegue estruturar melhor as ações, seja dentro de empresas terceirizadas de limpeza e conservação ou em quaisquer outras companhias.
Através dos dados coletados, você consegue criar uma figura muito próxima da realidade. Entretanto, além de informações padrão como nome, endereço e profissão, você deve pensar no psicológico de sua persona.
Seus medos, anseios, desejos e padrões de consumo devem ser levados em conta no momento da criação. Isso permite que você tenha respostas muito mais completas quando estiver testando estratégias com sua persona.
Tenha uma personalidade
O mercado hoje em dia está muito mais competitivo do que o normal. Por conta disso, muitas empresas têm buscado formas de se destacar, e atrair melhor o público que estão buscando.
No caso de um público segmentado, é importante entender como se comunicar, seja você dono de uma empresa de impermeabilização de laje ou de outro tipo de negócio.
A voz que sua empresa utilizará em suas ações é um resultado direto do segmento de público que está tentando alcançar. É preciso falar a mesma língua que eles, para que você consiga se fazer ouvido.
O público está saturado de encontrar sempre as mesmas empresas, com os mesmos pensamentos e atitudes em todo um nicho de mercado. Por isso, quando você dá sua própria voz à empresa, acaba se destacando nesse meio.
Uma marca humanizada, hoje em dia, é muito mais interessante do que uma robótica. As pessoas gostam de ter um contato mais próximo e sério com as empresas das quais fazem negócios.
O importante na hora de ofertar um produto ou serviço é conseguir oferecer a valorização da experiência do usuário. A pessoa precisa ter consciência do atendimento e satisfação em negociar com a empresa.
Dessa maneira, você consegue explorar muito melhor o mercado a sua volta, principalmente sabendo lidar com o público consumidor de forma mais expressiva para aumentar as suas oportunidades de vendas.
Seja adaptável
Quando você inicia uma ação de engajamento, é muito comum que o conteúdo atraia o público correto para, por exemplo, seu fabricante de filme stretch.
Se as pessoas estão tendo dificuldades em identificar o conteúdo do texto e encontrando diferenças entre o título e o corpo do material, talvez seja hora de se adaptar.
Muitas vezes, o problema maior não está no conteúdo produzido, e sim na forma como ele está sendo passado para o público, que pode ser confuso à primeira vista e não se comunicar corretamente com o alvo da ação.
Identifique as páginas de seu site que mais são acessadas, bem como os conteúdos que têm maior engajamento. Você pode tomar estes exemplos para iniciar uma mudança considerável em sua estrutura.
Assim, você consegue se engajar com seu público de maneira mais expressiva, com conteúdos que de fato chamam a atenção e ofereçam uma segmentação mais específica para aquilo que você está tentando conquistar.
Conteúdo em tempo real
Com os avanços da internet e da tecnologia, sobretudo em questão de mobilidade, o consumidor é constantemente bombardeado por informações. As pessoas estão o tempo todo buscando novidades e material para conseguir ampliar seu conhecimento.
Por isso, deixar o público esperando novidades pode acabar fazendo com que as pessoas percam o interesse em conseguir melhores resultados para você e sua empresa de gravação em aço, por exemplo.
Para conseguir mais agilidade na produção de conteúdo, uma das melhores formas é utilizando as redes sociais.
De todo o tempo que o usuário médio passa na internet, a maior parte é nestas redes. Tratam-se de plataformas de interação que tem um potencial muito grande de aumentar o engajamento de empresas.
Todos os dias, milhões de usuários novos se cadastram nas principais redes sociais do mercado, o que torna essas ferramentas muito atrativas para qualquer empresa que deseja um melhor posicionamento no mercado.
Independentemente de você optar por uma rede social que seja mais focada em vídeos, áudios ou texto, o ideal é saber se seu público-alvo consome esta plataforma que você deseja se inserir. Essas ações são muito importantes para conquistar um espaço melhor.
Além disso, as redes sociais têm um enorme potencial de viralização. Trata-se da facilidade de compartilhar conteúdo dentro das redes. Quando você faz uma publicação, ela acaba sendo direcionada para o público que tem contato com você.
Se essa publicação é interessante, o consumidor compartilhará em sua própria linha do tempo, permitindo que seus amigos e familiares também tenham acesso a esse material. A mesma coisa acontece progressivamente, alcançando um espaço maior de engajamento.
Apresente sua força
Um público segmentado já tem um bom interesse no que você tem a oferecer. Por isso, quando você apresenta os pontos fortes de sua empresa e o diferencial que sua marca possui frente à concorrência, consegue resultados muito mais satisfatórios.
Para isso, é necessário ter qualidade em sua produção de conteúdo, bem como demonstrar sua liderança no mercado através de ações responsáveis e de autoridade sobre o seu conhecimento acerca do produto ou serviço em questão.
Considerações finais
A segmentação de público é um elemento essencial de qualquer processo de venda, uma vez que consegue alcançar com mais qualidade as pessoas cujo interesse de compra é algo real. Por isso, é importante saber como e quando agir nesse tipo de situação.
Através de algumas ações simples, você consegue apresentar uma estrutura muito mais adequada de sua empresa, conquistando resultados cada vez melhores para suas conversões, sobretudo em ações que precisam de uma maior segmentação de público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.