Como criar defensores para sua marca?

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Quando se tem uma marca, o objetivo principal dos empreendedores é vender cada vez mais o seu produto ou serviço, entretanto, com o passar do tempo e as mudanças no comportamento do consumidor, ter clientes defensores também se tornou essencial. 

Sabemos bem que conquistar novos clientes é um baita desafio para diversas empresas no mercado, mas fidelizá-los é ainda mais difícil quando não se obtém as estratégias e canais corretos para isso. 

A fidelização de clientes de uma fábrica de telha térmica, por exemplo, nada mais é do que ter clientes que não apenas consumam o seu produto ou serviço apenas uma vez, mas que repitam essa ação e até mesmo indiquem sua marca para outras pessoas. 

Esse é o sonho de qualquer empresa, afinal de contas, quando se conta com um cliente fiel, nem sempre é preciso gastar rios de dinheiro para ter uma marca com mais resultados e uma boa reputação, pois eles fazem isso por você. 

E a partir disso, surge o marketing de defensores e o perfil do cliente defensor, que pode fazer toda a diferença nos resultados de uma empresa e na boa imagem dela dentro do mercado e perante seus concorrentes.

Por isso, hoje iremos abordar mais sobre esse assunto e te ajudar a conhecer a fundo sobre o marketing de defensores, sua importância para as empresas e dicas para criar um programa exclusivo para esses clientes em sua empresa. 

O que é marketing de defensores? 

Seja para uma marca de aluguel de aparelho lava jato ou até mesmo um e-commerce de moda, o marketing de defensores faz toda a diferença no relacionamento entre marca e consumidor, sem contar nas diversas outras vantagens que ele traz. 

O marketing de defensores nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal transformar os seus clientes em defensores da sua marca, ou seja, pessoas dispostas a defendê-la de tudo no mercado. 

Imagine que a sua empresa é vítima de uma fake news que coloca em risco toda a reputação e resultados da sua marca, entretanto, seus próprios clientes entram em ação para defender o seu negócio e provar a qualidade do que você oferece e dos seus processos. 

Parece um sonho, mas é uma realidade que já acontece em muitas empresas que aprenderam a colocar em prática a teoria do marketing de defensores e transformaram os clientes em espécies de advogados da marca. 

Seja os clientes de uma fábrica de porta de aço de enrolar ou até mesmo de uma escola de idiomas, a fidelização desses clientes é feita a partir do momento que a empresa entenda que ele é muito mais do que apenas um número dentro da marca. 

O cliente é o bem mais ativo do seu negócio, isso porque, ele pode levar a sua empresa ao céu ou ao inferno após todo o processo de compra e venda. Como vemos no mercado, o depoimento de um cliente pode ditar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. 

Por isso, investir na fidelização dos seus clientes e, consequentemente, na criação de um perfil de cliente defensor traz ótimas vantagens para a sua marca, como: 

  • Melhor imagem no mercado;
  • Boa reputação perante os concorrentes;
  • Mais credibilidade;
  • Torna-se referência no segmento;
  • Mais chances de vendas;
  • Maior alcance, entre outras. 

Sendo assim, o marketing de defensores reúne estratégias e um programa especial para que a sua marca construa uma comunidade de usuários dispostos a defender o seu produto ou serviço e ainda por cima, alinhados com a sua cultura. 

Conheça o perfil de um cliente defensor 

Quando uma pessoa deseja comprar madeira para telhado e conhece um cliente da sua marca que possui o perfil de cliente defensor, a chance dessa pessoa consumir o seu produto ou serviço se torna ainda maior.

Isso porque o perfil do cliente defensor é determinado e não acredita que exista outra marca que ofereça tamanha qualidade e benefícios além da sua, e ele fará questão de deixar isso bem claro para as novas pessoas que conhecerem o seu trabalho. 

Esse perfil de cliente também estará pronto para brigar em prol da sua empresa, defendendo qualquer pessoa que fale mal dela ou tente denegrir a sua imagem perante o público em geral. 

Vemos isso acontecer muito, principalmente nas redes sociais, pessoas de má fé, que talvez nem conheçam a sua marca, falam mal dela simplesmente com o objetivo de atrapalhar os seus resultados e o seu trabalho. 

Por isso, contar com o cliente perfil defensor dentro do seu serviço de impermeabilização com manta asfáltica ou dentro da sua loja, faz toda a diferença para lidar com o público e o mercado, pois estão cada vez mais agitados e exigentes. 

Além de tudo isso, o perfil do cliente defensor estará alinhado com os valores e princípios da sua empresa, acreditando que o seu produto ou serviço possui uma função social e ajuda a transformar e mudar a vida de seus clientes. 

Sendo assim, quanto mais clientes com o perfil defensor você tiver na sua empresa, melhor será, pois contará com pessoas dispostas a te ajudar no que for preciso e a comemorar as conquistas que forem alcançadas. 

A importância do marketing de defensores

Muitos empreendedores se perguntam qual a importância de investir no marketing de defensores, pois acreditam que apenas a fidelização dos clientes já é o suficiente, por isso, preparamos um exemplo para deixar claro a importância dessa ação. 

Imagine que a sua empresa é vítima de um ataque hacker no qual mentiras são propagadas por toda a internet, a empresa pode até fazer um comunicado à imprensa dizendo que aquilo é mentira, mas sem uma prova, dificilmente as pessoas irão acreditar. 

Entretanto, se a sua empresa de plantas ornamentais contar com clientes defensores, eles irão se unir para ir até às redes sociais e dar o seu depoimento falando sobre a qualidade e excelência da marca, expondo que o que aconteceu não passou de uma atitude de má-fé. 

E nem será preciso que a empresa em si peça para que esses clientes façam isso, eles sentiram que aquela é a obrigação deles após receberem o ótimo atendimento, suporte e experiência da marca durante o processo de compra. 

Com isso, torna-se ainda mais fácil convencer as outras pessoas de que o que aconteceu realmente foi algo com o objetivo de prejudicar a empresa, o que garante a boa reputação e imagem da marca mesmo com o problema que aconteceu.

Seja em uma marca de sistema de alarme de segurança residencial ou até mesmo em uma corretora de imóveis, contar com os clientes defensores é essencial para os momentos delicados no qual a satisfação deles fará toda a diferença para o seu negócio. 

Sem contar no suporte que eles também oferecem durante os momentos de sucesso da marca, estando sempre por perto para comemorar as vitórias e comprovar, mais uma vez, a qualidade e excelência da sua empresa no mercado. 

Por isso, sempre que se questionar sobre a importância do marketing de defensores em sua empresa, lembre-se desse exemplo e saiba que ele tem muito mais para oferecer do que tirar no seu negócio. 

Dicas para criar um programa de defensores

Deixando a teoria de lado e partindo para a prática, chegou o momento de conferir algumas dicas que selecionamos para te ajudar a criar um programa de defensores dentro da sua empresa e transformar seus clientes em melhores amigas da sua marca. Confira: 

  1. Defina seus objetivos 

O primeiro passo para criar um programa de clientes defensores em sua rede de empresas de torre de resfriamento, ou seja qual for o seu negócio, é definir quais são os seus objetivos com esse programa. 

Você deseja captar mais clientes? Aumentar a reputação da marca? Fidelizar clientes ou aumentar as vendas? Com os objetivos definidos, você saberá qual o melhor caminho e estratégia a tomar com o foco em chegar nos seus objetivos. 

  1. Conheça bem os seus clientes

Para ter clientes defensores, é preciso, antes disso, obter clientes que já conheçam a sua marca e que tiveram uma boa experiência com ela durante o processo de compra ou até mesmo para resolver algum tipo de problema. 

Sendo assim, conheça bem os seus clientes e converse com o seu time de eventos e atendimento para obter o perfil deles e, a partir disso, começar a entrar em contato e manter um relacionamento com cada um deles com o objetivo de transformá-los em defensores. 

  1. Seja envolvente 

Para que uma pessoa confie em você ou na sua empresa a ponto de defendê-la em algum momento delicado ou até mesmo comemorar suas conquistas, ela precisa ter um ótimo relacionamento com a empresa e os funcionários. 

Por isso, seja e treine sua equipe para serem envolventes em cada contato com o cliente, desde uma ligação até o envio de um e-mail ou mensagem. Acredite, isso será essencial para que o cliente se sinta acolhido pela marca e acabe se tornando um defensor. 

Com essas poucas dicas você já consegue dar início a um programa de clientes defensores na sua marca, transformando-os em perfis de pessoas que estarão dispostas a enfrentar o que for preciso para proteger o seu negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.