5 Estratégias de marketing para aprender com o Big Brother Brasil

Big Brother Brasil

Assistindo ou não, gostando ou não, não podemos negar que o Big Brother Brasil, um dos reality shows mais famosos do país, tem conquistado seu espaço entre altos e baixos em sua audiência e pode nos ensinar muito com relação à estratégias de marketing.

Duvida? Então confere o artigo de hoje e aproveite as dicas para alavancar a sua marca!

Como o Big Brother Brasil recuperou sua audiência?

O programa que é exibido na rede globo desde 2002, surgiu causando muita curiosidade e comoção entre os telespectadores e manteve uma boa audiência nos anos iniciais, mas sofrendo com a falta de ideias e novidades, o programa amargou alguns anos de baixa audiência.

Um bom exemplo para iniciarmos nossa análise sob a ótica do marketing, é a retomada do sucesso do programa a partir da 20ª edição.

No ano passado, a equipe comandada pelo diretor Boninho reformulou a proposta do reality de contar sempre com a participação de anônimos, trazendo para o elenco participantes famosos.

A estratégia funcionou, e aliada ao momento em que o país estava (e continua) passando de pandemia e isolamento social, fez com que a final da edição de 2020 registrasse a maior audiência desde 2010 e o início da edição 2021 também já vem batendo recordes.

A questão é, mesmo que você não assista ao programa, é possível ter insights incríveis e adotar estratégias de marketing que podem revolucionar as suas vendas!

Separamos algumas delas nas dicas abaixo!

1. Vamos falar sobre Marketing de influência?

No ano passado o reality show trouxe para o grupo “Camarote” um grupo de influenciadores, cantores e até esportistas nacionalmente conhecidos.

O formato do programa, já com 19 anos de existência sem muitas mudanças, estava desgastado e foi naturalmente perdendo sua audiência.

Na edição de número 20 veio a estratégia de utilizar o “Marketing de Influência” para colocar novamente a marca BBB sob os holofotes.

Afinal, isso já funciona muito bem com diversas outras marcas nas Redes Sociais, por que não daria em um programa com grande apelo comercial como o BBB?

Como resultado, o BBB 20 completou três meses ultrapassando a marca de 165 milhões de pessoas alcançadas na audiência acumulada no PNT (Painel Nacional de Televisão).

Basicamente, o marketing de influência é uma estratégia digital focada em explorar a relevância e o poder de engajamento de pessoas que produzem conteúdos para um público cativo e fiel, criando uma ponte entre eles e a marca contratante.

Uma dica: Leve em consideração na hora de escolher influenciadores para falar sobre a sua marca, aqueles que realmente tenham a personalidade, hábitos e públicos condizentes com a sua marca, combinado?

2) Planejamento é a chave do sucesso

Quando falamos em planejamento, pensar a médio e longo prazo é indispensável.

Esse pensamento lhe permitirá construir uma estratégia de marketing mais assertiva e que seja capaz de criar constantemente uma conexão com seus clientes.

Na edição passada do BBB, o grande destaque no quesito “planejamento” foi a cantora e atriz Manu Gavassi.

Ela e sua equipe planejaram as suas postagens nas mídias sociais por 93 dias – o tempo de duração total do confinamento.

Entre fotos e vídeos no formato IGTV criaram uma enorme interação com o público, conciliados com diversas situações em que Manu vivia na casa – prova do líder, prova do anjo, paredão, eliminação e, é claro, a participação na final.

Os posts eram sempre publicados simultaneamente e em ordem cronológica, enquanto os acontecimentos iam rolando dentro da casa.

Se deu certo?

Manu ficou em 3º lugar dentre todos os 20 participantes, mas não foi só o pódio que ela conquistou. Do lado de fora da casa, Manu conquistou +7,6 milhões de seguidores no Instagram e emplacou um novo hit chamado “Áudio de Desculpas”, lançado quando ainda estava confinada – gênia.

Manu Gavassi
Estratégia da Manu Gavassi enquanto participava do programa.

A estratégia deu tão certo que na edição de 2021, outros participantes do reality show também quiserem entrar nessa onda e planejaram com antecedência diversos posts fazendo ligação com o que estavam passando dentro da casa, como a atriz Carla Diaz e a influenciadora Viih Tube!

Dessa forma, a lição que fica é: planeje a sua estratégia de marketing tanto também para médio e longo prazo e lembre-se que antes de vender, é preciso entregar conteúdo de valor para o seu público!

3. Você ainda não é Omnichannel?

A multicanalidade já não é mais uma tendência.

Atender o seu cliente onde ele está e onde ele se sente mais confortável ser atendido é questão de sobrevivência frente à concorrência que o mercado enfrenta atualmente, cada vez mais acirrada.

Mas atenção, não trata-se apenas de atender utilizando diversos canais de forma simultânea, estes canais devem também estar interligados, uma vez que o objetivo é melhorar a experiência do cliente, estreitando a relação entre os canais online e offline.

Um bom exemplo de marketing omnichannel é quando estamos em um e-commerce e optamos por retirar o produto em uma loja física, ou seja, os canais se complementam.

A estratégia funciona pois é capaz de alcançar os consumidores nos diferentes canais que acessam por meio de uma mensagem unificada, proporcionando uma experiência única, consistente e fluida.

Voltando ao BBB, quem utilizou essa estratégia foi a influenciadora de beleza Bianca Andrade na edição de 2020.

Dona da marca de maquiagens “Boca Rosa”, a blogueira entrou no reality com o objetivo de divulgar o seu negócio, utilizando seus próprios produtos de maquiagem nas produções diárias.

Boca Rosa
Estratégia Bianca Andrade – Boca Rosa triplicou a venda dos produtos no período em que participou do reality.

Funcionou e mesmo eliminada na quinta semana de confinamento, Boca Rosa vendeu cerca de três vezes mais produtos de sua marca aqui fora, durante o período de exibição do reality. #Girlboss

  1. Gere identificação com o seu público

Se tem uma coisa que os participantes do Big Brother Brasil sabem fazer é criar identidade com o público, conquistando sempre fortes torcidas, que têm o poder de conduzi-los para o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Na edição passada, ator Babu Santana usou o pente garfo, ideal para cabelos cacheados e crespos, para reforçar o empoderamento black. “Quando você pega um pente e abre o black, o black é a coroa e o pente é a libertação”.

Babu Santana
Participante Babu utilizando pente garfo, ideal para cabelos crespos.

Colocando em prática, fique atento aos valores da sua marca e deixe claro para o seu público quais são eles, isso gerará identidade com consumidores que compartilham do mesmo valor.

Criar vínculos com os clientes, por meio de conteúdos com os quais eles se identificam para, depois, promover a venda do seu produto.

Mas vale o aviso: seja verdadeiro, o público tem um ótimo faro para mentiras e promessas falsas ok?

  1. Altas expectativas!

Uma boa estratégia para manter seu público interessado é criar expectativas ao lançar um novo projeto ou um novo produto.

Veja o exemplo do BBB: desde que o programa anunciou a participação de famosos como parte do elenco, as expectativas com relação à lista de participantes cresceram muito!

Sabendo dessa curiosidade do público, buscando aumentar ainda mais o interesse e aumentar a audiência em sua programação, a estratégia utilizada foi liberar o nome dos participantes aos poucos, ao longo de uma tarde inteira de programações da Globo.

Big Brother Brasil
Participantes BBB 21

A lição que fica é: se você busca aumentar o engajamento nas redes sociais da sua marca, bem como otimizar suas vendas, trabalhe com as expectativas dos consumidores.

Funciona bem para datas comemorativas, lançamento de produtos, lançamento de promoções, etc. Vá soltando as informações aos poucos, fazendo com que sua audiência fique atenta em suas postagens ao longo de um dia inteiro por exemplo!

Conclusão

Viu como podemos tirar lições valiosas e muitas ideias legais de um programa de entretenimento?

Basta olharmos pela ótica do marketing digital para conseguirmos enxergar todas as estratégias utilizadas tanto pela direção do programa, quanto pelos participantes.

Qual dessas estratégias você aplicará no seu negócio? Conta pra gente nos comentários!

 

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