Aprenda criar campanhas de sucesso com Email marketing

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Uma campanha de e-mail marketing permite a promoção de novos produtos, o compartilhamento de notícias de uma empresa, ou apenas manter contato com os clientes.

De maneira segura, o e-mail marketing é uma linha direta e muito efetiva de comunicação com um grande número de pessoas, ao mesmo tempo, e com esforço e custo mínimo, visto as facilidades de personalização de forma automática.

Dentro de uma campanha planejada de e-mail marketing, as empresas conseguem segmentar o público e enviar mensagens direcionadas, o que ajuda a aumentar as taxas de conversão de leads em clientes. 

Com a rápida implementação de medidas de comunicação e publicidade online, e os baixos custos associados ao e-mail marketing, essa ferramenta se mostra indispensável para pequenas empresas e grandes corporações. 

Do que se trata uma campanha de e-mail marketing?

Uma campanha de e-mail marketing parte do princípio em que uma mensagem é enviada para um endereço eletrônico de leads ou clientes, e o sucesso pode ser mensurado a partir do momento que os destinatários tomam medidas que envolvam uma empresa e ajudem a obter mais vendas.

Dentre tantas vantagens do e-mail marketing, uma que vale destacar é que as pessoas utilizam essa ferramenta digital continuamente. 

Isso torna o e-mail marketing uma ferramenta apropriada para a construção de relacionamentos com o público em geral, e os clientes em particular, e que estão relacionados à geração de leads e aumento das vendas. 

A campanha de e-mail marketing pode partir de estratégias de inbound marketing que reúnem outras ferramentas digitais, como as mídias sociais, em que grande parte dos usuários da internet se encontram e formam comunidades.

No entanto, para desenvolver uma estrutura de campanha de e-mail marketing, é preciso seguir determinados caminhos, em que uma mensagem pode contar com informações únicas sobre um produto ou serviço, além de características como:

  • CTA;
  • Descrição;
  • Disponibilidade;
  • Preço.

O CTA (Call To Action), ou chamada para ação, pode se apresentar logo no “Assunto”, para que o destinatário abra o e-mail e aproveite as oportunidades de negócios apresentadas.

Contudo, outras ações podem ser apresentadas no decorrer do conteúdo, conforme a ação esperada pelo lead, por exemplo, baixar um e-book ou concluir uma compra. 

Há muitos cases de sucesso referente às campanhas de e-mail marketing, mas para que uma campanha de e-mail marketing funcione, é preciso tratar essa ferramenta como um contato profissional, e se certificar de seguir as melhores práticas do marketing digital para desenvolver a comunicação entre empresa e cliente de forma clara, direta e persuasiva.

Como tornar uma campanha de e-mail mais eficaz?

Com tantos benefícios relacionados a uma campanha de marketing, como baixo custo e alta taxa de conversão, a competição entre os concorrentes é implacável, sendo preciso se destacar e tornar o envio da mensagem mais eficaz. 

Dessa forma, toda empresa precisa, de alguma maneira, se colocar no lugar do destinatário. 

A criação de uma linha de assunto realmente chamativa, somado à experiência do cliente e as facilidades que o e-mail propõe ao destinatário deve ser envolvente e decisiva. 

Por isso, vale desenvolver cada mensagem de forma que tudo seja o mais transparente possível, com uma CTA em forma de link que direcione o usuário de e-mail para uma transição na jornada de compra fluida e sem qualquer tipo de ruído. 

As vantagens do e-mail marketing

Para que a campanha de e-mail marketing seja realmente eficaz, ter clareza sobre o objetivo dos contatos e até mesmo utilizar sistemas de pontuação do público para e-mails automatizados pode ser bastante vantajoso.

Além dessa otimização do processo, vale destacar as vantagens que esse modelo de ferramenta para publicidade online pode proporcionar ao seu negócio como um todo.

  1. Desenvolvimento do entusiasmo do cliente

O e-mail marketing se mostra eficaz para a geração do interesse do cliente. 

Quando é desenvolvido de forma correta, uma newsletter, ou boletim informativo, pode ser a maneira mais econômica, acessível e simples de se manter os clientes bem informados e até entusiasmados com os lançamentos de produtos ou promoções pontuais.

  1. Aumento de fidelidade do cliente

O contato regular com o cliente é uma das principais características do e-mail marketing, mesmo que o retorno não seja recíproco. 

Isso muda quando a CTA é bem desenvolvida, ou a mensagem conta com informações que mantém os destinatários atualizados e interessados no tópico. 

Por isso, as informações e os benefícios oferecidos precisam ser planejados.

  1. Melhor alcance do cliente

Mesmo com todo poder das mídias sociais, o e-mail marketing ainda é muito importante para as estratégias online. 

Afinal, além de se mostrarem direcionados e também permitirem a mensuração, os e-mails têm um grande potencial de ser aberto e acompanhados, principalmente porque fazem parte da rotina diária. 

Com poucos cliques, os e-mails podem ser disparados para milhares de leads e clientes, e eles ficam livres para abrir a mensagem conforme a conveniência.

  1. Fácil manutenção e baixo custo 

Vale reforçar o quanto uma campanha de e-mail marketing é econômica, e também de fácil manutenção. 

Há serviços de e-mail marketing à disposição das empresas, que simplificam os vários processos, o que permite até mesmo a automação e personalização das mensagens. 

Conclusão

O e-mail marketing é reconhecidamente um dos métodos de divulgação e fortalecimento de marca mais ricos em conversões e mais “próximos” do público, além de econômico. 

Devidamente planejada, a campanha de e-mail marketing permite que empresas de qualquer tamanho alcancem novos clientes, e aumentem a receita com um orçamento relativamente baixo, em comparação com outros formatos de divulgação.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.