O Inbound Marketing usa com maestria o poder da lei da atração para estimular uma pessoa a se tornar um potencial cliente, tanto que diversos negócios utilizam essa estratégia para melhorar o índice das vendas.
As transformações nos processos de divulgação tornaram o modelo do Inbound Marketing em um dos mais buscados nas agências e aplicados por empresas de diversos segmentos. Ele já faz parte do nosso dia a dia quando recebemos divulgações de vários conteúdos de maneiras criativas para atrair a nossa atenção e acabamos criando um interesse inconsciente (ou nem tanto assim).
Sabendo da relevância desse assunto, nós preparamos este artigo com cinco dicas práticas para que você entenda mais sobre como usar o Inbound Marketing a favor do seu negócio.
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é um modelo para divulgar um determinado produto ou serviço com o objetivo de atrair o consumidor para a empresa e fazê-lo se tornar um cliente fiel, sempre comprando algo relacionado à marca. Mas não é só isso.
Os estímulos fazem com que o consumidor crie na própria mente a noção de que existe uma necessidade e de que a empresa pode solucionar esse problema, sempre relacionando a solução com o trabalho que a empresa tem a oferecer. Para que a conversão dê certo, é necessário enviar informações aos leads de acordo com o estágio em que ele se encontra e identificar nas métricas se o retorno é positivo.
Atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Essas cinco etapas se completam no momento da compra.
Como e por que aplicar o Inbound Marketing na sua empresa
Na atualidade, o mundo está conectado ao digital e a presença de uma marca na internet é fundamental para ser mais vista e, consequentemente, obter resultados maiores.
O Inbound Marketing ajuda nesses pontos e potencializa o surgimento de oportunidades com os clientes. Também é válido dizer que há melhora na imagem da empresa no online, o que beneficia o reconhecimento de autoridade no assunto por parte do público.
O uso de técnicas é imprescindível, como por exemplo o Marketing de Conteúdo, que acaba se tornando o cartão de visita ao mostrar ao cliente do que se trata a empresa. A partir disso, o funil de vendas e o atendimento podem ficar mais velozes, facilitando a otimização desses processos.
Se você decidir por usar o Inbound Marketing, deve se atentar que os consumidores que entrarem em contato são aqueles que realmente estão interessados, fator que amplia a chance de realizar a venda.
Você lerá a seguir algumas dicas de Inbound Marketing para a sua empresa.
5 dicas de Inbound Marketing
Agora é importante que você siga algumas dicas para que o Inbound Marketing seja eficaz no seu negócio. Além dessas etapas, nós recomendamos que você use o máximo possível de ferramentas que a internet oferece para realizar uma boa estratégia.
Mas não precisa ter receio, nós te ajudamos com isso. É só seguir as sugestões abaixo sobre o uso do Inbound Marketing.
1. Elabore estratégias para o público ideal
É preciso determinar qual é a Buyer Persona do seu negócio. Para estabelecer esse perfil, entenda quais os problemas e os desejos da persona para atraí-la e oferecer as suas soluções.
Não economize nas características e comportamentos: defina o gênero, a idade, o local onde mora, o cargo, o grau de escolaridade, as preferências, os hábitos de consumo na internet, entre outros aspectos.
Essa representação dos clientes ideais ajuda a criar as estratégias que vão os alcançar e gerar a vontade de comprar o que você vende.
2. Faça o Marketing de Conteúdo com constância
Há um consenso na internet sobre a importância da produção de conteúdo útil e relevante, uma vez que essa ação agrega mais valor para a empresa, desde que feita com constância.
Tenha um cronograma bem planejado e detalhado sobre os conteúdos que serão publicados a fim de gerar engajamento com o público.
Os canais de divulgação para o Marketing de Conteúdo são muitos e você pode investir em posts e vídeos para as redes sociais, artigos para blog, e-books, guias e infográficos com materiais ricos ou textos para o e-mail marketing. Enfim, são opções que você pode escolher conforme a sua área de atuação.
3. Anuncie na internet com clareza
A divulgação em plataformas na internet tem a vantagem de direcionar o anúncio com mais precisão do que na mídia offline. Soma-se a isso, na maioria das vezes, o investimento é menor.
Algumas opções são o Google Ads, o Facebook Ads e o Instagram Ads, além de outras plataformas.
Contudo, a clareza é fundamental para atingir os consumidores certos nos lugares certos onde comumente eles estão. Desenvolva um formato com uma mensagem direta e totalmente sincera sobre o seu produto ou serviço, contribuindo para uma comunicação assertiva.
4. Dê atenção à jornada de compra
Todo cliente passa, necessariamente, por um processo de jornada de compra que contém compreensões progressivas sobre o que se deseja comprar.
Algumas etapas comuns são a noção do que se deseja comprar, o entendimento de que há um problema que precisa ser resolvido, a comparação de produtos ou serviços entre diferentes empresas e o fechamento do negócio.
Em todas as etapas, é recomendado que materiais de comunicação sejam desenvolvidos e direcionados ao cliente para aumentar a chance de compra.
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5. Analise os dados sobre seus clientes
Por fim, separe um tempo para estudar os seus clientes e qual é o hábito de compra que eles possuem. Assim, é possível trabalhar nas correções que precisam ser feitas e o que precisa continuar em andamento.
As métricas são fatores determinantes para que as vendas estejam sempre em alta, por isso, analise os dados com cuidado.
Com essas dicas de Inbound Marketing, você terá mais chances de atrair o interesse do consumidor nos seus produtos e também a aumentar as vendas no seu negócio.
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