Entenda a importância do marketing visual

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A principal função do marketing visual é desenvolver habilidades através de sinais e símbolos que possam otimizar o relacionamento de uma empresa com seus clientes.

Michel Wedel e Rik Pieters conceituam o marketing visual em seu livro homônimo como “A utilização estratégica pelas empresas dos sinais e símbolos visuais comerciais e não comerciais para entregar mensagens e experiências desejáveis ​​e/ou úteis para os consumidores”.

O foco está mais no relacionamento para reter clientes, criando assim um diferencial competitivo no mercado. Nesse sentido, sempre vai existir o público que prefere comprar tapetes que vêm de fábrica de capachos personalizados do que uma tapetes finos sem elementos visuais.

Essa questão de elementos visuais permite ao consumidor ter uma identificação mais precisa de uma marca, o que a torna um elemento essencial da sua promoção, mas esse é somente um exemplo.

Vamos agora abordar esse tema com mais detalhes para que você entenda a importância do marketing visual para sua empresa. Continue lendo!

Por que marketing visual importa?

Muitas empresas ainda lutam para ver a importância desse elemento visual no marketing.

Mas, de fato, não seria o caso ter dúvida sobre o quão importante é a identidade visual para o reconhecimento de uma marca. Logo, atuar com essa estratégia pode ser uma ótima forma de se destacar e obter resultados mais expressivos em suas ações.

Se você ainda tem dúvida, vamos para alguns dados.

Primeiramente, o cérebro humano pode processar imagens até 60 mil vezes mais rápido do que os textos. Considerando que a palavra escrita existe apenas por uma parte muito pequena da evolução humana, isso faz sentido.

Logo, quando se trata de marketing, isso significa que o conteúdo criado com recursos visuais é naturalmente mais envolvente e interessante para os usuários.

Tweets com imagens, por exemplo, recebem até 5 vezes mais engajamento do que os que não tem. Artigos com recursos visuais recebem 94% mais visualizações. Ou seja, é claro que os clientes gostam de recursos visuais e preferem o conteúdo que os contêm.

E serve para negócios de todos os segmentos, até mesmo para uma empresa de usinagem de precisão, por exemplo. Os recursos visuais de fato são motivadores poderosos e incentivam os leitores a se envolverem com seu conteúdo.

Entender como e quais recursos visuais o ajudam a atingir suas metas de marketing o ajudará a fazer as escolhas certas para seu site, resultando em um crescimento positivo para sua organização.

Dicas para criar uma identidade visual adequada

Ter uma boa identidade visual é muito importante para qualquer empresa de isolamento térmico industrial que deseja alcançar grandes lucros e se destacar no mercado.

Todas as pessoas possuem características marcantes que geram uma identidade única, como personalidade, estilo de vida, pensamentos e crenças, etc.

Com as empresas não é diferente. A identidade visual reúne todos os elementos que podem ser enxergados pelos consumidores, tornando sua empresa mais fácil de ser reconhecida e tornando-a mais relevante no mercado.

Quando uma empresa não dá atenção à identidade visual, não é raro ficar para trás, pois as pessoas não terão a referência necessária para diferenciar uma empresa da outra, o que não acontece com fornecedores de conexões galvanizadas que trabalham esse conceito.

Qualquer construção de elementos gráficos de uma empresa que representam seus valores, seus objetivos e a forma como a empresa vê e percebe o mundo ao seu redor é considerada parte da identidade visual.

Para mostrar como uma empresa atua, os valores, missão e sua principal característica, é importante identificar as qualidades que ela tem a oferecer e seus diferenciais para ter sucesso, tornando-a mais atrativa para os consumidores.

A partir disso, a marca começa a ser reconhecida e até procurada por causa do produto ou serviço que gerou certa identificação.

Muitas pessoas acreditam que um logotipo e um cartão de visita bem feito são suficientes para ter impacto na identidade visual, mas a verdade é que existem outros elementos que devem ser levados em consideração para este ambiente.

Uma boa identidade corporativa é âncora para alcançar bons resultados, e vale para todos os tipos de empresas. Os elementos de uma identidade visual englobam:

  • Logotipo/logomarca;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Conteúdo digital.

Algumas empresas como a empresa de pintura epóxi, por exemplo, investem tão bem nesse tipo de coisa que a mera visão de seu esquema de cores é imediatamente identificável.

Embora esse nível leve tempo para ser alcançado, não é impossível, especialmente se você focar na identidade visual.

Por que fazer a identidade visual?

Quando um consumidor entra em contato com uma empresa ou serviço, a primeira coisa que ele vê é a sua identidade visual, seja através das redes sociais, do site ou da própria loja.

Portanto, se você não prestar atenção aos detalhes, o cliente acaba se perdendo e não dá muita importância na negociação com sua empresa, indo procurar uma de eventos corporativos e confraternizações que lhe agrade mais.

Nesse sentido, a identidade é um registro de existência, e isso se aplica a indivíduos e empresas. Uma marca sem identidade visual é irrelevante, enquanto quem tem esse elemento obtém um retorno muito mais sólido e interessante para a empresa.

Quanto mais os produtos ou serviços estiverem presentes na mente dos consumidores, mais a identidade visual ficará gravada em suas memórias, permitindo que o consumidor procure imediatamente por aquela empresa quando precisar do item novamente.

Então, com isso, a pergunta “por que fazer a identidade visual?” já é respondida.

Criando sua identidade visual

De fato, criar uma identidade visual que realmente traga resultados concretos nos negócios requer uma série de elementos que requerem atenção para que você se beneficie do melhor que esse recurso tem a oferecer ao seu negócio.

No entanto, é importante ter em mente que a empresa é única no mercado e que os preços podem variar bastante dependendo das escolhas feitas ao criar a nova identidade visual.

Portanto, adaptar essas informações à sua realidade é uma ótima forma de garantir que você terá um rendimento e poderá melhorar esses elementos com muito mais confiança no seu negócio fabricante de transportadores industriais, por exemplo.

Foco no seu logotipo

Um logotipo de marca tem um poder surpreendente. Ele representa a essência da marca e deve ser para comunicação visual e direta, para que os clientes entendam do que se trata em segundos.

Para isso é necessário levar em consideração uma série de elementos, desde as cores que serão utilizadas até as fontes dos símbolos escolhidos, além de levar em consideração o logotipo para que ele possa ser aplicado em várias formas de comunicação.

Seja na embalagem, na papelaria ou mesmo no crachá do funcionário, é importante que o logo da empresa esteja presente em sua identidade, pois ajuda a identificar qualquer necessidade.

A linguagem do logotipo deve ser clara e objetiva para que a melhor forma de transmitir informações para seus resultados, entenda tudo o que pode ser realizado nesse tipo de interação.

Como reflexo da ascensão do minimalismo, hoje em dia no mercado gráfico é mais interessante criar logo simples e assertivas. Portanto, mesmo para quem tem empresa de montagem mecânica industrial, por exemplo, deve atentar-se a esses elementos.

Crie combinações

A consistência cromática torna seu conteúdo visual mais agradável, criando uma harmonia que não passará despercebida. Além disso, um conjunto homogêneo de imagens tornará ainda mais evidentes as características do produto que você deseja vender.

O resultado será surpreendente ao unir esse aspecto em suas estratégias.

Trabalhe com profissionais

A identidade visual trabalha muito com questões gráficas. A menos que você seja um profissional da área, as chances de um trabalho ser feito sem conhecimento técnico se tornam bastante amadoras.

O amadorismo neste caso pode ser mal visto pelo público, que acaba se afastando da empresa por falta de confiança no que é apresentado. Por isso, é ideal que você tenha uma equipe profissional para essa elaboração.

No entanto, isso não significa que você tenha que contratar determinado número de profissionais para o seu negócio apenas para acabar.

Existem muitas agências especializadas em criar a identidade visual de empresas, e recorrer a elas pode ser uma boa solução.

Ao apresentar seu briefing, você também está facilitando o processo e em pouco tempo você estará pronto para sua nova identidade visual.

Explore o mundo digital

O mundo está se tornando mais conectado, o que torna os canais digitais uma ótima forma de entregar identidade visual ao mercado. Então com blogs e redes sociais você pode apresentar sua imagem ao público.

Quanto mais você trabalhar a identidade visual ​​da sua empresa, a adequando para o mundo digital, mais impacto ela terá fora das redes e terá um engajamento muito mais eficaz e preciso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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