A expressão chatbot deriva de uma abreviação do inglês para robô de bate-papo. A tecnologia também é conhecida como bot.
Essa tecnologia já é aplicada em diversos sites com finalidades diversas
A ideia é simples: como qualquer chat, essa ferramenta permite a troca inteligente de informações entre o consumidor e o empreendimento. Mas isso não significa que deve haver um vendedor ou técnico sempre à disposição para o atendimento.
A ferramenta funciona por meio de inteligência artificial, é automatizada e capaz de desenvolver o suporte básico sozinha.
Funciona da seguinte maneira: uma pequena janela fica disposta no site ou página do empreendimento.
Se o usuário tiver dúvidas ou quiser registrar uma reclamação, por exemplo, basta acionar a janela e digitar o que precisa. O chatbot vai utilizar as informações da base de dados para iniciar uma conversa instantânea, trocando informações e direcionando o consumidor para as experiências mais atrativas oferecidas pelo negócio.
É nessa conversa online que a empresa obtém as chaves para o crescimento e amadurecimento de sua administração – já que conhecer o cliente e suas necessidades é essencial nos dias atuais.
Dotado de cognificação, o chatbot tem a capacidade de compreender padrões de consumo e perfis de usuários. Além disso, os modelos mais completos de chatbot possuem inteligência artificial corretiva, que compreende em quais conversas o usuário não ficou satisfeito, seja pelo produto, apresentação da marca ou até mesmo possíveis falhas na comunicação do próprio chatbot.
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Revolução do chatbot
Utilizar a inteligência artificial para sanar problemas e processos cotidianos é uma prática comum em grandes corporações.
O marco no mundo digital, porém, está em promover a interação entre a máquina e os seres humanos de forma eficiente e equilibrada.
É aí que os chatbots estão inseridos. Manter e atualizar uma equipe de vendas pode gerar custos com longos prazos de retorno, sem falar das falhas humanas.
A implantação de chatbots garante maior disponibilidade de departamentos da empresa voltados para outras ações.
Torna-se dispensável, portanto, a contratação de vários profissionais para atuar na linha de frente de vendas e relacionamento com cliente, e sobra mais recurso para contratar aqueles que, de fato, farão a diferença para o negócio.
Essa é uma das principais características da ferramenta, que alia modernidade e é uma grande facilitadora dos processos empresariais quando se coloca o consumidor como ponto principal.
Além de praticidade, a economia é uma das primeiras vantagens sentidas pelo investidor.
Autor: Vinícius Passos – Agência Poussee – www.poussee.com.br