Por que basear sua estratégia de marketing em análise de dados?

análise de dados

A análise de dados é um elemento fundamental para qualquer etapa de sua empresa. Para o marketing, ele é um dos principais elementos que permitirá a compreensão de suas ações, gerando resultados baseados nas escolhas tomadas.

Qualquer campanha que você decida montar para sua empresa precisa de informações para acontecer. As métricas utilizadas, conhecidas como KPI, ou Key Performance Indicator, garantem que você tenha o conhecimento de todas as ações que pode tomar.

Pensando nesses pontos, uma indústria de embalagens de papelão ondulado, assim como qualquer outra empresa, precisa saber como estão suas vendas para se programar melhor para as ações no futuro.

Ademais, estas campanhas precisam ser testadas, monitoradas, bem como devem passar por diversos ajustes sempre que necessário. Para conseguir identificar esses momentos, você pode contar com uma boa análise dos dados.

A necessidade de atualização por parte das empresas

O mundo está cada vez mais diferente, em grande parte por conta das possibilidades criadas pelo avanço da tecnologia. As pessoas estão o tempo todo conectadas e interagindo entre si, através de ferramentas disponíveis.

Por isso, o mercado compreende a necessidade de se atualizar, sendo que as empresas que não seguem este caminho podem acabar fechando as portas ao longo do tempo.

Pois bem, quando você compreende o potencial que existe na internet, consegue se tornar mais competitivo, sendo que isso pode acontecer com uma fabrica de mochilas ou com qualquer outra companhia que tem uma visão mais completa.

O mundo digital está cada vez mais integrado com o mercado, enquanto as pessoas buscam novas formas de consumo e utilizam de maneira mais segura e com mais qualidade as ferramentas de internet.

Dessa forma, obter bons resultados depende muito da rapidez de raciocínio e da capacidade de tomada de decisão dos gestores. Entretanto, fazer estas ações com base em intuição pode gerar resultados muito prejudiciais para a empresa, incluindo financeiramente.

Por isso, é fundamental que você consiga explorar sempre que possível os dados que coletou para conseguir ter um bom embasamento na hora de tomar decisões importantes ou realizar ações que tenham impacto direto na empresa.

Apenas quando você faz uma análise de dados assertiva é possível determinar objetivos claros e identificar quais ações têm mais ou menos urgência para realizar, organizando diversas etapas de sua empresa.

O planejamento é um momento essencial de qualquer estratégia de marketing, e é uma etapa altamente dependente das informações e dados coletados previamente.

São estes dados que servirão como base para você criar toda a sua campanha de marketing. Dessa forma, uma empresa de totem, assim como qualquer outra, conseguirá muito mais clientes agindo dessa maneira.

Ademais, você saberá exatamente quando e onde investir financeiramente para conseguir lucros maiores para a empresa, bem como identificar os momentos exatos de explorar suas possibilidades.

Como trabalhar as métricas?

Entender as métricas que você utilizará é um passo muito importante. A primeira coisa que você deve definir é qual o objetivo de uma determinada ação. Isso identificará quais métricas você deve avaliar antes de iniciar o processo de relatórios.

Se você deseja aumentar seu engajamento, não adianta avaliar métricas que envolvem vendas e outras etapas finais do processo. É preciso saber identificar as informações corretamente e utilizá-las com seu devido fim.

Dessa forma, uma empresa de promotor para eventos, por exemplo, assim como qualquer outra companhia, consegue compreender o que deve ter em mente quando for estruturar sua campanha de marketing.

Algumas dessas métricas são muito claras para sua avaliação geral da empresa e devem ser visualizadas sempre, para que você consiga explorar melhor suas possibilidades, assim as campanhas de marketing sempre terão informações relevantes.

Estas informações, entretanto, podem mudar com o tempo, por isso é ideal que você mantenha registros sempre atualizados dos dados utilizados para a análise pela equipe de marketing.

Pois bem, entre as principais formas podemos citar:

Crescimento de público

A maioria das pessoas passa boa parte de seu tempo engajada em redes sociais. Estas plataformas permitem uma interação muito mais direta entre pessoas, através de uma série de recursos como:

  • Publicações em textos;
  • Imagens e fotos;
  • Vídeos;
  • Conteúdo em áudio (podcast).

Por conta disso, muitas empresas já perceberam a importância de estarem presente em uma rede como essa e quais são as vantagens de explorar estes recursos para criar boas campanhas de marketing e obter um lucro melhor.

No caso das redes sociais, existem métricas de engajamento que envolvem diretamente o seu contato com o público. Uma agencia de stands, por exemplo, pode conseguir resultados melhores conhecendo seus clientes mais a fundo.

Cada plataforma possui um nome diferente, mas a premissa é a mesma: São pessoas que se interessam pelo seu conteúdo a ponto de seguir sua página.

Sejam eles chamados de seguidores, inscritos, fãs ou qualquer outra nomenclatura, o importante é que quanto mais este número subir, maiores serão as chances de suas estratégias de marketing funcionarem.

Vale lembrar que este tipo de situação deve ser pensada como uma ferramenta de marketing, por isso, você precisa identificar o tipo de cliente que está seguindo suas redes sociais e quais são as intenções dele.

Por isso, é importante identificar aqueles que vieram até sua página de forma natural, sem impulsionamentos ou outras estratégias. Estas pessoas terão muito mais possibilidade de se engajar com suas ações.

Leia também: 5 Dicas para desenvolver uma cultura de data driven para seu marketing

Aumentando o alcance

Por conta de algoritmos e outros fatores, muitas pessoas não receberão seus anúncios, ainda que estejam em contato com você por suas redes sociais. Por isso, é importante verificar sempre como está o alcance de suas publicações.

O alcance é a quantidade de pessoas que receberam seu anúncio, independentemente de elas terem interagido ou não. Esta é a principal métrica de avaliação para identificar se as pessoas estão conseguindo encontrar os produtos de um fornecedor de abraçadeiras, por exemplo.

Se você conseguiu explorar bem uma campanha e teve um alcance razoável de interessados, que você pode trabalhar posteriormente para uma maior taxa de conversão, pode pensar em replicar elementos dessa campanha para eventos futuros.

Por outro lado, se você não está conseguindo o engajamento adequado, estruturar sua estratégia de alcance pode acabar sendo uma excelente opção para gerar mais interesse na busca por informações de sua empresa.

CTR – Click to Rate

CTR é uma sigla que significa Click to Rate, ou clique para dar nota. É uma métrica constantemente deixada de lado, mas seu potencial de oferecer informações sobre os clientes é muito útil.

O CTR consegue ajudar você a identificar se as pessoas estão de fato tendo impacto com os anúncios que você está desenvolvendo, através de um elemento muito simples: o engajamento, seja para uma empresa de usinagem CNC ou qualquer outra.

Ademais, o CTR demonstra quando sua publicação se torna viral, ou seja, começa a ser espalhada desenfreadamente, o que acaba acessando diversos públicos que não estavam disponíveis anteriormente.

Quando um consumidor se interessa tanto por uma determinada propaganda que ele decide conhecer mais e dá um click na promoção, ele é encaminhado diretamente para a sua página.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica muito comum, e seu resultado é bem óbvio. Trata-se de uma medida de identificar o quão bem as ações propostas estão sendo utilizadas.

Quanto mais você vender, maior será a taxa de conversão se este é o valor que você determinou. Entretanto, existem diversos tipos de conversão ao longo de uma jornada de compra, que podem ser avaliados.

Você pode decidir utilizar a conversão como um engajamento, ou um download em sua landing page. Dessa forma, todas as vezes que alguém fez um cadastro ou baixou um ebook que você ofereceu, isso ficará marcado

Essa métrica permite que você compreenda corretamente se todas as ações que decidiu utilizar estão gerando resultados interessantes de fato, ou se você precisa melhorar alguma outra estratégia para conseguir a conversão correta.

Acompanhamento é fundamental

Depois de capturar os dados relevantes para a empresa e explorar todos os dados coletados, uma das etapas mais importantes da utilização de análises em estratégias de marketing é acompanhar estes resultados.

Mantenha todas as planilhas por perto, gerando muito mais conteúdo interessante e aproveitando os espaços que você possui no mercado para conseguir explorar melhor todos os conceitos que você está estudando.

Uma boa planilha de resultados permite que você avalie a longo prazo o crescimento ou o quanto você está caindo, para que as decisões gerenciais consigam resolver crises ou impulsionar a subida, conquistando assim resultados muito melhores.

Considerações finais

O marketing sem a análise de dados pode acabar ficando incompleto, por isso é necessário trabalhar corretamente a ação, para criar campanhas bem elaboradas e que gerem resultados interessantes, tanto para uma empresa de paisagismo quanto para qualquer outra.

Quanto mais você ficar atento às ferramentas disponíveis de métricas e avaliação, maiores serão os resultados que sua empresa encontrará, sobretudo em ações que você consiga controlar o resultado durante a propagação do conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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