Como desenvolver estratégia de conteúdo?

estratégia de conteúdo

Ter uma estratégia de conteúdo é algo essencial para qualquer marca que entende a importância que a produção de conteúdo possui nos dias de hoje, principalmente após a chegada das redes sociais.

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias dentro do marketing digital e se baseia na produção de conteúdos que tem como objetivo principal ajudar o público a resolver algum problema ou esclarecer alguma dúvida.

Os conteúdos produzidos nas mídias sociais, seja através de blogs ou pelas redes sociais, são os principais meios para atrair novos clientes e pessoas que podem se interessar pelo que a sua marca oferece.

Hoje contamos com conteúdos dos mais diversos formatos, que vão desde texto e imagens até vídeos e áudios que ajudam milhares de pessoas ao redor do mundo a entenderem mais sobre determinado assunto.

A internet mudou por completo a maneira como consumimos conteúdos e produtos, hoje é muito mais simples encontrar um controlador de acesso empresas de qualidade através de uma pesquisa nas redes sociais.

Entretanto, muitos ainda acham que basta produzir um simples conteúdo no formato que desejar e publicar nas mídias sociais que os resultados começam a surgir, e é justamente assim que muitos acabam se frustrando.

Isso porque, assim como qualquer outra ação dentro da internet que tem como objetivo gerar resultados para uma marca, é preciso contar com uma boa estratégia, e quando falamos de conteúdo o cenário não é diferente.

Como mencionamos, o conteúdo é o que atrai pessoas para o seu perfil, por isso ele precisa de muita atenção e cuidado não apenas na produção, mas também na construção de estratégias de divulgação.

Uma empresa que vende exaustor só se tornou a melhor em seu segmento por saber traçar uma estratégia de conteúdo que respeitasse as características da marca e o seu público, trazendo ótimos resultados para ambas as partes.

Afinal de contas, um conteúdo bem estruturado traz vantagens tanto para a marca, que atrairá novos clientes, quanto para o usuário, que contará com um material de qualidade para ajudá-lo no que precisa.

Por isso a estratégia de conteúdo se tornou algo essencial nos últimos tempos, pois ela difere aqueles que produzem apenas por hobbie e aqueles que fazem isso com a intenção de obter resultados dentro do digital.

Sendo assim, hoje entenderemos mais sobre o conceito de estratégia de conteúdo, assim como a sua importância nos dias atuais é um passo a passo versátil para que você produza conteúdos estratégicos para a sua marca, seja qual for o segmento dela.

Entenda o que é uma estratégia de conteúdo

Imagine que você seja uma consultoria tributária com a melhor empresa do mercado, porém ela possui uma agenda lotada e é muito difícil conseguir um horário com eles, então você provavelmente irá pensar em uma boa estratégia para conseguir o que deseja.

Com isso podemos entender que o significado da palavra estratégia nada mais é do que a criação de um caminho que te ajudará a chegar em seu objetivo final com mais assertividade e segurança.

Por isso, a estratégia de conteúdo nada mais é do que a escolha de um caminho que será adotado na sua produção para que você chegue no seu objetivo final, seja aumentar seu número de vendas ou a visibilidade da sua marca.

Uma empresa de produtos de beleza, por exemplo, pode traçar uma estratégia de conteúdo que defenda a publicação de vinte conteúdos na semana em três formatos diferentes e em horários de pico nas plataformas digitais.

Essa é uma estreia que respeita o público da marca e o seu objetivo, e é o que deve acontecer tanto com uma empresa de consultoria em tecnologia da informação quanto com qualquer outra que irá traçar a sua estratégia.

Lembrando que estratégia é algo personalizado, então cada negócio terá a sua, pois cada marca possui seus objetivos e características, mas o fato é que contar com uma estratégia de conteúdo te trará diversas vantagens, como:

  • Otimização de processos;
  • Mais produtividade;
  • Melhor relacionamento;
  • Mais engajamento;
  • Segmentação de público;
  • Construção de autoridade.

Com uma estratégia de conteúdo bem estruturada, a sua marca tem mais a ganhar do que perder na produção, fazendo com o que o conteúdo seja um convite para que o usuário conheça mais sobre a sua marca e o que você oferece.

Sendo assim, entendemos que a estratégia de conteúdo é muito mais do que apenas um novo conceito no mercado, mas uma maneira inovadora de ajudar as marcas a chegarem onde desejam de maneira mais rápida.

Passo a passo para uma boa estratégia de conteúdo

A princípio, desenvolver uma estratégia de conteúdo pode parecer difícil, mas com o tempo se torna algo fácil e que traz inúmeros benefícios para a sua rotina, assim como acontece com quem usa um sistema erp nota fiscal eletrônica para oficializar seus serviços.

E para te ajudar nesse processo, selecionamos um passo a passo bem simples mas que fará toda a diferença na hora de traçar a estratégia de conteúdo da sua marca, seja qual for o tamanho ou segmento dela. Confira:

  1. Planejamento

Assim como qualquer outra coisa dentro de uma empresa, o planejamento é algo essencial para garantir o sucesso da marca, fazendo com que ela saiba cada passo que será dado no futuro da empresa.

Por isso, planejar os temas e formatos de seus conteúdos é essencial para que a sua estratégia respeite também esse planejamento e seja coerente com o que você deseja construir e passar para o seu público.

Uma fabrica de produtos veganos pode produzir conteúdos com imagens de seus produtos e até mesmo vídeos com receitas veganas, tudo isso precisa constar no planejamento para que a estratégia seja a melhor para o segmento e público da marca.

  1. Persona

A persona é um conceito do marketing digital que defende a criação de uma espécie de avatar para a marca, ou seja, uma pessoa fictícia que possui as características do cliente ideal do seu negócio.

Por exemplo, a persona de uma marca de cadernos inteligentes pode ser um jovem universitário que tenha de 18 a 14 anos, organizado, metódico e que gosta de estudar e manter seus conteúdos em dia para a semana de provas.

Elaborar a persona da sua marca é essencial, pois os seus conteúdos serão voltados para ela, sendo assim, com essa persona definida você conseguirá ter mais ideias de como produzir conteúdos que chamem a atenção dela.

  1. Conteúdo

E chegamos no passo da criação do conteúdo, onde as ideias tomam forma e eles começam a ser produzidos para serem lançados através de uma assessoria contábil para abertura de empresa ou por conta própria.

Aqui o processo de produção acontece e é onde os formatos dos conteúdos são definidos, sejam os textos, as imagens, os áudios ou os vídeos. Nesse passo é importante entender o que a sua persona deseja e o que a sua marca consegue oferecer.

Só assim você conseguirá produzir um conteúdo estratégico que seja bom para você e para o seu público, trazendo bons resultados para ambos. Por isso é válido conversar com especialistas no assunto para te ajudar nesse processo.

  1. Distribuição

O passo de distribuição foca na publicação desses conteúdos. Aqui é o momento onde se decide em quais canais e plataformas esses conteúdos serão publicados a fim de alcançar a sua persona e gerar bons resultados.

Assim como é importante encontrar bons fornecedores peças de informatica para o seu computador, é importante saber qual o melhor canal para distribuir os seus conteúdos para que eles lhe tragam os resultados que espera.

Sendo assim, estude as plataformas e canais à sua disposição, entenda onde a sua persona está e se esforce para priorizar a distribuição por lá, pois as chances de bons resultados serão ainda maiores.

  1. Resultados

Por fim, mas longe de ser menos importante, mensurar os resultados desses conteúdos também é extremamente importante para saber se eles estão trazendo os resultados esperados.

Algumas plataformas digitais possuem ferramentas gratuitas e específicas para isso, assim como existem algumas pagas nas quais você consegue mensurar quantas pessoas viram o seu conteúdo e as que tomaram alguma decisão com base nele.

Isso te ajuda a entender sobre a sua estratégia e sobre a qualidade do seu conteúdo, sabendo o que manter e o que mudar para que os resultados também sejam diferentes e, de preferência, os melhores possíveis.

Considerações finais

O passo a passo acima serve para todo e qualquer tipo de negócio que entende a importância de se ter uma estratégia de conteúdo e como ela pode fazer toda a diferença em seus resultados.

Dessa maneira você contará com conteúdos que irão não apenas educar o seu público, mas também converter novos clientes e mais vendas para a sua marca, aumentando sua visibilidade e relevância no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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