Algoritmos das redes sociais: domine os principais tipos

algoritmos das redes sociais

Se você utiliza qualquer app para postar fotos, vídeos e interagir com os seus amigos já deve ter ouvido falar sobre os algoritmos das redes sociais.

Elas são uma ferramenta valiosa para analisar o comportamento do consumidor e seus algoritmos são capazes de identificar os interesses e comportamentos do público em diferentes plataformas.

É provável que a estratégia de marketing digital da sua empresa inclua o uso de redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Por essa razão, compreender o funcionamento de cada uma dessas redes e como elas respondem ao seu conteúdo é crucial para garantir a eficácia da sua estratégia.

O que são os algoritmos das redes sociais?

Esses algoritmos são um conjunto de regras que selecionam os resultados do feed, determinando quais são as publicações que aparecerão e em qual ordem isso acontecerá.

Isso ajuda a identificar, por exemplo, se você tem interesse em comprar um alarme de incêndio endereçável ou um novo livro de não ficção.

Essa lógica também é aplicada em buscadores, como o Google. É como se a plataforma fizesse uma curadoria do que é publicado e apresentasse apenas o que for considerado mais interessante e relevante para cada usuário.

No entanto, nem sempre foi assim. Há alguns anos, as redes sociais seguiam uma ordem cronológica e mostravam os conteúdos de acordo com o horário de publicação.

A mudança para o uso de algoritmos ocorreu para inverter essa lógica e apresentar conteúdos que tendem a gerar mais engajamento e, portanto, manter os usuários por mais tempo na plataforma.

Resumidamente, o papel do algoritmo é coletar informações para determinar quais posts ou perfis são mais relevantes para cada usuário.

Por que os algoritmos existem?

O objetivo principal dos algoritmos nas redes sociais é selecionar e apresentar ao usuário postagens relevantes em meio a um vasto volume de conteúdo disponível em cada plataforma.

Se você tem interesse em aluguel de munck preço, por exemplo, provavelmente o algoritmo saberá disso.

Com o uso dos algoritmos, é possível filtrar de forma mais orgânica e eficiente as publicações, evitando aquelas consideradas irrelevantes ou de baixa qualidade.

Para usuários que seguem centenas ou até milhares de perfis em uma rede, seria praticamente impossível percorrer todas as postagens sem o auxílio dos algoritmos de mídia social.

Esses sistemas são responsáveis por realizar o trabalho pesado de fornecer conteúdo interessante e útil para cada usuário, levando em consideração suas preferências e comportamentos dentro da plataforma.

Em resumo, os algoritmos ajudam a simplificar e personalizar a experiência do usuário nas redes sociais.

Como funcionam os algoritmos?

Para compreender o funcionamento dessa lógica, é necessário ter em mente que cada rede social possui seu próprio algoritmo e métodos distintos para selecionar o que será exibido no feed do usuário.

Dessa forma, não é efetivo utilizar a mesma estratégia para todas elas.

Além disso, os algoritmos estão em constante evolução, exigindo que estejamos sempre atentos a essas mudanças para adequar nossa estratégia e garantir que o conteúdo alcance nosso público de maneira eficaz.

Os algoritmos possuem alta eficiência no processamento de grandes volumes de dados em tempo recorde.

Além disso, eles são capazes de tomar decisões complexas com base em regras pré-definidas, tornando-se ferramentas extremamente úteis para a tomada de decisões em áreas como ciência, medicina e finanças.

Algoritmo do Facebook

Lançada em 2004, a rede social de Mark Zuckerberg é até hoje uma das mais populares ao redor do mundo, e foi ela a primeira a introduzir os algoritmos para ordenar as publicações para seus usuários.

Ela é muito útil para encontrar, por exemplo, um cliente de loja de materiais elétricos, se for isso o que você precisa.

Sua fórmula consiste em combinar a frequência com que um usuário interage com uma página ou perfil (por meio de compartilhamentos, reações, comentários, etc.) e a quantidade de pessoas que estão interagindo com uma postagem ao mesmo tempo.

Ou seja, um post que se torna viral tende a crescer ainda mais com a ajuda da plataforma, já que será apresentado cada vez para mais usuários.

Além disso, o algoritmo do Facebook também recomenda conteúdos de páginas e perfis semelhantes aos que o usuário já interagiu. Vale ressaltar que a plataforma prioriza imagens, vídeos ou transmissões ao vivo em detrimento de postagens que contenham apenas texto.

Nos últimos anos, o Facebook tem colocado mais ênfase nas interações pessoais do público, o que tem afetado a performance orgânica das publicações.

Como solução, muitas empresas têm investido em anúncios para alcançar o público desejado. Com o Gerenciador de Anúncios do Facebook, é possível criar campanhas altamente segmentadas para aumentar o alcance e os resultados na plataforma como um todo.

Algoritmo do Instagram

Anteriormente, o Instagram exibia os posts em ordem cronológica em seu feed, porém atualmente isso não ocorre mais.

A plataforma agora leva em consideração a relação entre o usuário e um determinado perfil, analisando com quais contas há maior interação, e coloca essas contas no topo da fila tanto no feed quanto nos stories, as publicações que desaparecem depois de 24 horas.

E isso é muito útil para segmentar públicos. Por exemplo, você pode se conectar com estudantes que estão em um projeto bombeiros se esse for o público que você quer atingir.

Além disso, o Instagram avalia quais publicações possuem maior número de interações em geral e aumenta o alcance da postagem para outros seguidores.

É importante destacar que, embora a interação continue sendo um fator essencial, o horário de publicação também influencia. Em outras palavras, entre os perfis com os quais o usuário mais interage, as postagens mais recentes são as que aparecem primeiro.

Algoritmo do LinkedIn

No LinkedIn, embora a interação entre os perfis seja levada em consideração, esse não é o principal objetivo do seu algoritmo.

Como se trata de uma rede social voltada para negócios, a utilidade de um post tem prioridade. Por essa razão, a curadoria manual da plataforma analisa quais publicações são mais valiosas para os usuários e as mantém por mais tempo no feed.

Por meio do LinkedIn, é possível conectar-se com pessoas no mesmo ramo de negócios de todas as áreas, desde grandes CEOs, até donos de empresas de desmonte de rocha.

O algoritmo do LinkedIn é menos complicado em comparação com o do Facebook e Instagram, e seu objetivo é estabelecer conexões entre pessoas com interesses semelhantes.

O que é engajamento?

O engajamento é a medida da interação que os usuários têm com uma postagem, que pode ser representada por reações, curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques em links.

Para os algoritmos das redes sociais, quanto maior o engajamento, maior será o alcance do conteúdo, já que a plataforma entenderá que a postagem é relevante e interessante para o público.

Com isso, uma publicação com alto engajamento tem mais chances de ser vista por um número crescente de pessoas, o que aumenta conforme as interações com a postagem aumentam.

Essa interação pode levar a uma viralização da publicação, com um grande número de visualizações e alcance ainda maior impulsionado pelo algoritmo.

O engajamento é o que possibilita uma empresa de aluguel de geradores de energia preço a produzir conteúdos e se conectar com seus clientes e interessados no produto.

Lado positivo dos algoritmos

Os algoritmos têm a capacidade de conectar os usuários a contas com interesses semelhantes com base nas suas preferências e histórico de visualização.

Se um usuário gosta de assistir vídeos sobre slime, por exemplo, é provável que o algoritmo sugira mais vídeos relacionados a esse tópico, juntamente com outros vídeos sobre assuntos similares, como um ASMR.

Além disso, os algoritmos podem evitar que o usuário veja conteúdo que não é do seu interesse ou que não seja apropriado para sua faixa etária.

Eles utilizam informações sobre as preferências de visualização do usuário para sugerir conteúdo mais adequado, especialmente se a conta estiver configurada com restrições de idade ou controle dos pais.

Por meio da análise dos hábitos de visualização do usuário, alguns algoritmos também são capazes de prever sua faixa etária e sugerir conteúdo mais apropriado com base nessas informações.

Conclusão

Os algoritmos são cruciais para a computação, pois realizam diversas tarefas, incluindo criptografia, ordenação e busca de dados.

Se você tem uma empresa que está buscando, por exemplo, a venda de gerador de energia para economizar, você será impactado pelos algoritmos.

No entanto, os algoritmos ainda enfrentam desafios, como a complexidade de adaptação para computadores quânticos.

Existem diversas formas de se conectar com o público e potencializar vendas através das redes sociais. A importância dos algoritmos se dá pela facilidade de encontrar uma pessoa que tem interesse em treinamento nr 31 e uma pessoa que tem interesse em criar um software.

Por fim, os algoritmos ainda vão evoluir bastante, e ter controle disso é fundamental para manter negócios e a sua vida no geral bem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

FALTA POUCO PARA VOCÊ
ESCALAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA...

Preencha corretamente TODOS os campos abaixo, para que possamos realizar um DIAGNÓSTICO e te enviar uma PROPOSTA personalizada.

Após o envio, você será direcionado para agendar uma call para apresentação da proposta e estudo que vamos elaborar…