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Para alcançar seus objetivos, precisamos alinhar 2 pilares: Metas e Funil de Vendas.

Definir minha
meta SMART!

Definir meu
Funil de Vendas

Sobre as Metas

Sobre as Metas, trabalhamos com a metodologia SMART, que se baseia em 5 pilares:

  • S (Específica): consiste em saber o que será alcançado e as ações que serão tomadas para chegar lá.
  • M (Mensurável): é preciso ter indicadores para mensurar o progresso da meta.
  • A (Atribuível): é necessário especificar quem será o responsável pelo alcance da meta.
  • R (Realista): defina metas que podem ser realmente atingidas, levando em consideração os recursos disponíveis.
  • T (Temporal): tenha um prazo para alcançar a meta.
Briefing Metas e Funil 1

Como definir as suas metas SMART

Agora que você já sabe o que são e quais as vantagens, veja na prática como definir metas SMART.

Ao definir um objetivo, seja específico sobre o que deseja alcançar. Pense sobre esse critério como uma espécie de missão para a sua meta. 

Não é preciso detalhar ainda como vai alcançá-lo, mas é importante responder questões como:

  • O que eu desejo alcançar?
  • Por que essa meta é importante?
  • Quem são os envolvidos?
  • Quais são os recursos necessários?

É importante que os seus objetivos sejam mensuráveis para que você possa medir o progresso e continuar motivado. 

Na hora de definir suas metas, procure responder questões como:

  • Quais são os resultados esperados, em termos quantitativos?
  • Como vou saber se minha meta foi alcançada?
  • Quais métricas podem ser usadas para acompanhar os resultados?

É preciso que a meta tenha um dono, seja um profissional ou uma equipe. É preciso especificar quem vai realizar as atividades necessárias para atingir o objetivo.

Para saber se a sua meta é atribuível, procure responder questões como:

  • Quais são as equipes ou pessoas responsáveis alcançar a meta?

Esse critério tem relação com assegurar-se de que a meta pode de fato ser atingida. É importante ter objetivos desafiadores para aumentar a motivação, mas, quando eles são impossíveis de alcançar, podem acabar tendo o efeito oposto, frustrando a equipe.

Para saber se a sua meta é realista, procure responder às seguintes questões:

  • Quão realista é o objetivo, considerando fatores diversos, como o orçamento disponível?
  • Tenho todos os recursos necessários para o alcance do objetivo?

Todo objetivo precisa de um prazo. Caso contrário, você pode dar prioridade a outros projetos e abandoná-lo pelo caminho. Essa é a ideia desse critério: evitar que tarefas do dia a dia entrem no caminho dos seus objetivos maiores, além de criar senso de urgência.

Para garantir uma meta temporal, responda às seguintes perguntas: 

  • Qual é o prazo final do projeto?
  • O que pode ser alcançado nesse período?

Precisamos que preencha no formulário, com o máximo de detalhes possível, quais são as suas metas!

Preencha com carinho. Com estas informações, estaremos cada vez mais alinhados para buscarmos os seus objetivos comerciais!

Sobre o Funil de Vendas!

Funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda.

Normalmente um funil de vendas (ou pipeline) é dividido em 3 etapas: topo de funil, meio de funil, e fundo de funil.

Briefing Metas e Funil 2

Etapas do Funil de Vendas

Briefing Metas e Funil 3

Topo do Funil (descoberta)

Os seus futuros clientes descobrem que têm uma necessidade ou problema para ser resolvido, que até então era desconhecido por eles. Essa é a etapa da consciência, despertada após entrarem em contato com a sua empresa para saber mais sobre esse problema a ser resolvido.

Briefing Metas e Funil 4

Meio do Funil (reconhecimento)

Eles estão em busca de resolver suas necessidades, ainda que não saibam bem como fazer isso. Longe de querer vender uma solução a qualquer custo, trabalhe para amadurecer e qualificar os Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.

Briefing Metas e Funil 5

Fundo do Funil (decisão)

Os seus Leads qualificados tornam-se oportunidades: estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas. Mais do que cientes do problema, estes leads buscam soluções para o problema que descobriram no topo do funil e reconheceram ele no meio do funil.

Responda no formulário o máximo de informações sobre o seu funil de vendas atual!

Preencha com carinho. Com estas informações, estaremos cada vez mais alinhados para buscarmos os seus objetivos comerciais!