Os empreendedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo vivem grandes desafios quando o assunto é atrair novos clientes e conseguir fazer com que mais pessoas se interessem pelo que a sua marca oferece, seja um produto ou um serviço.
Para quem possui o seu ponto de venda físico e dependia apenas desse formato de venda para conseguir aumentar o seu faturamento, viu todo o seu trabalho ir por água abaixo com a chegada da pandemia, que obrigou os comércios a fecharem suas portas.
Mesmo em um cenário até desesperador para alguns, outros resolveram apostar naquele conceito que surgiu há um bom tempo, mas que ainda gerava muitas dúvidas entre os empreendedores, que é justamente o marketing digital.
Usado tanto em marcas que vendem produtos físicos como baterias trojan até mesmo em empresas que prestam serviços de consultorias empresariais, o marketing digital conseguiu mudar por completo a realidade de muitos negócios no Brasil e no mundo.
Felizmente, essa mudança foi para melhor e trouxe para os empreendedores e para suas marcas, formas inovadoras, diferentes e cada vez melhores não só de conquistar novos clientes, mas também de construir um ótimo relacionamento com eles.
Não é novidade para ninguém que o marketing digital tem ocupado um gigante e relevante espaço no mercado e nos mais diversos segmentos, e se você ainda é um empreendedor que não entende a importância dele, hoje iremos resolver este problema.
O que é o Marketing Digital?
A primeira coisa que você precisa entender, obviamente, é o que significa o marketing digital, pois dentre tantas explicações e termos que foram criados no mercado, é normal que muitos se sintam confusos e não consigam explicar tal ideia.
Pois bem, o marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que são aplicadas dentro de um ambiente 100% digital, podendo ser colocado em prática tanto por uma empresa que produz painel elétrico industrial quanto por uma que vende joias.
O grande diferencial do marketing digital é justamente o espaço democrático que foi criado, permitindo que todo e qualquer tipo de negócio conseguisse usufruir de suas estratégias para gerar mais resultados.
Além disso, tal conceito surfou em uma poderosa onda que chegou com toda a força no mundo, que foi justamente a internet e, logo após ela, as redes sociais, o que foi um verdadeiro boom para que o marketing digital pudesse cravar o seu sucesso no mercado.
Sendo assim, podemos entender este conceito como um conjunto de técnicas que são voltadas única e exclusivamente para espaços digitais e que usam a internet e as redes sociais como motores para geração de resultados.
Por que o MKT Digital é importante para as empresas?
O marketing digital se tornou um conceito cada vez mais importante para as empresas, assim como o diodo se tornou necessário para a construção de um sistema elétrico, seja em uma casa, um apartamento ou qualquer outro espaço.
Isso porque, há quem diga que vivemos na era digital, o que não é uma informação equivocada, afinal de contas, vivemos em uma geração que para tudo o que se deseja ou precisa, basta dar alguns cliques e se obtém o resultado na palma das mãos.
O mundo mudou por completo com a chegada da era digital, e as empresas aprenderam a se adaptar a isso, as que não se adaptaram, acabaram ficando para trás e abrindo espaço para que a concorrência pudesse construir o seu sucesso.
Como acreditamos que você não deseja dar espaço para os concorrentes, entender e aplicar o marketing digital é a melhor maneira de não ser passado para trás e garantir que a sua marca obterá sucesso dentro do mercado e da internet.
Para que hoje, a melhor marca de triturador florestal chegasse a esse nível, foi preciso muito trabalho, dedicação e paciência, mas que valeram a pena quando os resultados chegaram, e totalmente apoiados pela eficiência do marketing digital.
Marketing digital vs. Marketing tradicional
Agora que você já entende um pouco mais sobre o marketing digital, é importante que também entendamos um pouco mais sobre a diferença que existe entre ele e o marketing tradicional, que conhecemos antes da chegada dele.
Pois bem, como vimos, o marketing digital se baseia na aplicação de estratégias que focam em um espaço totalmente online, ou seja, tudo que precisa ser feito, nos mínimos detalhes, se limita ao ambiente digital.
Já o marketing tradicional, que conhecemos antes da chegada do digital, era o famoso marketing boca a boca, aplicado nas ruas, na televisão, na rádio e até mesmo nos panfletos e outdoors, e que ainda possui o seu devido espaço e relevância no mercado.
É possível vender uma câmera termográfica usando tanto o marketing digital quanto o tradicional, existem diversas marcas que trabalham com ambas as vertentes em paralelo e que obtêm ótimos resultados com essa combinação.
O importante é entender que cada um desses conceitos trabalham com canais e cenários diferentes de comunicação, mas cada um à sua maneira possui o seu devido espaço e relevância, trazendo ótimos resultados para as marcas que neles investem.
Como usar o marketing digital na sua empresa?
Fazer o marketing digital, na prática, está longe de ser um bicho de sete cabeças, até porque, contamos com o que precisamos à nossa disposição todos os dias para fazer tal conceito ser realidade para os empreendedores, como:
- Site;
- Blog;
- Rede sociais;
- E-mail;
- Plataformas;
- Canais onlines;
- Entre outros.
Cada um desses espaços permite que você aplique estratégias de marketing digital e consiga atrair cada vez mais clientes para o seu negócio, basta entender qual melhor lhe atende e testar, para que encontre o que melhor se adapta ao seu estilo de negócio.
Principais benefícios do marketing digital
Um conceito relevante como o marketing digital não iria ter tanto sucesso se não trouxesse ótimos benefícios para os empreendedores, sejam os que vendem desengraxante industrial ou que prestam consultorias. Confira abaixo alguns dos principais:
Maior alcance
Hoje, mais da metade de toda a população mundial possui acesso à internet, o que significa que mais de 1,5 bilhão de pessoas podem conhecer a sua marca ao redor do mundo, ou seja, são milhares de pessoas que podem comprar de você de qualquer lugar do mundo.
Mais oportunidades de venda
Em paralelo a isso, você também aumenta as suas oportunidades de venda, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam o seu negócio e se interessem pelo que você oferece, o que traz para a sua marca novos potenciais clientes.
Menos custos
E é claro que ele também é ótimo para o empreendedor que deseja diminuir os seus custos, pois é possível aplicar estratégias de marketing digital sem gastar um real sequer e ainda conquistar milhões com isso, o que é ótimo para o bolso dos empreendedores.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do marketing digital e que estão à disposição de todo tipo de negócio que entende a importância dele e aplica suas estratégias, seja uma empresa que conserta elevador de canecas ou uma marca de jóias.
Dicas de marketing digital para aplicar em seu negócio
Para finalizar este conteúdo, não poderíamos deixar de dar algumas dicas estratégicas para que você consiga colocar o marketing digital em prática no seu negócio e, com isso, obter ótimos resultados como os que mencionamos acima. Confira:
Produza conteúdo de qualidade
A primeira delas é justamente a produção de conteúdo, que precisa ser de extrema qualidade, ou seja, um conteúdo que agregue algo novo e valioso na vida do seu público e que mostre a eles o potencial que sua marca possui.
Conheça bem o seu público
Por falar em público, conhecê-lo bem também é uma dica essencial para o seu sucesso dentro do marketing digital, sendo assim, conheça bem para quem você deseja vender no mercado e produza conteúdos que atraia justamente esse público.
Defina seus canais de comunicação
Por fim, mas longe de ser menos importante, definir seus canais de comunicação também é essencial para que consiga conhecer o seu público e produzir conteúdos personalizados sobre o seu exaustor de cozinha ou seja qual for o seu produto/serviço.
Com tantas opções de canais de comunicação que existem no universo digital, você poderá escolher e testar diversos até encontrar os ideias para a sua marca, e são com dicas simples como essas que você conseguirá dar os seus primeiros passos no marketing digital.
Considerações finais
A tecnologia trouxe novidades surpreendentes para o mundo, o marketing digital é uma prova de como ela avançou e de como o mundo mudou, trazendo benefícios para quem sempre sonhou em empreender.
Dessa forma, você verá que empreender pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas também está longe de ser um bicho de sete cabeças, ainda mais quando se conta com conceitos poderosos como o marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.