Como evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam?

spam

Não existe nada pior para um profissional de marketing, que trabalhou com exaustão na criação do melhor e-mais possivel, para no final das contas ver esse conteúdo parar na caixa de spam dos usuários os quais gostaria de atingir.

Perdendo assim qualquer chance da empresa para qual esse profissional presta serviços de se conectar com uma audiência. O que a longo prazo pode prejudicar todos os planos da companhia, tanto em aumentar sua audiência, como impulsionar o seu número de vendas.

Isso diante da relevância que os serviços e conteúdos digitais passam a ter no cenário atual, com os clientes cada vez mais conectados às plataformas digitais, fazendo com que os canais virtuais passem a ser vistos como veículos de grande importância.

Dentro de um movimento que vem modificando tanto o comportamento dos usuários, como também a organização dos negócios. Cada vez mais dependente de instrumentos digitais, com empresas que desenvolvem softwares recebendo demandas crescentes.

E com as tecnologias acompanhando esse crescimento, é fácil entender porque o público se mostra cada vez mais engajado a lidar com esse tipo de ferramentas, expandindo sua presença para sua vida pessoal, suas atividades no trabalho e para consumir no mercado.

Chegando em uma realidade na qual empresas e usuários dividem o mesmo espaço, conectando-se de maneira muita mais prática, ao estarem presentes nas mesmas plataformas, o que destaca o papel das redes sociais, por exemplo.

Se por um lado isso é positivo, do outro passa a existir uma grande competição nesse sentido, para garantir com que uma empresa de entregas consiga se destacar da mesma forma com que um influenciador digital ali presente, muitas vezes existindo parcerias.

E entre essas ferramentas de ampla utilização, é possível citar os serviços de e-mail, sendo um meio seguro e organizado de se trocar informações entre os usuários, profissionais e entre as empresas com foco em se conectarem com sua audiência de possíveis clientes.

Mas a concorrência digital também se apresenta dentro do serviço de e-mail, a fazer não só com que suas mensagens não alcançassem a atenção dos destinatários, mas também como muitas vezes esses disparos sequer cheguem ao seu campo de visão.

Com seus e-mails caindo direto na temível caixa de spam.

Do que se trata o spam?

O termo spam hoje é visto principalmente como algo que remete a um lixo eletrônico, ou seja, um conteúdo de má-qualidade que não só não tenha importância para os usuários, como muitas vezes contendo vírus ou qualquer tipo de artifício perigoso.

Sendo esse o motivo pelo qual os serviços de e-mail trabalham cada vez mais com o objetivo de barrar a entrada desse tipo de conteúdo na caixa de mensagens dos usuários que possuam uma ou mais contas, junto dessa companhia digital.

Em uma situação que se expande tanto para os usuários comuns, como também para as contas comerciais, que usam desse tipo de endereço para se conectarem com os clientes associados a sua empresa. Sendo um canal cada vez mais importante para o mercado.

Com qualquer tipo de companhia que fornece serviços de assessoria em segurança do trabalho utilizando do e-mail como o principal meio de contato com seus clientes, por se tratar de uma plataforma segura, é fácil de se ter controle das mensagens enviadas.

Logo, a importância de evitar abrir e-mails duvidosos se torna maior dentro do mercado, de forma a impedir com que possíveis golpes sejam aplicados para quem recebe esse tipo de conteúdo, por meio de programas infecciosos.

Capazes de prejudicar o dispositivo ao qual tais mensagens danificadas foram abertas, seja o seu computador, smartphone ou qualquer aparelho com acesso à internet. O que hoje pode chegar a um número imenso de equipamentos, do seu celular à sua geladeira.

Mas além desse golpe direto, também existem outras formas de enganar um usuário, como nos golpes de phishing. Uma prática no qual o usuário é enganado por um e-mail duvidoso, com o criminosos fingindo se tratar de uma empresa real, pedindo por dados do cliente.

Um golpe comum que pode feito através de canais como:

  • E-mails;
  • Redes sociais;
  • SMS;
  • Aplicativos de mensagem.

E no caso dos e-mails, com o objetivo de se prevenir contra esse disparos perigosos foram sendo desenvolvidos diversos filtros anti-spam.

Algo que junto dos serviços de segurança dos próprios equipamentos, a contarem com uma atualização de firmware, conseguem filtrar o recebimento de vírus, malwares e programas maliciosos que podem ser enviados através do e-mail.

Contudo, esse não é o único formato ao qual se encaixa o citado spam, já que uma mensagem comercial a ser enviada para diversos usuários ao mesmo tempo, com conteúdos que não o interesse também podem receber esse tipo de título.

Impedindo assim com que uma agência bancária informe aos seus clientes sobre uma promoção relacionada ao desconto de duplicatas factoring, com uma oferta de destaque para o gerenciamento da finanças do seu negócio, chegue aos olhos de tal usuário.

Já que essa mensagem pode ter sido barrada pelos sistemas anti-spam. O que acaba fazendo desta a grande diferença do spam para o e-mail marketing, com o primeiro se tratando de uma mensagem indevida, não requisitada pelo usuário.

Sendo importante então saber como programar e estruturar os seus e-mails comerciais, para que eles não caiam no sistema anti-spam, a identificar suas mensagens como algo negativo, por mais que essa não seja a realidade por trás desses conteúdos.

Como evitar que um e-mail caia na caixa de spam?

Para impedir com que os serviços adotados por um advogado de condomínio, que se busca promover como um profissional, não ocorram como o desejado, com seus e-mails comerciais caindo direto na caixa de spam, algumas técnicas podem ser adotadas.

Tenha permissão dos seus destinatários

Para não ser barrado em um evento é importante ter sido convidado. A mesma coisa pode ser dita para o envio de um e-mail, após esse endereço ter sido conquistado por parte dessa empresa, utilizando para se inscrever em um site o programa, por exemplo.

Por isso é importante contar com a permissão desses usuários, o que pode ser feito por meio de formulários ou qualquer que seja o meio de contato com esses clientes ou leads. Como as famosas letras pequenas presentes nesse tipo de conteúdo.

Ofereça um link de descadastro

Outro ponto importante para confirmar que seus e-mails se tratam de conteúdos relevantes, e não de mensagens indesejáveis, é através de um link para descadastramento, disponível tradicionalmente logo após o conteúdo disponível nesse e-mail.

Um movimento que chega ser obrigatório em alguns países, respeitando assim o direito do usuário em não receber conteúdos que não sejam mais importantes para si.

Crie mensagens customizadas

O disparo de e-mails em massa pode ser identificado pelos sistemas anti-spam como um tipo de conteúdo ambíguo, logo, para evitar esse tipo de situação, é importante enviar conteúdos personalizados, que destaquem o nome desse destinatário, por exemplo.

Como uma agência bancária que busca oferecer serviços de assessoria fiscal para clientes antigos, utilizado de um contato mais personalizado para também conquistar uma maior consideração, por parte dessa audiência.

Organize sua lista de contato frequentemente

Outra técnica importante para confirmar com que os seus conteúdos sejam de fato visualizados, além de não serem marcados como spam, é por meio de uma organização frequente da sua lista de contatos.

Isso porque é comum que pessoas percam interesse nos seus produtos e serviços, ou até mesmo deixem de usar o endereço eletrônico especificado nessa lista. Estando aí a importância de uma empresa renovar sempre a sua lista de emails cadastrados.

Principalmente ao excluir usuários que pediram para ser excluídos dessa lista em primeiro lugar, como foi citado em alguns dos tópicos anteriores.

Divida sua lista de contato por segmentos

Por último, é importante saber como organizar a sua lista de contatos, com base no segmento ao qual cada e-mail cadastrado se encontra, como clientes fidelizados, usuários a serem conquistados, antigos consumidores a serem contactados, entre outros.

Para que com essa definição seja possível enviar um conteúdo adequado para cada perfil de público, retirando a necessidade de disparar um grande número de mensagens para todos os clientes cadastrados em uma empresa.

E a partir desses direcionamentos é possível então ter um controle melhor sobre os seus e-mails, principalmente após eles serem enviados, para que cheguem na caixa principal do usuário, sem perderem sua visualização ao cair na caixa de spam.

O que vale para um profissional autônomo que busca divulgar os seus serviços, uma empresa de sistema de automação comercial a se conectar com seus clientes, ou qualquer tipo de usuário que busque se conectar ao mesmo tempo com um grande público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá! Quer Aumentar Suas Vendas?
Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo