Dicas para aumentar a percepção de valor para o seu cliente

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O sucesso comercial de uma empresa depende muito da percepção de valor que ela possui perante o público. Tanto a audiência já conquistada, como aquela com potencial de se tornar um cliente do seu negócio.

A visão coletiva da população sobre o seu empreendimento é capaz de influenciar no sucesso ou na queda das suas atividades comerciais, isso porque diante uma percepção negativa, o público pode optar por negociar com concorrentes melhor avaliados.

Ao impactar diretamente no potencial de vendas e lucro de uma empresa, a preocupação com a imagem da companhia deve ser uma atividade primordial dentro da organização interna do empreendimento.

Essa percepção de valor se tornou ainda mais importante com a inclusão da internet como uma forma de acesso comum aos canais de informação. Por meio de um aparelho celular alguém pode se inteirar sobre todas as atividades da sua empresa.

Essa relação ocorre por meio de comentários em redes sociais, depoimentos de usuários que utilizam tais serviços, além de outros materiais de conteúdo que interferem na criação de uma imagem para uma companhia, sendo ela positiva ou não.

É o que faz um empreendedor de um pequeno negócio optar pelos serviços específicos de uma companhia, ao pesquisar pelas melhores empresas de factoring em SP, confiando na percepção positiva que essa entidade em particular apresenta.

Mas se esse tipo de percepção é tão importante para o progresso de um empreendimento, é preciso, em primeiro lugar, compreender os elementos que a constituem.

Os conceitos por trás da percepção de valor

Uma percepção de valor consiste principalmente na relação entre os benefícios alcançados por meio da realização de um serviço ou entrega de um produto, e como o público se comporta diante dessa associação.

É uma concepção ligada à satisfação do cliente após o processo de compra, contando com a sua avaliação positiva ou negativa em cima dessa ação, o que impactará diretamente o reconhecimento que uma marca possui no mercado consumidor.

Em um exemplo específico, é por meio da relação de contentamento de um consumidor com os serviços otimizados por um software de gestão financeira, que o prestígio dessa companhia focada em programas de computação será estabelecido.

Parece complicado, mas é o mesmo conceito por trás da recomendação de uma nova lanchonete para os seus amigos, que trabalha com preços menores em relação aos concorrentes já estabelecidos.

As estratégias de preço são ferramentas conhecidas do marketing, principalmente para destacar os serviços de uma empresa que acabou de entrar no mercado. 

De fato esse vínculo entre custos e benefícios é muito importante para que o público reflita sobre consumir de uma empresa ainda não muito conhecida, dependendo também da situação financeira desse público e do ambiente em que se encontra.

Apesar dessa clara importância, a percepção de valor de uma empresa não se faz apenas pelo valor monetário dos seus serviços, contando também com outras concepções, ligadas aos benefícios sociais que aquela compra específica apresente ao cliente.

É como o valor que os cursos tecnicos podem trazer à vida dos seus alunos. Além da preparação para o mercado de trabalho, existe uma conquista pessoal e social, transformando esse indivíduo em alguém capaz de realizar uma atividade técnica

Junto desse valor profissional existem outros conceitos que interferem no processo de compra atual, lidando com as preocupações sociais, ambientais e culturais demonstradas por uma empresa.

É um conjunto de valores que um consumidor busca ao adquirir um produto ou um serviço. Valor esse que destaca a atuação de uma marca de refrigerantes em comparação aos seus competidores, mesmo que trabalhem com produtos similares.

Inclusive, quanto maior for a similaridade entre os artigos comercializados pela sua empresa e pelos seus concorrentes, maior é a importância de se desenvolver uma percepção positiva de valor por parte do público.

Garantindo-se assim que a sua empresa de assessoria fiscal, por exemplo, conquiste a preferência entre os clientes, o que passa pela qualidade do serviço, mas trabalha também com a comunicação realizada e o atendimento dos funcionários.

Fomentar positivamente uma percepção de valor sobre a sua companhia exige o cumprimento de algumas ações, principalmente as próximas que serão aqui destacadas.

5 dicas para destacar os seus serviços

Fora a adoção de práticas que evidenciem as atitudes positivas que a sua empresa tem em relação ao seu ambiente de trabalho, também é preciso que o público tenha conhecimento sobre essas ações adotadas.

Para isso, a aplicação de técnicas especializadas é recomendada, informando ao público as suas preocupações com os valores atribuídos aos seus serviços. Algumas formas de alcançar essa relação positiva é por meio de ações como:

  • Focar na qualidade dos produtos ou serviços;
  • Desenvolver os valores ligados à sua empresa;
  • Atuar com foco na experiência do consumidor;
  • Destacar cases de sucesso em sua companhia;
  • Otimizar o contato com o cliente.

Ao incluir essas atividades entre os processos organizacionais da sua empresa, melhor será a percepção do público sobre a sua companhia. Para quem está com dúvidas, é importante olhar bem para os benefícios provenientes de cada uma dessas práticas.

  1. Focar na qualidade dos produtos ou serviços

O processo de consumo do cliente começa pela sua necessidade por algo em específico, e cabe a sua empresa não só identificar essa necessidade, como garantir que os seus serviços e produtos consigam entregar uma satisfação completa ao consumidor.

É o caso de um pai que procura na internet por “escolas sistema anglo SP”, com a intenção de encontrar o melhor colégio na região para matricular o seu filho. Um ensino de qualidade sem dúvida destacará os serviços de uma instituição perante o público.

  1. Desenvolver os valores ligados à sua empresa

Além da qualidade do produto, o consumidor procura por outros fatores ao escolher pelos serviços específicos de uma companhia. Alguém que se importa com o meio ambiente vai se sentir bem ao comprar de uma empresa com um claro empenho na causa ambiental.

A mesma situação pode ser expandida para outros valores como segurança, prestígio e respeito às minorias sociais. Um conjunto de princípios que se relaciona com os fundamentos pessoais do cliente, e que podem também ser encontrados entre os pilares de uma instituição.

Esse pode ser o caso de empresas fabricantes de racks metálicos, na qual o comprometimento de uma dessas companhias em trabalhar com funcionários com deficiência permite uma melhor recepção do público, destacando-a entre os concorrentes.

  1. Atuar com foco na experiência do consumidor

A percepção de valor de uma empresa está atrelada às sensações que o consumidor sente ao consumir os produtos ou serviços oferecidos. De forma a otimizar essa impressão do público, é importante desenvolver a experiência completa do consumidor.

Entre algumas ações, uma que pode aperfeiçoar essa relação entre o público e a marca é o chamado free trial, um período de teste grátis na aquisição dos seus serviços.

É o caso de uma empresa de streaming, que oferece um período de 7 dias ou até um mês gratuito, de forma a apresentar os seus conteúdos para um assinante em potencial, iniciando um processo de fidelização do mesmo.

Esse mesmo procedimento pode ser utilizado na indústria de automóveis, com o chamado test drive, ou até com um escritório de contabilidade em São Paulo, fornecendo uma análise inicial sobre a situação financeira do seu empreendimento.

Outra forma de desenvolver essa experiência positiva com o consumidor é por meio dos serviços de entrega. Além da agilidade, um brinde ou recado personalizado junto da entrega pode melhorar a sua relação com o cliente.

  1. Destacar cases de sucesso em sua companhia

Nada diz mais sobre a sua companhia do que a recepção obtida com trabalhos anteriores. Logo é importante destacar a reação dos clientes anteriores com os seus serviços, além dos consumidores atuais, que foram fidelizados aos seus serviços.

Algo a ser trabalhado pela área de comunicação da empresa, através de campanhas institucionais, por exemplo.

  1. Otimizar o contato com o cliente

O contato com o cliente não deve terminar após a finalização da compra. O processo de pós-venda é um dos que melhor desenvolve a relação de proximidade com o público, em conjunto com a qualidade do produto em si.

Esse atendimento está além do dos serviços de assistência técnica, falando também sobre a maneira com o qual o público reage aos serviços realizados a longo prazo, garantindo a recomendação da sua empresa, assim como a possibilidade de comprar novamente.

Ao se conectar com frequência com a sua base de clientes, uma fabrica de portas aluminio SP pode estabelecer novas estratégias de marketing, para atingir não só esse público fidelizado como outros públicos em potencial, até mesmo de outras regiões.

Considerações finais

Todas essas ações atuam diretamente na criação de uma imagem de prestígio para a sua companhia. Algo de grande valor competitivo quando se pensa nas necessidades do cliente atual, e como ele se comporta com a inclusão de um ambiente digital.

E quanto melhor for a sua percepção de valor, maiores são as possibilidades disso reverter em um aumento de público, e consequentemente de vendas, o grande objetivo de alguém que atua no meio comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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