Conheça a estratégia Inbound marketing e seus principais objetivos

inbound marketing

A relação entre uma empresa e o seu público sempre foi algo de grande importância para definir o nível de performance dessa companhia, afinal, suas vendas dependem dessa audiência. Disso se destacam estratégias que lidam com isso, como o inbound marketing.

Esse tipo de tática é então indicada para todos os segmentos de mercado, reconhecendo a importância para um negócio em se conectar ao seu público para que, sempre que essa audiência buscar por tal produto ou serviço, seja uma empresa específica que se destaque.

Tal associação acaba sendo ainda maior quando olhamos para um mercado de grande competição, algo que através da internet vem se expandindo para os mais diversos segmentos, já que uma simples busca nas plataformas de pesquisa levam a vários pontos.

Para entender esse conceito, basta digitar no seu navegador de preferência “misturadores industriais”, verificando o grande número de opções que podem surgir, tanto de sites com dados sobre o assunto, quanto com detalhes de vendas, assim como ambos.

O mesmo acaba repetindo junto aos mais diversos tipos de conteúdos, facilitando assim a vida dos usuários, dando a eles mais alternativas, mas quando olhamos para o lado das empresas, a situação é um pouco diferente, já que cresce o número de competição na rede.

Mas não necessariamente isso deve ser visto como um tópico negativo, mas sim como um novo desafio, onde a solução pode estar na forma em que a sua companhia se porta nos canais digitais, sendo indicado recorrer a estratégias que levem a uma maior conexão.

Esse tipo de trabalho deve ser visto com uma atenção ainda maior quando falamos sobre uma empresa que acaba de chegar ao mercado, como pode ser o caso de um fornecedor de flange que encontra o setor industrial cheio de competidores na área hidráulica.

Para combater esse tipo de situação, por muitos anos as empresas colocaram toda a sua atenção e investimento em ações publicitárias diretas, como é o caso de anúncios que seriam veiculados em revistas, jornais, rádios, TV e até mesmo em outdoor.

A expansão do meio digital trouxe não apenas uma modificação na veiculação desses comerciais, agora podendo ser exibidos nas redes sociais e outros canais digitais, mas mexeu também na própria concepção desses formatos, agora tendo uma base mais flexível.

A principal mudança nesse sentido é sobre o objetivo desses conteúdos, não mais em busca de atingir um público, mas sim em convencer essa audiência a recorrer de forma espontânea até o contato das empresas disponíveis no mercado.

Como o inbound marketing vem mudando o mercado?

Por muito tempo o mercado trabalhou com um sistema padronizado, onde o principal objetivo das empresas era aumentar suas vendas, usando do compartilhamento de mensagem com o propósito de convencer o público a escolher por essa empresa.

Não é como se isso tivesse deixado de ser uma realidade, no entanto, o meio comercial agora trabalha de forma mais flexível, tendo muitos outros objetivos em mente, como a conquista de uma audiência base que pode vir a recomendar seus serviços aos outros.

O mesmo pode ser dito sobre a forma em que as empresas buscam se relacionar com o público, enxergando nessa conexão uma forma de garantir o crescimento de um negócio a longo prazo, trazendo números que podem se repetir dentro de um período de vendas.

Junto a tudo isso é importante destacar um novo formato de divulgação a ser feito em cima de um tubo de aço inox, não falando diretamente sobre o produto em si, mas sim sobre os benefícios que um cliente pode conquistar ao fazer negócios com um fornecedor específico.

Esse tipo de estratégia conversa com o que podemos chamar de inbound marketing, sendo uma tática que trabalha para direcionar um público ao encontro de uma empresa, diferente do que ocorre com o marketing tradicional, sendo conhecido hoje como versão outbound.

Com o marketing inbound, os resultados de uma companhia podem ser mais diversos, olhando para as suas vendas e também para todo o processo que antecede ou até vem após a realização de uma compra, aumentando a conexão com esses clientes.

E esse é o motivo pelo qual empresas de ramos tão separados, como um serviço de calibração de equipamentos para a indústria e uma confeitaria com encomendas na internet, podem enxergar o mesmo tipo de valor ao recorrerem ao inbound marketing.

Tudo isso com o mercado sendo movido por diferentes objetivos que fazem com que esse tipo de estratégia consiga se destacar com uma opção de valor.

O que busca o inbound marketing?

Atrair o público é a primeira coisa que pode ser dita, no entanto existem outros pontos que fazem com que o inbound marketing seja reconhecido com uma tática de destaque no mercado, sendo possível realçar alguns propósitos a serem alcançados, tais como:

  • Encontro do público ideal;
  • Aproximação dos seus clientes;
  • Redução nos custos de publicidade;
  • Maior engajamento nas redes;
  • Conclusão mais rápida de um venda.

Todos esses são pontos que garantem com que, ao ler sobre como funciona um sistema de inspeção NR 13, uma companhia possa recorrer à contratação desse tipo de serviço, com tal estratégia tendo um valor muito superior do que somente um anúncio comum.

Atrair o público acaba sendo então apenas o primeiro passo a ser dado quando falamos sobre a prática do marketing inbound, sendo preciso usar essa conexão inicial para que o público se sinta confiante a manter negócios com a empresa que recorre a tal estratégia.

Diante disso, é possível dizer que tal tática é importante não apenas para o presente, mas sim para o futuro de um negócio, conquistando novos clientes e ao mesmo tempo mantendo aqueles que iniciaram algum tipo de contato, seja por meio de uma compra ou algo similar.

Com tantos benefícios, é importante então não só ficar falando sobre o valor do inbound marketing, mas sim sobre como lidar, recorrendo a práticas que tornem possível esse tipo de aplicação aos seus negócios.

Como trazer o inbound marketing aos seus negócios?

Essa prática comercial, capaz de trazer atenção ao público sobre um tema como injeção plástica e depois conquistar um novo cliente para esse tipo de serviço, é possível também porque ele segue um sistema de etapas, percorrendo então fases como:

Atração

O grande foco do inbound marketing, nessa fase é trabalhada a atenção a ser conquistada junto ao público, sendo indicado focar também em outra estratégia de mercado, como é o caso do marketing de conteúdo, que opera com a produção de itens otimizados ao público.

Com isso em mãos é possível fazer com que uma audiência se aproxime melhor de uma empresa, mesmo que ainda não conheça muito bem o seu nome, mas sobre quais são os benefícios de se relacionar com ela.

Conversão

Após ter esse possível consumidor já no seu campo de visão, o próximo passo é garantir a conversão de um usuário interessado em um cliente em potencial. Esse é o momento de falar não só sobre o produto ou serviço, mas também da companhia por trás disso.

Com esse tipo de estratégia é possível garantir com que um consumidor reconheça o valor de um Tubo de silicone para os seus negócios e de como existem empresas que de forma particular podem se destacar como a melhor opção para se recorrer.

Venda

Após atrair o público, é preciso direcioná-lo à conclusão de uma venda, oferecendo boas opções de compra, além do destaque a plataformas que facilitem o fechamento dessas vendas, tal como pode ser facilmente visto no mercado digital de hoje.

Fidelização

O estágio final do inbound marketing não termina no fechamento de uma compra, mas sim em tudo o que pode vir após isso, no qual um tratamento especial pode ser o suficiente para que esse cliente retorne ou até mesmo recomende os seus serviços a outras pessoas.

Nessa fase é importante falar também sobre a análise a ser feita em cima dos seus resultados, recorrendo a taxas como o seu índice de conversão, assim como o ROI, o Retorno sobre Investimento, tudo para indicar a real performance de um negócio.

Tendo em vista isso, a estratégia de inbound marketing pode fazer com que um serviço, tal como o de corte e dobra de chapas, possa crescer dentro do seu segmento, e tudo isso não indo ao encontro do público, mas trazendo eles para próximos de si.

Esse é o principal motivo por trás do crescimento desse tipo de sistema, que aos poucos vem se tornando uma realidade comum, no futuro podendo ser visto como uma tática tão tradicional como aquela que está associada ao formato outbound.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.