O blog é um poderoso componente-chave para qualquer estratégia de marketing digital, pode aumentar significativamente seus leads e obter muito mais tráfego para seu site.
É através destes, quando bem escritos e informativos, que os visitantes podem adquirir um amplo conhecimento sobre o seu negócio e os produtos e serviços que este lhe oferece.
Com o blog, você é capaz de criar um meio importante para converter visitantes em clientes, através de artigos e informações valiosas sobre os seus produtos/serviços e sobre a sua empresa.
Segundo uma pesquisa americana, 61% dos usuários online nos EUA já compraram algo depois de ler um blog.
Uma estratégia de marketing digital eficaz sempre gira em torno do site ou de uma landing page da empresa.
Quanto maior o número de pessoas que você consegue atrair para essa página, maior a sua chance de conversão.
Um blog bem executado pode criar conteúdo relevante para seus visitantes e também para os clientes existentes.
Plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram podem ajudar a aumentar as visualizações do seu blog.
Criar um link para qualquer uma de suas plataformas de mídia social garantirá que seus seguidores trafeguem até seu blog (e vice-versa), o que ajudaria indiretamente a aumentar a taxa de conversão. Isso também dará a seus seguidores de mídia social um motivo para clicar no seu site.
“23% das postagens de mídia social agora incluem um link para uma postagem de blog” Quoracreative.com
Seu cliente em potencial deseja saber mais sobre seu produto ou serviço em detalhes em seu site, postar conteúdo em um blog é a melhor maneira de construir essa conexão com eles.
A postagem no blog ajuda você a se envolver diretamente com as perguntas e dúvidas dos usuários que costumam ser deixadas sem supervisão no site. Essas perguntas ajudam você a entender se seus clientes estão obtendo as informações de que precisam em seus blogs e também a saber se suas palavras-chave estão tendo um bom desempenho.
Construindo valor através do blog
Os blogs fornecem outro ponto de contato para aumentar a conexão com seu cliente, dessa forma você agrega valor a essas pessoas. Os consumidores gostam de ser informados e apreciam que você os esteja educando.
Se eles tiverem dúvidas sobre um produto ou serviço sobre o qual você está escrevendo, responda diretamente em seu site, através do seu blog.
Para melhorar a experiência do usuário no blog, crie uma lupa onde ele poderá pesquisar pelos temas os quais ele tem interesse.
Construa confiança sendo uma fonte de informação.
Considere o que é importante para seu público-alvo e clientes existentes, como seu produto ou serviço os beneficiará. Que problema ele resolve, como os ajudará a superar algumas barreiras ou a fazer seu trabalho melhor?
Muitas empresas simplesmente não fornecem isso no conteúdo de seus blogs. Ao se concentrar em recursos e respostas em vez de benefícios, e ao mudar seu foco para fornecer conteúdo que se concentra nos desejos e necessidades de seus clientes, você está agregando e construindo valor para sua marca.
Melhorar SEO e SERP
Os blogs aumentam o seu SEO. Conteúdo novo é a chave para aumentar seus concorrentes na página de resultados do mecanismo de pesquisa.
O Google adora conteúdo atualizado, novo conteúdo em seu site pode ajudar a melhorar a classificação SERP. Isso também ajuda você a usar palavras-chave específicas sobre seu produto ou serviço, consequentemente ajudando a impulsionar suas palavras-chave de pesquisa.
Pode ser difícil atualizar regularmente seu conteúdo, você pode adicionar alguns novos tópicos envolventes dos membros de sua equipe fazendo-os compartilhar suas experiências em eventos ou escrever sobre as últimas tendências em seu setor.
Escrever regularmente sobre seu negócio, produto ou serviço aumentará naturalmente suas palavras-chave de pesquisa. Esteja ciente das palavras-chave que você está usando, isso aumentará os resultados.
“As empresas que usam blogs como parte de seu mix de marketing de conteúdo obtêm 67% mais leads do que aquelas que não usam” – Hubspot
Leia também: Como medir o funcionamento da sua estratégia de marketing
Aumente o conhecimento da marca
O reconhecimento da marca é um elemento excepcionalmente importante do marketing digital. A postagem em blogs permitirá que sua empresa mostre a seus clientes em potencial e existentes um lado pessoal de seu negócio.
Criar uma conexão entre sua marca e o cliente é crucial. As melhores campanhas de branding são baseadas em histórias fantásticas, que outra maneira de fornecer diretamente essa história épica do que blogando?
“60% dos consumidores se sentem conectados a uma marca depois de ler conteúdo personalizado.”
Um blog abrangente é uma excelente forma de reforçar a imagem da sua marca no mercado. Postar conteúdo novo e esclarecedor em seu site mostra seu conhecimento sobre seu produto ou serviço. Não se esqueça de que o conhecimento da marca e a confiança andam de mãos dadas, ter um blog com esse aspecto vai projetar isso.
“60% das postagens do blog convertem com uma menção ao produto ou nome da marca”
Agora, há uma chegada constante de novos formatos e recursos de conteúdo, mas seu blog continua sendo fundamental para um marketing de conteúdo eficaz.
Dê uma olhada abaixo em algumas estatísticas de blog para 2021:
- Os profissionais de marketing que priorizam os esforços de blogs de negócios têm 13 vezes mais chances de obter um ROI positivo – HubSpot
- As pessoas tendem a ler blogs com títulos entre 6 a 13 palavras. Esses blogs obtêm a quantidade mais consistente de tráfego e acessos – HubSpot
- 60% dos consumidores se sentem engajados / positivos com uma marca ou empresa depois de ler conteúdo personalizado em seu blog – ContentPlus
- 47% dos compradores B2B leem de 3 a 5 postagens de blog ou peças de conteúdo antes de falar com um vendedor – DemandGenReport
- 82% dos profissionais de marketing que blogam de forma consistente veem ROI positivo de links internos e classificações aumentadas em mecanismos de pesquisa – Inbound
- 1 em cada 10 postagens de blog são “compostas”, o que significa que a pesquisa orgânica aumenta constantemente seu tráfego ao longo do tempo e melhora a geração de leads – HubSpot
- 1 postagem de blog combinada gera tanto tráfego quanto 6 postagens regulares combinadas – HubSpot
Como você viu, quando se trata de executar uma estratégia de marketing digital de sucesso, o blog ainda é um componente-chave muito poderoso.
Construir a confiança de seu cliente é essencial e importante para o crescimento de seu negócio. O conteúdo de qualidade em seu site mostra o quão bem versado você está com seus produtos e serviços, bem como o mercado em que se encontra.
E você? Está esperando o que para adotar o blog como estratégia de marketing digital na sua empresa e começar a engajar os seus clientes?
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