Como aumentar o ticket médio em e-commerce?

ticket médio

O ticket médio é uma das principais métricas quando o assunto é mensurar os resultados de uma empresa que investe em campanhas para atrair novos clientes, seja no âmbito digital ou físico. 

Sabemos muito bem que nos últimos tempos e, principalmente após a pandemia do novo coronavírus, diversas empresas viram o marketing digital como a única saída para manterem seus negócios de pé. 

O marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que auxiliam no aumento dos resultados da sua empresa de mobile promocional utilizando apenas o espaço digital, ou seja, a internet, as redes sociais e os estilos de negócios que nasceram com essa novidade. 

Enquanto as empresas saem ganhando ao conseguir divulgar sua marca para milhões de pessoas ao mesmo tempo e os clientes também ganham ao encontrar o que precisam e querem em poucos segundos sem precisar ao menos sair de casa.

E no meio disso, diversos estilos de negócios começaram a surgir justamente com a premissa de acessibilidade e facilidade para a vida das pessoas e dos empreendedores, como foi o caso dos e-commerces. 

Os e-commerces nada mais são do que negócios 100% digitais, ou seja, trata-se de uma marca que foi criada e é mantida em um ambiente totalmente online, onde todos os processos são feitos apenas pela internet. 

O e-commerce de uma empresa de criação de softwares, por exemplo, permite que os clientes contratem os seus serviços diretamente pelo site da marca, sem que seja necessário se deslocar até a empresa para isso. 

Entretanto, assim como qualquer outro tipo de negócio, o e-commerce também precisa de avaliações e métricas a serem seguidas para se ter a certeza de que o investimento realizado em campanhas de divulgação e lançamentos não estão fazendo a marca perder receita.

E uma das principais é justamente o ticket médio, que já é utilizado com frequência por profissionais que realizam consultoria contábil para empresas, pois trata-se de uma estática importantíssima, principalmente para os e-commerces e é sobre ela que iremos falar hoje.

Entenda o que é ticket médio 

O ticket médio nada mais é do que uma métrica de mensuração de resultados para uma empresa, independente de qual seja o seu segmento, todo negócio precisa ter esse dado muito estabelecido para que existam graves problemas lá na frente. 

Quando falamos de uma métrica de mensuração, nos referimos a uma espécie de estatística que comprova o bom ou o ruim desempenho dos resultados de uma empresa, com base nas estratégias adotadas e no investimento que foi realizado. 

O ticket médio é justamente uma dessas métricas, o seu objetivo é comprovar o quanto cada cliente está gastando dentro do seu site, seja ela uma fábrica de capachos personalizados ou até mesmo um site de venda de produtos de limpeza. 

Aqui, vale ressaltar que o e-commerce se tornou um ótimo estilo de negócio para as empresas justamente por conseguir monitorar de maneira mais otimizada esses tipos de dados, que seriam bem mais difíceis de organizar com um ponto de venda físico. 

Em um e-commerce, o usuário tem a possibilidade de passear pelos mais diversos setores da sua loja virtual, conhecer todos os seus produtos e serviços sem precisar sair do lugar, o que gera ainda mais conforto para ele. 

Nesse cenário, torna-se ainda mais fácil esse cliente consumir mais de um produto da sua marca e acabar enchendo o carrinho para realizar uma compra da qual se sentirá seguro no momento do pagamento. 

E o valor que cada cliente gasta no seu e-commerce faz toda a diferença para o seu negócio, isso porque sabemos muito bem que um fabricante de bobina de papel kraft, por exemplo, possui diversas contas para pagar em nome da empresa. 

Apenas um empreendedor entende bem a importância de cada real que entra e sai do caixa da sua empresa, por isso, é preciso estar ciente de como os seus clientes gastam em seu site de compras, e foi justamente para isso que o ticket médio surgiu. 

Aprenda a calcular o ticket médio 

E se engana quem pensa que dentro do universo dos negócios e do empreendedorismo não existe matemática, por mais temida que ela possa parecer, ainda é uma grande aliada dos empresários. 

Isso porque, como costumam dizer, os números não mentem e são essenciais para te fazer enxergar de maneira clara e objetiva os resultados, positivos ou negativos, da sua empresa no mercado. 

Como mencionamos anteriormente, o ticket médio é uma métrica focada no balanço de gasto de cada cliente dentro do seu e-commerce, seja ele de uma empresa de usinagem de peças ou até mesmo de uma loja de acessórios e jóias. 

E para que você obtenha esse valor de maneira específica, existe uma fórmula para se realizar o cálculo do ticket médio do seu e-commerce, e ela é: Ticket médio = Total em R$ de venda / Número de clientes que compraram. 

O mais recomendado é que esse cálculo seja feito todos os meses, então, você precisará do total de vendas em reais durante os 30 dias do mês e do número total de clientes que compraram do seu e-commerce nesse mesmo período de tempo. 

Fique tranquilo pois, a maioria das plataformas de e-commerces disponíveis hoje no mercado permitem que você tenha um controle desses dados, o que facilita e muito a realização desse cálculo. 

Vamos para um exemplo para que fique ainda mais claro: Imaginemos que uma empresa de assistência técnica máquinas agrícolas obteve um total de R$20.000 em vendas no mês para o total de 25 clientes. 

Nesse caso, utilizando a fórmula que passamos, o cálculo ficaria da seguinte forma: Ticket médio: 20.000 / 25 = 800. Isso significa que cada cliente daquele mês gastou, em média, R$800,00 no e-commerce da marca. 

Para saber se essa média de gasto está de acordo com o que o esperado, é preciso realizar uma análise interna para verificar o quanto você gastou para atrair esse cliente e se ele está dando o retorno que esperava. 

Para isso, você pode procurar por outras métricas para te ajudar, como o Retorno Por Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Cliente (CAC), que te ajudarão a saber se esse gasto está trazendo benefício ou prejuízo para a sua empresa.

3 dicas para aumentar o ticket médio

Agora que você sabe que o ticket médio é a métrica que apresenta o valor médio gasto por cada cliente no seu e-commerce, você deve estar se dando conta da importância que uma única venda possui para um negócio, não é mesmo?

Afinal de contas, a última coisa que um empreendedor deseja quando abre o seu próprio negócio é perder dinheiro. Pensando assim, é preciso aumentar o ticket médio para que os clientes consumam cada vez mais da sua marca. 

Sendo assim, selecionamos algumas dicas para te ajudar a aumentar o ticket médio da sua empresa, lembrando que contar com uma ajuda especializada como um serviço de assessoria contábil para abertura de empresa também poderá te ajudar bastante nesse processo.

  1. Ofereça uma boa variedade de produtos

Um dos principais motivos pelos quais os clientes acabam consumindo pouco de um e-commerce é a falta de variedade nos produtos ou serviços, isso acaba limitando-os a adquirir apenas o que precisam ou que mais gostaram. 

Por isso, pense em como você pode oferecer coisas diferentes para o seu cliente durante o momento em que ele estiver passeando pelo seu site, ofereça produtos de tamanhos, cores, formatos e texturas diferentes, por exemplo. 

Você também pode investir em pequenos produtos que sempre chamam a atenção da maioria das pessoas e são uma tentação na hora de fechar o carrinho, como:

  • Bloco de notas;
  • Chaveiros;
  • Carteiras;
  • Cartões de presente;
  • Marca texto, entre outros. 

Mesmo sendo produtos que fujam do seu segmento, ainda podem ser uma ótima pedida para fazer o seu cliente consumir algo a mais e, consequentemente, aumentar o ticket médio da sua empresa. 

  1. Disponibilize os produtos de maneira estratégica 

Disponibilizar os produtos de maneira estratégica também é uma ótima forma de aumentar o ticket médio da sua empresa. Dar início a uma estratégia nesse sentido não é difícil, basta realizar um levantamento dos produtos que possuem um maior número de vendas no seu site.

Com isso, organize os produtos de maneira que esses que são os mais vendidos fique entre os que não chamam tanto a atenção dos clientes, dessa maneira, eles se sentirão interessados não apenas pelo mais consumido, mas também pelos que estarão por perto.

Dessa maneira, é possível incentivar a compra desses outros produtos e elevar o ticket médio da sua empresa. Mas lembre-se, é preciso despertar a atenção do cliente e, nesse caso, é mais do que válido utilizar toda a sua criatividade para construir esse estímulo.

  1. Não deixe o cliente esquecer algum produto

Muitas vezes, um cliente realiza suas compras com o objetivo de adquirir um conjunto de produtos e não apenas uma unidade.

Essa é uma ótima estratégia que, além de aumentar o ticket médio do seu negócio, faz com que o cliente associe a sua marca como aquela que facilita a sua vida e não o deixa esquecer de nada.

Para isso, você também pode agrupar todos os produtos de uma mesma categoria em uma só página justamente para que o cliente já veja tudo o que precisa e não esqueça de nada antes de fechar a compra.

Dessa forma, será possível lucrar mais, aumentar o seu ticket médio e ainda fidelizar o cliente de maneira natural a sua marca. Assim, o ticket médio será muito mais do que apenas uma métrica para o seu negócio, mas a prova de um ótimo trabalho realizado. 

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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