Como escolher o CMS ideal para seu blog

CMS

Você sabe qual é o CMS ideal para o seu blog? De fato é possível encontrar várias opções de CMS disponíveis no mercado, o difícil é identificar qual o melhor para cada projeto.

Isso porque é essencial refletir sobre a questão antes de realmente começar a trabalhar ou agir para ter uma direção correta do que se deve fazer.

Logo, se o seu objetivo é iniciar um blog de assessoria contábil para empresas, por exemplo, o seu CMS ideal pode ser diferente de quem quer criar conteúdo na área de alimentação saudável, fortalecer a marca pessoal, ou mesmo abrir uma loja para começar a vender seus produtos online. Tudo muda.

Ou talvez você esteja insatisfeito com o CMS que possui na empresa e é só fazer uma mudança, ou obter um suporte técnico informática para tudo se resolver. O fato é que não se pode adivinhar a necessidade real de seus projetos, cada situação é diferente e única.

Existem CMSs para todos os objetivos e necessidades, portanto certifique-se de escolher o que é certo para você somente depois de decidir quais objetivos você pretende alcançar com seu projeto, pois isso afetará muito seus critérios de seleção.

É exatamente isso que vamos abordar agora neste artigo! Vem conferir.

O que é CMS?

O CMS é a sigla para Content Management System, que é uma plataforma web para gerenciamento do conteúdo do seu site, blog ou portal, que permite a criação, modificação e exclusão de conteúdo.

Basicamente permite a gestão em total autonomia do seu projeto de conteúdo na internet.

Ter um site/blog é importante para todos os segmentos e nichos de negócios, seja empresa de alimentos saudáveis ou empresa de tecnologia, todos os negócios podem se beneficiar com um site bem estruturado. E, logicamente, tudo começa com a escolha de um CMS ideal.

Não há dúvida de que o CMS oferece múltiplas vantagens, como por exemplo:

  • Dinamismo;
  • Opções variadas de layouts;
  • Implementação autônoma de novas seções;
  • Recursos simples sem necessidade de habilidades de programação.

De fato são várias vantagens e benefícios que um CMS ideal proporciona para todos os projetos. No entanto, essa escolha deve ser bem calculada e analisada, afinal uma empresa de equipamentos audiovisuais pode precisar de um CMS com disponibilidade de expor os produtos.

Por outro lado, uma empresa de serviços só precisa de um blog bem elaborado para gerar autoridade e mais vendas de serviços.

Tudo deve ser bem analisado antes de fechar com um gerenciador de conteúdos. Continue lendo e saiba os principais critérios na escolha ideal de seu CMS. 

Critérios importantes ao escolher o CMS ideal

Primeiramente é preciso analisar bastante antes de colher o CMS para seu projeto, uma vez que existem vários no mercado prontos para uso, sejam eles de código aberto, pagos, etc.

Isso porque muitos deles foram projetados para um uso específico, como por exemplo um CMS para blogs, comunidades/fóruns, para terceirização de profissionais de TI, para projetos editoriais, para a gestão da documentação, sites e lojas, e-commerce, etc.

Portanto, sem uma análise cuidadosa das necessidades de seu projeto, você pode encontrar-se com um sistema de gerenciamento de conteúdo autônomo extremamente disfuncional para seu objetivo.

Ou seja, é preciso ter uma escolha coerente com cada projeto a ser realizado, mas de fato escolher o CMS que melhor se adapta às suas necessidades não é nada simples, principalmente se você não tiver uma ideia clara do que deseja alcançar e quais são os objetivos.

Para ajudá-lo a escolher e esclarecer as principais dúvidas que possa ter na escolha do CMS certo para o seu projeto, criamos este pequeno guia com os 6 principais critérios de escolha de um CMS ideal. Confira:

1. Usabilidade

O melhor CMS para você é aquele que foi projetado para facilitar a vida simplesmente com conhecimentos básicos de informática, ou seja, um CMS pouco intuitivo e complexo de usar seria de pouca utilidade para seus objetivos, você não acha? Na verdade isso só complicaria sua vida.

A solução é escolher sempre um CMS de fácil compreensão e utilização para você, que lhe permita criar e editar conteúdos com apenas alguns cliques.

É inútil escolher um CMS que permita inserir banners publicitários, implementar sistemas complexos de gerenciamento de comentários ou similares se não for o que você precisa.

Um exemplo prático é uma empresa de assessoria contábil empresarial, ou seja, ela vende serviços, e não produtos, logo não é necessário um layout ou aba para inserir produtos. Somente um site bem estruturado visualmente e um blog para criar conteúdos relevantes.

Mas é importante destacar que o que é fácil para você pode não ser fácil para outra pessoa, portanto é uma escolha particular. Evite recomendações sem análise!

2. CMS que seja responsivo para SEO

Você sabe qual é a missão mais exigente que qualquer empresa, mais cedo ou mais tarde, enfrenta? Ser encontrado na web, ou seja, aparecer nos principais motores de busca na primeira página é um grande desafio e é muito difícil.

Mas, obviamente, nada impossível, só aplicar as estratégias bem definidas e ter constância, afinal faz parte da concorrência, até no meio digital.

Logo, está se tornando cada vez mais complicado ser visto na web, em parte devido à crescente saturação do mercado e em parte devido às restrições impostas pelo algoritmo do Google.

Em nichos muito específicos, como uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, pode ser interessante um CMS com estruturas de indicação de palavras-chave, bem como um layout que seja adequado para o público alvo.

Num contexto semelhante, a escolha de um CMS que permita intervir facilmente no SEO através do conteúdo torna-se fundamental. Inserir meta tags, descrições e palavras-chave de interesse deve ser rápido e fácil, assim como criar um mapa do site que ajude o Google a indexar nosso site.

3. Fácil gerenciamento de vários usuários

Muitas empresas preferem delegar o gerenciamento de conteúdo a terceiros ou colaboradores externos. Se este for o seu caso, certifique-se de escolher um CMS que permita a criação de vários usuários com diferentes acessos.

De fato os melhores CMS, por exemplo, permitem criar vários perfis com diferentes funções: colaborador, editor, autor, administrador, etc. Dessa forma, é possível proteger o conteúdo e todo o site de possíveis erros que possam comprometer seu funcionamento.

4. Grande galeria de layouts para escolher

Escolha um CMS que permita modificar os layouts gráficos do site em todas as suas partes e que tenha uma grande galeria de temas para identificar o que mais lhe convém.

Certifique-se de que você pode alterar as cores do plano de fundo e do texto, personalizar as páginas o máximo possível, incorporar vídeos do YouTube ou conteúdo retirado de suas redes sociais.

Ter a possibilidade de intervir em todos os aspectos dos layouts é uma vantagem que não deve ser subestimada, pois permitirá que você torne o site cada vez mais semelhante a você e diferente de todos os outros.

5. Possibilidade de ter vários sites

Sua empresa ou organização, ou mesmo o escopo de seu projeto, pode precisar gerenciar vários sites ao mesmo tempo, cada um dedicado a uma linha de produto (ou serviço) específico. O mesmo vale para as páginas de destino também.

Um CMS que suporte a função de vários sites em uma mesma empresa permite criar uma rede de diferentes páginas da web dentro da mesma instalação. O principal benefício é que você pode controlar tudo a partir de um único painel sem precisar pular de uma ferramenta para outra.

Além disso, todos os plugins e personalizações que você instalar no site principal também serão replicados para o restante da rede – com apenas um clique.

Para exemplificar, vários segmentos necessitam de mais de uma página na web, como no caso de uma empresa de administração de condomínio comercial, em que é necessário vender tanto os serviços de administração, como os produtos de segurança do condomínio.

6. Nível de segurança

Este é outro aspecto bastante importante a ser levado em consideração ao escolher o CMS. Muitas vezes os problemas de segurança relacionados ao sistema de gerenciamento de conteúdo surgem da instalação de plugins de terceiros, que nem sempre são criados de maneira prática.

Infelizmente também é possível encontrar problemas decorrentes da falha na atualização do próprio CMS, o que o torna suscetível a vulnerabilidades.

É aconselhável você verificar o nível de segurança do instrumento antes de começar a trabalhar nele para se proteger de qualquer problema.

Dar atenção a todos esses tópicos levantados durante o texto irá te ajudar muito na escolha do CMS mais indicado para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#BLACKFOCO2024

70% OFF na sua nova Landing Page!

Sua nova Landing Page, totalmente otimizada, moderna, e voltada para conversão, pronta para capturar clientes!

Em apenas 72 horas, você pode ter tudo isso – e com 70% de desconto!

Olá! Quer Aumentar Suas Vendas?