A metodologia SMART é muito utilizada por pessoas tanto no campo profissional quanto no pessoal. Através da definição de metas, o SMART se baseia em 5 importantes fatores para conseguir resultados expressivos para uma empresa de consultoria ambiental.
O estabelecimento de metas é uma parte essencial de qualquer atividade, uma vez que elas ajudam você a entender quais são os objetivos que está buscando e para onde deve direcionar suas ações, trabalhando em prol da resolução destes itens.
No caso das empresas, as metas podem ajudar a determinar métodos de produção e aumentar a capacidade de seus colaboradores, além de otimizar o clima organizacional da empresa dando sentido para as ações de cada funcionário.
Esse tipo de atividade ajuda a criar números muito mais relevantes para suas atividades, otimizando suas vendas e melhorando o faturamento da empresa como um todo. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados especiais quando você lida com metas.
O principal motivo de estabelecê-las é justamente para estimular sua equipe e se estimular a produzir mais e melhor. Quando você cria metas abusivas, que são muito difíceis de encontrar, isso acaba se tornando um problema.
Funcionários que se sintam pressionados por metas e que não conseguem completá-las ficam desmotivados, o que impacta negativamente suas atividades.
Entenda o que é metodologia SMART
Pois bem, para conseguir criar metas condizentes com suas necessidades em uma empresa de tratamento de água, ou qualquer outra, trabalhar com o método SMART pode ser a solução.
A sigla representa uma série de fatores que devem ser levados em conta na hora de estabelecer seus objetivos futuros, tanto no caso de empresas quanto em ações para sua vida pessoal, que são:
- Específica;
- Mensurável;
- Atingível;
- Relevante;
- Temporal.
O termo “específica” em inglês é specific, trazendo então a sigla SMART, que também significa inteligente ou esperto na mesma língua. Estabelecer metas precisas é uma questão muito importante para adquirir melhores resultados.
Quando você estipula um objetivo para sua empresa, deve passá-lo para suas equipes responsáveis por fazer eles acontecerem. Entretanto, se não tiverem uma guia para seguir, os profissionais acabarão ficando perdidos, sem entender seus prazos ou recursos.
Por isso, as metas ajudam a estabelecer padrões que devem ser alcançados, permitindo que você trabalhe com mais empenho e dedicação a um modelo específico de atividades, e se destacando assim de seus concorrentes com uma consultoria ambiental serviços.
Buscar melhorias dentro de seu processo de trabalho é uma constante, que deve sempre ser otimizada e garantir uma estrutura adequada para seu atendimento como um todo. Existem vários caminhos que podem ser seguidos, e seus gestores devem procurar os melhores.
Quando a meta é clara e específica, a equipe pode se focar em alcançá-la e evitar uma série de problemas que podem derivar de uma ação pouco estruturada. Por isso, é interessante pensar em como resolver esse tipo de situação.
Além disso, as metas nem sempre precisam envolver diretamente o faturamento da companhia.
A divulgação e ações de marketing digital podem ter o mesmo tipo de foco, e as equipes trabalharão para atingir estes objetivos, como aumentar seguidores ou engajamento para serviços de licenciamento ambiental, se esse for o caso.
Conheça mais sobre as metas SMART
Dentro da metodologia SMART, é preciso entender cada uma de suas etapas para conseguir aplicar essa técnica com qualidade, criando metas mais efetivas para sua companhia ou para sua vida e aumentando seus resultados.
Esse tipo de metodologia deve ser aplicada individualmente em cada meta estabelecida por você, avaliando se todos os requisitos para se tornar uma meta SMART foram alcançados e você conseguirá trabalhar adequadamente para atingir seus objetivos.
Cada letra tem um significado único na metodologia SMART, que será discutido a seguir para você compreender melhor como lidar com esse tipo de atividade. São eles:
S – Específica (Specific)
A primeira letra da sigla representa a especificidade de uma meta. Isso porque, para que todos consigam trabalhar em prol de um objetivo em comum, é preciso que esse objetivo seja claro para todos os participantes de sua empresa de tratamento de esgoto.
Uma meta é específica quando ela deixa claro seus interesses. Se você deseja aumentar suas vendas, não adianta colocar como uma meta simplesmente “aumentar vendas”. Isso não dá nenhum tipo de conteúdo que sua equipe possa trabalhar.
Você deve ter em mente que tipo de resultado está procurando quando estabelecer uma meta, bem como quem ficará responsável por ela e de que maneira pretende trabalhar a meta para conquistar o resultado adequado.
Quanto mais informações você for capaz de estabelecer, mais específica a meta ficará, dando a oportunidade de que você trabalhe adequadamente com esse tipo de interação e alcance seus objetivos de forma mais assertiva.
M – Mensurável (Measurable)
Para que uma meta faça sentido, ela precisa ser medida. Do contrário, seus trabalhadores farão o serviço a esmo, sem entender onde estão tentando chegar com esse tipo de ação a longo prazo.
Quando você estabelece uma meta, e ela tem um objetivo específico, é preciso acompanhar a evolução da sua empresa de gestão de segurança do trabalho para conseguir entender como você chegou do ponto A ao ponto B.
As estratégias que deram certo, o que precisa ser revisto e melhorado para uma próxima ação, todos estes elementos acabam fazendo parte da questão de mensuração de uma determinada meta.
Normalmente, você consegue estabelecer ainda nesta etapa uma média de tempo para conseguir cumprir a meta. Isso torna o objetivo da empresa mais palpável, e dá um limite para os colaboradores alcançarem esse item.
Depois de identificar esse tipo de ação, seus colaboradores iniciarão o trabalho, buscando atingir a meta específica em um tempo hábil, mensurando sempre quais são os elementos que estão gerando mudanças positivas para aprimorar ainda mais a forma como você trabalha com gerenciamento de áreas contaminadas.
A – Atingível (Attainable)
Embora pareça óbvio, essa é uma etapa que passa batido por muitos empresários. Quando você estabelece uma meta, é importante que ela seja atingível. Metas irreais acabam gerando apenas frustração e cansaço para os profissionais da área.
Esse erro é muito prejudicial, porque impacta negativamente a produção da empresa como um todo, reduz a produtividade de seus colaboradores e em alguns casos pode até gerar problemas maiores, como afastamentos e desligamentos de profissionais insatisfeitos.
Por isso, uma meta deve sempre buscar a possibilidade. Isso não significa que deve ser fácil, mas sim que você consiga alcançar com os esforços e a determinação adequados para esse tipo de atividade.
Normalmente, para encontrar uma meta atingível, é possível avaliar as metas anteriores e identificar o potencial que sua equipe tem de produção, sobretudo em questão de alcançar um objetivo em específico.
Se uma meta anterior foi fácil de realizar, é possível criar uma meta mais audaciosa no futuro. Entretanto, no caso de uma meta não ter sido atingida, você pode reavaliar todo o processo e identificar em que pontos é necessário melhorar.
Assim, você consegue fazer uma avaliação mais precisa de suas habilidades e identificar como trabalhar corretamente com suas metas.
R – Relevante (Relevant)
Depois de determinar a meta e escolher as pessoas responsáveis pela conclusão delas, é preciso identificar o quão relevante essa meta é em detrimento a outras. Isso porque a prioridade com a qual seus colaboradores terão atenção para isso depende desse elemento.
Uma meta relevante deve impactar diretamente questões de faturamento e de resultados da empresa de limpeza industrial, fazendo com que as pessoas envolvidas procurem formas de alcançá-las com mais agilidade e uma qualidade maior.
Por isso, determinar a relevância de uma determinada meta é muito importante para que todo o seu quadro de funcionários entenda os motivos pelos quais você optou por utilizar essa ferramenta em primeiro lugar
T – Temporal (Time Based)
Este último elemento também é de extrema importância para estabelecer suas metas. A temporalidade dialoga diretamente com os prazos para a realização de uma determinada tarefa.
Uma meta sem prazo de entrega acaba ficando irrelevante, uma vez que não há pressa alguma em concluí-la. Por isso, é importante avaliar estes pontos separadamente, e entender a necessidade de sua equipe trabalhar dentro de suas capacidades.
Esse tipo de avaliação também ajuda a determinar o quanto a meta é realista, e pode ser alcançada com suas capacidades de trabalho atuais.
Considerações finais
As metas SMART são uma excelente ferramenta para otimizar seu trabalho e o de sua equipe, otimizando suas ações e garantindo uma produtividade muito maior para qualquer tipo de trabalho que esteja prestes a executar.
Por conta disso, é importante que você aproveite esses elementos para conseguir trabalhar com mais efetividade, buscando melhorias reais dentro do ambiente de trabalho. Além disso, é importante que você constantemente valorize os esforços de sua equipe.
Ao mostrar que os resultados valeram o esforço de seus colaboradores, eles se empenharão mais para conseguir cada vez mais bater as metas estipuladas pela equipe de gestão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.